[ editar artigo]

CONCLUSÃO DE MÓDULO - AS NOITES ESCURAS DA ALMA

CONCLUSÃO DE MÓDULO - AS NOITES ESCURAS DA ALMA

 

As noites escuras da alma foi um tema estudado por São João da Cruz, podendo ser entendido como os sofrimentos pelos quais nós passamos durante a vida, sabendo que não podemos evitá-los mas devemos desenvolver maneiras de não sucumbir a essas noites.

Geralmente as noites escuras da alma se apresentem como oportunidades de grandes transformações nas nossas vidas como se estivéssemos atravessando o nosso deserto pessoal, momentos em que mergulhamos em memórias pessoais e transgeracionais.

As noites escuras acontecem na vida de todos nós e podemos desenvolver a partir destas noites respostas neuróticas desproporcionais ao contexto que vivemos, então ao lidar com esses sintomas, precisaremos de uma intervenção sensorial para que possamos curá-los.

Sempre que os sintomas se apresentam em alguma pessoas, devemos olhar para essa pessoa com empatia uma vez que ela estará trabalhando para o seu sistema, uma vez que essas pessoas estão em ressonância com excluídos do sistema familiar.

Assim, devemos olhar para esse sintoma para saber quando, onde e como ele aconteceu, para acessar essa memória e energia paradas e ressignificar aquilo que aconteceu lá atrás e ficou parado esperando por ser ‘visto’.

Grande parte do que acontece na nossa vida está ligado ao destino e influência do nosso sistema, pois embora não dependesse da gente o que ocorreu lá atrás, nós colhemos os frutos. Assim como nossos descendentes colherão os frutos da nossa própria vida.

No entanto é nossa responsabilidade nos curarmos do que ocorreu para que possamos ‘proteger’ nossos descendentes e dar a eles um destino mais fácil.

Somente o conhecimento e o autoconhecimento nos tira dessa situação de ignorância uma vez que os sofrimentos são oportunidades que a vida nos traz de cura e transformação como foi dito anteriormente.

Nós precisamos desenvolver a caridade, a compaixão e empatia pois quando passamos pelas noites escuras da alma, o que nos ajuda nisso é o acolhimento do nosso irmão. Desta maneira, devemos também desenvolver essas características em nós mesmos,

As noites escuras podem desenvolver traumas em algumas pessoas pois o sistema já vivenciou aquele trauma e a pessoa acaba recriando aquilo e não consegue processar aquele evento, então através da constelação podemos olhar para aquela memória esquecida e completá-la.

Sabemos que as noites escuras estarão presentes na vida de todos, mas desenvolvendo as ferramentas corretas de compaixão, empatia, solidariedade e com intervenções terapêuticas que são extremamente necessárias nesses momentos, atravessaremos nosso deserto para depois nos depararmos com os Oásis nos nossos caminhos.

#mod07

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você