Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS
Claudiani Chaves
jul. 3 - 4 min de leitura
020

 

Essa jornada de estudo foi muito intensa, acredito que para todos os participantes.

Muitas fichas caíram!

Considerando como constelações épicas todos os temas do tipo abortos provocados ou ocorridos, assassinatos, suicídios, homicídios, câncer, TDAH, TEA, enfim, tudo que apresente um sintoma desproporcional, uma dor profunda.

Vamos lá...

O Amor traz de volta...

Com essa pequena frase e uma análise de meu sistema posso dizer que “coincidentemente” duas de minhas bisavós ficaram viúvas muito jovens de seus esposos: um morto em guerra e outro por execução, ambas gestantes do sexto filho, porém cada uma com uma situação financeira completamente diferente da outra ; a bisa materna com quase nada e pouquíssimos bens e a bisa paterna com muitos bens.

Ambas, mesmo em condições financeiras diferentes tiveram que criar seus filhos sozinhas, aprendendo a gerir o sustendo ou perdendo os bens que tinha para manter o padrão.

Abortos eram muito comuns, pois não havia acesso a médicos, o conhecimento era muitas vezes do popular e outras vezes nem tomava-se conhecimento como no caso de minha mãe que teve um sangramento ao qual não deu muita importância , pois não sabia tratar-se de um aborto espontâneo ou menstruação, mesmo procurando um atendimento médico essa informação ficou no passado.

Descobri com esse ocorrido que tive um gêmeo/gêmea sistêmica, pois o fato foi pouco antes de minha gestação pela minha mãe. Quando entendi essa situação saiu um peso de irmã mais velha dos meus ombros, a perfeitinha, o exemplo, o modelo, a cuidadora...

Do mesmo bisavô que foi executado, um irmão suicidou-se por desilusão amorosa.

Numa geração bem mais próxima meu tio nasceu com deficiência intelectual severa (neto do Sr. Que foi executado, sobrinho do que suicidou-se) .

E tantos outros segredos que foram muito bem guardados, que já foram enterrados e que não o saberemos, como desemaranhar?  Afinal , o amor traz de volta, nem sempre com boas notícias.

Quando leio o livro de Olinda Guedes, A verdade sobre o sofrimento humano, que se tornou um livro de consulta diário, vejo em mim, essas histórias reverberando, no caso, as mulheres que precisam ser as mantenedoras, me incluo nessa: Memória transgeracional de viuvez ou orfandade, memória pessoal ou transgeracional de machismo.

Filhos em constante briga e desentendimento: irmãos ausentes, não nascidos, não reconhecidos.

PUS: Dinâmica sistêmica: memória transgeracional de constrangimento, injustiça, desqualificação, não conseguir se defender, sendo quem é. Desejo inconsciente de ser outra pessoa para experimentar respeito e honra.

Fibromialgia: Dinâmica sistêmica: quero sair dessa situação. Eu sei o que preciso, mas não me sinto no direito de tomar essa atitude, tenho culpa. Ou memória transgeracional de tortura. Tristeza de estar em uma situação e raiva por não conseguir se defender.

Esses sintomas e doenças somente comigo...

Analisando que um período de pouco menos de 500 anos, onde nossos antepassados vieram da Europa, Países vizinhos na América do Sul, os indígenas, os Negros que foram escravizados pelos meus antepassados; meus antepassados militares, em cumprimento do seu dever causaram muita dor e sofrimento ,o grande número de órfãos,  as “tais noites escuras”, as constelações épicas fazem parte da nossa geração! Nossos pais, nossos filhos, todos temos em nossa ancestralidade próxima traumas e vivências que reverberam hoje em nós!

Não só de forma transgeracional , como atual... abuso, violência...

Eu sinto quando percebo os segredos (ainda tenho os meus, os quais estou aos poucos e para alguns quebrando as barreiras e revelando) sendo guardados e escondidos atualmente por familiares próximos de outros núcleos e quão grande podem  vir a ser essa reverberação no  futuro; o excesso de proteção de um trauma, pode tornar-se um trauma ainda maior...

As ovelhas negras que se rebelam e não querem perpetrar um sintoma, tem coragem de romper muitas barreiras, quebrar os ciclos devem ser vistas sem julgamento, como em qualquer situação, pois as constelações nos apresentam o não julgamento, amar acima de tudo, pois só com amor e reverência a esses antepassados que não tiveram outra opção ou não sabiam como fazer diferente sofrem e sofreram.

Que bom que eu sei!

Eu vejo vocês!

Vocês fazem parte do meu sistema!

Gratidão!

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.