Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÃO NA ÁGUA

CONSTELAÇÃO NA ÁGUA
Sarah Borges
jul. 25 - 5 min de leitura
000

O movimento das constelações é algo que quando experimentamos nunca mais conseguimos sair os mesmos e ficar sem. É realmente apaixonante ver a transformação operada tanto na vida do cliente como na do terapeuta. Atualmente existem várias modalidades de constelação e aqui tratarei especificamente da constelação na água.

A constelação na água refere-se a terapia baseada na Constelação Sistêmica, mas usando a água para guiar a sessão. Utilizando um recipiente com água, os bonecos são colocados neste recipiente para realizar o procedimento.

Tudo acontece por meio da energia do campo familiar e da movimentação das peças de maneira fluida e natural.

Esse tipo de constelação é muito eficiente e não sofre interferência consciente da mente humana. A sessão começa com a entrevista do cliente que apresenta o tema a ser constelado e discorre sobre o mesmo para a escolha dos elementos do sistema familiar. À medida que a constelação avança, o campo vai identificar os papéis ali representados e passa a atuar sobre eles.

Os bonecos representam de modo eficaz a forma original e o campo revela os emaranhados para que o constelador e cliente compreendam a situação apresentada na terapia.

O movimento das constelações atua sobre os eventos ocorridos no passado que ajudaram num determinado problema, como saber ou ter visto algo como forma de identificar padrões de energia semelhantes nos indivíduos. Com esse tipo de abordagem você se torna mais consciente em relação a si mesmo, sua natureza e o seu papel.

Desse modo, é possível trabalhar as suas dúvidas e ter mais liberdade para pensar e agir.

Agindo de maneira tão profunda, todo o seu campo familiar é trabalhado por inteiro. Com isso, o alívio se torna imediato e duradouro a todos, especialmente ao participante. Para muitos, este é o ponto de virada na vida porque entendem que possuem as ferramentas necessárias à vida que desejam. Durante as aulas de constelação na água que assisti no curso da formação real muitas fichas foram caindo a respeito do meu próprio sistema familiar.

Na verdade, todas as sessões que eu assisto geram muitos insights que contribuem para a minha cura interior. Durante a constelação de uma criança autista que se mostrou identificada com uma avó índia que foi apanhada a laço pelo homem branco e foi obrigada a abandonar toda a sua cultura e sua história, eu me vi em ressonância com a situação e entendi várias questões dos meus pais, minhas e dos meus irmãos.

Na minha família de origem temos muita dificuldade de estar no momento presente, de concentrar, de fazer uma coisa de cada vez.  Depois desta constelação, compreendi que o respeito à nação indígena e negra da nossa família permitiu a liberação de tanta mágoa contida e tantas dores no sistema. Também observei o quanto o meu sistema carrega um feminino ferido a ponto de apresentar várias doenças do aparelho reprodutor, dificuldades para ter filhos e abortos.

Durante as constelações consigo visualizar mulheres de diferentes gerações sem a presença do masculino, desprezadas e abandonadas a própria sorte para sobreviver e criar seus filhos. Vi minha avó materna morrendo no parto e deixando seus filhos nascidos espalhados pelo mundo. Nestes momentos, compreendi que o meu olhar era para todas estas mulheres com o corpo de dor ferido e porque as vezes sou tomada de uma raiva muito intensa e uma desconfiança do masculino agressor e abusador.

Por vários momentos nas aulas tive percepções e senti tocar o meu coração permitindo que a reconciliação entre o masculino e o feminino ocorresse no meu sistema. Comecei o caminho de volta para casa e de deixar no passado o que é do passado e fazer algo de bom com tudo isso. Levar meu sistema para um lugar mais saudável. Outro aspecto que constatei mudança significativa foi nos relacionamentos.

Todos os meus relacionamentos eram imaturos e disfuncionais.

Por falta de conexão com os meus pais, permaneci por todos estes anos na criança ferida que não assumia a responsabilidade da sua vida. Desejava um mundo mágico onde o certo era da minha maneira e carregava uma culpa e rejeição sem fim. Todo o peso do mundo estava sobre os meus ombros. Agora sinto-me em paz com a minha história. Consigo olhar para os meus pais e ser grata pela vida que chegou até mim.

Tudo está se alinhando e meu caminho está florido.

A cada movimento que experimento por meio da formação sinto mais forte o desejo de levar a frente a profissão de terapeuta e trabalhar ajudando as pessoas. Tenho a consciência de que o processo de cura e evolução dura a vida inteira, mas que o meu processo já começou. Meu desejo é me colocar a serviço, presente, livre de julgamentos, atenta às necessidades de cada um para ser instrumento de cura na vida das pessoas.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.