As constelações na água é um método desenvolvido por Olinda Guedes com recortes em EVA, em que as peças apresentam cores e significados, que serão interpretados levando em consideração as “gramáticas das constelações”, esses movimentos são realizados água, que representa o campo.
Esse método apresenta uma vantagem em relação às constelações em mesa com bonecos, por que é visível como os objetos flutuantes se movem, expressando o tema e o campo do cliente, reverberando nos nossos corações.
Os elementos e recursos utilizados para que a constelação aconteça devem ser escolhidos e estudados pelos consteladores. É utilizado a água pois é uma substância catalisadora.
Os objetos flutuantes apresentam uma cor com um significado a ser escolhida pelo cliente:
- A cor verde representa as pessoas que conseguem identificar as dores do mundo, percebendo as energias do ambientes, as energias coletivas, apresentam canseira, dores de cabeça, não sabem muitas vezes o que fazer frente as algumas situações,
- A cor amarela expressa a habilidade telepática natural, compaixão e empatia, tendo a capacidade de perceber o que nunca foi dito a ninguém; também despertam nas pessoas a habilidade de conversarem sobre tudo, sempre apresentam uma solução prática;
- A cor branca reverbera em um cliente que ainda está a espera, que ainda não se tornou concreto na vida do cliente, dúvidas em relação as questões existenciais da vida;
- A cor preta, é escolhida por pessoas que tem é excluída dentro do sistema, que não foram vistas, ainda não tem lugar. Precisa ser visto.
- A cor azul, expressam um sorriso no rosto, mesmo que seus corações estejam triste, são altruístas, tem compaixão, empatia, e muitas vezes carregam a dor dos excluídos;
- A cor vermelha, representa a sintonia pela vida, é chamado a realizar sua missão e fazer a sua obra, muitas vezes experimenta a solidão.
Na minha constelação, preparei o campo ouvindo a música de São Francisco, para harmonizar o campo. E então comecei.
Escolhi a cor branca para me representar, ,meu pai foi representado pela cor preta e minha mãe pela cor azul.
Minha avó paterna amarela e meu avô paterno branco, minha avó materna vermelha e meu avô materno azul.
Utilizei ainda alguns sentimentos como perdão (coração vermelho), amor (coração vermelho), cura (coração branco) e alegrias (coração amarelo).
Ao colocar os personagens eu fiquei junto com o meu avô paterno chamado de Lelé, que por afinidade e gratidão tenho lembrado muito dele. E ele está ao lado de sua esposa (minha vó paterna, chamada de Dilma). A vó Dilma ficou próximo de seu filho, que no caso é meu pai.
Meu pai, ficou ao lado do vô Hélio (pai da minha mãe), na sequência está minha mãe. E sua mãe, minha vó chamada Carmem, está isolada.
O que fez realizar o movimento, foi quando eu perguntei porque meu pai se aproximou do meu avô materno? Será algum ressentimento? Ao colocar os corações de amor e perdão, todos grudaram no meu avô materno.
A alegria se aproximou e fixou na minha mãe.
Outro fato importante é que minha vó materna (vermelho) permanece imóvel, como sozinha e excluída do sistema. Eu e o meu avô materno (branco) estamos olhando para o nosso sistema e de mãos dadas, me veio um sentimento de gratidão por tudo que ele me ensinou sobre Jesus, perdão, cura e amor.
Ele benzia de ferida brava, mal olhado, peito aberto, hemorroida, rendidura, verruga, era maravilhoso. Nos últimos dias tenho lembrado bastante dele. Não está mais nesse plano.
Para encerrar fiz a meditação ensinada pela nossa professora Olinda, mentalizando meu pai no meu ombro direito, minha mãe está no meu ombro direito, meus avós paternos atrás do meu pai e meus avós maternos atrás da minha mãe. E com uma prece agradeci à todos, honrando e tomando a força e o amor de vocês!
E para homenagear minha vó materna (vermelho) e incluir ela no sistema, encerrei com a música Aleluia, que ela adorava.
Paz e amor nos corações!