Para se dar início à constelação, é necessário perceber os elementos que estão em relação a um sintoma ou sofrimento, e quais são os movimentos necessários para trazer a solução.
Durante a constelação se colocam elementos importantes que tenham relação com o tema a ser trabalhado.
As informações estão no Campo, basta colocar elementos para representá-las que elas vem à tona.
A constelação individual pode ser feita com bonecos playmobil, cavalos, na água com elementos em EVA ou outros, com bonecos fluviais, ou com outras âncoras: sapatos, canetas, etc.
Com bonecos playmobil pode se bater sob a mesa para que os bonecos se movimentem por reverberação conforme o tema.
Na água, como ela tem energia e já existem estudos demonstrando que as suas moléculas se modificam com o que falamos e vibramos, então pode-se fazer intervenções com fala e frases, e observar a movimentação dos bonecos fluviais, das peças em EVA, ou outros.
Quando uma figura se movimenta rápido, temos ali uma energia de decisão, de solução ou aquela energia está super pronta e preparada para acontecer.
As cores também dizem muito, as claras significam muitas possíveis transformações.
Quem orienta e guia a constelação é o cliente. O cliente fala e o terapeuta escuta, o silêncio é ouro e a palavra é prata. Sempre com o olhar para o cliente, a principal percepção vem dele.
"Quem pranteia é o cliente."
Um constelador precisa ter o coração bem aberto para perceber o Campo e todos os sinais que se apresentam também, a forma que coloca os bonecos no Campo, as expressões, se acontece algo inesperado ou algum incidente.
O Campo informa de todas as formas, basta estar atento para captar as informações.