Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS
Franciene Barbosa de Andrade
jul. 9 - 2 min de leitura
010

Nas constelações épicas, de autoria de Olinda Guedes em 2021, deve-se primeiro, ajudar o cliente, não importa o problema, a recuperar o sentido da vida, deixar vivo e consciente no coração o sentido da vida.

Nas entrelinhas, no além do aparente, sempre convide a pessoa a encontrar o sentido da vida.

Em segundo, sem atuação como se fosse um tribunal, pois isso afasta a possibilidade de cura. Quando há julgamento a pessoa não consegue assimilar, não dá para ser um julgador e um constelador.

O significado das constelações épicas é pensar do ponto de vista das vítimas, em um tema que exige muito de nós, a cerca de inocentes. Olinda Guedes, diferente das constelações clássicas, acredita que existe momentos de perdão entre as pessoas.

O não julgamento é a forma humana possível de perdão.

As constelações épicas são fundamentadas no perdão como filosofia de vida. O terapeuta conduz o seu cliente para o auto perdão. As compreensões dos significados sistêmicos são para ajudar e não para julgar. Os temas centrais destas constelações é vida e morte, abortos, filhos ignorados e irmãos anônimos.

Temas divisores de água dentro de um sistema é uma das características principais, e que se olha para a solução e exige de nós a reconciliação, tomada de consciência e disposição para fazer o necessário.

Deve-se ter muito cuidado ao tocar em assuntos de vida e morte, porque muita culpa é mobilizada e muitos ressentimentos vem à tona. Elas tratam sobre temas traumáticos. Olhar com transcendência para a liberação do amor, e para além do olhar, para as soluções. Caminha-se com o cliente até o fim, e pode falar com o cliente depois das constelações.

Outras características é poder constelar uns para os outros, por exemplo, eu posso constelar para o meu marido. Temas difíceis podem ser colocados por uma pessoa para outra.

Como uma terapia da reconciliação, as constelações épicas vão até o ponto onde há dor e sofrimento e a partir daí trazer a solução. Uma das formas de incluir os irmãos não nascidos ou ignorados é permitir que os filhos tragam amigos para casa e os filhos visitarem os amigos e fazer famílias amigas.

O amor traz de volta os irmãos por meio dos amigos.

#módulo11

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.