[ editar artigo]

CONCLUSÃO DO MÓDULO 2

CONCLUSÃO DO MÓDULO 2

Que módulo maravilhoso! Ainda estou tentando assimilar tanto conteúdo magnífico para minha jornada de cura. Desde que iniciei o módulo 1 venho sendo bombardeada por insights que estão fazendo com que mude padrões em mim mesma.

Vou começar pelo conceito de lealdade. 

Eu já sabia que não somos só o aqui e o agora, mas não possuía propriedade para falar sobre. Sempre recaía em muitas dúvidas, questionamentos. Foi com a mestra que entendi a importância de se fazer terapia/constelar por pelo menos 4 gerações para que não fiquemos presos nos emaranhamentos. Mas o que vem a ser emaranhamento? São as sensações, sentimentos que não são proporcionais ao contexto.

Dentro desse pensamento aprendi que fazemos tudo para pertencer, inclusive renunciar a própria felicidade. É quando eu sofro para continuar sendo solidário a alguém do meu sistema que também sofria. São muitas as lealdades.

Eu por exemplo, tive o insight e entendi o porquê da minha necessidade fora dos padrões em ter uma família. Muitas vezes me sujeitei a relacionamentos abusivos, talvez ainda me sujeite, pelo simples fato de me sentir pertencente. É uma necessidade de me sentir segura. Ninguém é obrigada a viver uma realidade dessas, mas vive.

E esta aí uma possível razão.

O âmbito dos relacionamentos tóxicos e abusivos foram muito importantes durante o estudo desse módulo. Aprender sobre o vínculo do amor interrompido me fez entender o porquê de muita coisa em minha vida. Se eu não tive um pai ou uma mãe do tipo "fera", que me defendesse na infância, é comum que me submeta a essas relações. Me faltou algo.

Por fim, mais uma vez o conceito de lealdade. Na minha família existem muitos relatos de sintomas. Todo mundo sente algo.

Todos tomam muitos remédios para dores diversas. Chegam a falar que lá é a casa das dores. Esse é  um exemplo da lealdade acontecendo, passando de geração em geração dentro de um sistema.

#mod02

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Vanessa Rodrigues Wernech
Vanessa Rodrigues Wernech Seguir

Sou Terapeuta Floral, Pedagoga e Psicopedagoga. Hoje posso dizer que minha realização está em ser Terapeuta e estudar incansavelmente. Beijos floridos 🌹

Ler conteúdo completo
Indicados para você