[ editar artigo]

CONSTELAÇÃO - ATENDIMENTO ONLINE

CONSTELAÇÃO - ATENDIMENTO ONLINE

Quando se trabalha com atendimento em constelações online, toda a preparação do ambiente é muito importante.

É importante que o cliente se sinta confortável, mesmo online, que o constelador peça a ele que prepare um copo com água, um lenço, um chá, como se estivesse numa sala física com ele.

Como a mestra fala, é online, mas é real. Precisamos ser amorosos com as pessoas e com os problemas que elas nos trazem.

Pode ser também colocada uma música, feita uma meditação antes de trazer o tema, porque não se trata de algo mecânico.

Um atendimento de constelação é um trabalho que vai tentar solucionar um problema da pessoa, algo ligado à sua família e que precisa ser levado a sério e tratado com cuidado.

Ao perguntar ao cliente qual o problema e a intenção, é importante sintonizar com essas questões para a escolha dos elementos. E cada elemento escolhido, cada gesto, cada palavra deve ser levada em conta.

É o que a mestra chama de gramática das constelações online. Devem ser observadas uma mão na orelha ou na cabeça, um microfone que não abre na hora da fala, uma dor de cabeça, uma postura determinada etc. Os detalhes são essenciais nesse trabalho.

Um ingrediente importante na condução do trabalho é a empatia. O cliente nos confidencia questões íntimas e delicadas e o não julgamento é um fator primordial. Cada um que chega até ali busca uma solução para as suas dores e, muitas vezes, dizer que vai ficar tudo bem não é a melhor frase.

O cliente precisa sentir que, juntos, ele e o terapeuta condutor, constroem possibilidades de solução. É importante que ele entre nesse processo, que o condutor mostre para ele que a sua participação é essencial também. Como o terapeuta faz isso? Perguntando o que ele sente que precisa, o que o faria melhor nessa situação, o que ele entende que poderia fazer para mudar.

Entendo que ele precisa participar da construção da solução e não entender que o terapeuta condutor é o salvador e a solução está nas mãos dele.

Sugerir atividades, exercícios, orar juntos. Entendo que não existem proibições, desde que se mantenha a razoabilidade e a participação. Constelação não é adivinhação, é conexão com o cliente, é um caminho de cura para o seu sofrimento.

Como não se trata de algo cartesiano, pode não ser resolvido em uma única sessão e o terapeuta condutor pode sugerir ficar acompanhando o cliente durante um tempo, afinal, cura é um processo, é jornada.

Cabe a nós estarmos atentos e sensíveis para sentir e perceber a demanda das pessoas.

 

 

 

 

 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você