Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONCLUSÃO MÓDULO 04 - ANTES DA FELICIDADE OS PAIS

CONCLUSÃO MÓDULO 04 - ANTES DA FELICIDADE OS PAIS
Vanessa Gonçalves
mar. 23 - 3 min de leitura
000

Nunca parei para conversar com meus pais como foi a infância, a adolescência deles, o que eu sei me foi trazido ao longo dos anos e de algumas percepções que eu tive ao entrar em contato com o mundo sistêmico.

Meu pai, um garoto do interior de Minas Gerais, viveu com meus avós até uma determinada idade e após foi morar com a minha bisavó, em uma outra cidade, para estudar. Ao que tudo indica era paparicado pela mãe e pela avó, sendo que esta lhe dava um maço de cigarros e um bilhete de loteria todas as semanas, o que lhe deixava muito orgulhoso.

Apesar do pouco estudo (estudou até a 8ª série – sou das antigas), veio para SP em busca de melhores oportunidades de trabalho. Trabalhou por muito tempo como gerente de supermercados até que foi demitido e nunca mais conseguiu se posicionar novamente, até que se aposentou. Não sei dizer muito sobre a vida amorosa do meu pai, mas sei que em uma das lojas em que trabalhou foi que conheceu minha mãe.

Minha mãe, uma garota também de Minas Gerais, vem de uma família humilde, em que desde cedo, teve que ter muitas responsabilidades, seja cuidando dos irmãos, da casa, como também dos estudos. Estudou até a faculdade mas só conseguiu este feito depois de ter nos criado.

Sempre trabalhou e também veio para SP em busca de melhores condições de vida.

Trabalhou junto com meu pai na rede de supermercados, mas seus olhos brilham mesmo pelo mercado financeiro, onde ficou até o nascimento da minha irmã. Depois que ela já tinha uns 5 anos foi ser funcionária pública até o dia em que se aposentou. Como perdeu o pai muito cedo, assumiu a responsabilidade de cuidar da mãe e dos irmãos.

O relacionamento casal dos meus pais, não sei se um dia existiu, pois desde que eu me lembre, os dois, apesar de viverem sob o mesmo teto, sempre estiveram separados. Por muito tempo meu pai contribuiu financeiramente, mas depois de um tempo, a casa ficou por conta da minha mãe. Como minha mãe dizia que meu pai só se ocupava por trabalhar, ela tomou conta da casa, o anulando completamente o que acontece ainda nos dias de hoje.

Vendo toda a trajetória dos meus pais, e sabendo que “antes da felicidade os pais”, assim que casei passei a repetir os mesmos comportamentos dos meus pais. Esses comportamentos me levaram a separação e só após este fato e fazer terapia e constelações pude recomeçar a nossa relação.

Mas, também, consigo perceber o quanto de coisas boas eles também me entregaram o querer estar junto com a família, o amor, o respeito.

Ou seja, nem tudo ficou perdido.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.