Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS
Fabiana Zappielo
jul. 28 - 4 min de leitura
020

 

Constelações Épicas são constelações de soluções. Nelas trabalham-se temas sobre não nascidos, abortos provocados e espontâneos. As crianças não nascidas influenciam diretamente as nascidas, principalmente quando são abortos provocados, ou que estes não nascidos (abortos espontâneos) continuam ignorados, sem um lugar dentro do sistema.

Estudar as Constelações Épicas é uma forma de poder ajudar essas crianças. E todas as vezes que incluímos um inocente, um não nascido, nós estamos tirando o nosso sistema de uma possibilidade de risco.

Constelação é um estilo de vida, e não somente uma intervenção terapêutica, é algo que vamos vivendo no dia a dia, o tempo todo.

Bert Hellinger já nos ensinava, é preciso ter com esse cliente que chega até nós, um olhar acolhedor, um olhar de não julgamento. Para que esse cliente consiga falar já é um grande exercício de se desnudar, de confiar e se abrir.

E esse movimento de não julgamento com os clientes é o primeiro caminho para que haja uma confiança para se chegar nesse assunto. O movimento da inclusão. Um arrependimento sincero. Incluir esses bebes não nascidos.

Quando trabalhamos essas constelações que trabalham traumas, não podemos recriar o trauma mas sim, levar à consciência. O cliente precisa se perdoar para começar a se curar, caso contrário, não tem como a terapia ir adiante e o que vai acontecer é trocar um sintoma por outro, um trauma por outro.

É necessário o perdão. Sem perdão, sem solução. Precisamos perdoar uns aos outros.

Não são só mulheres que abortam, homens também o fazem. E como reparar esse dano causado de uma coisa tão terrível? É preciso se liberar da culpa para seguir.

Trabalhar a cura de memórias, pessoas e transgeracionais. O perdão é um processo, uma decisão. Tocar o trauma requer primeiro o perdão. É a primeira coisa que a pessoa precisa é se perdoar. Um ato de permissão. A vida não é um tribunal. Deus é um Deus de amor.

A pessoa não pode se julgar. Porque foi o que ela conseguiu fazer naquele momento. Cometer um dano contra uma vida é horrível, mas reconhecer, se arrepender, fazer um exame de consciência, se perdoar, é lindo. A constelação amplia a visão do perdão.

O primeiro ponto para ajudarmos uma pessoa, é ajudá-la a recuperar o sentido de vida. Como? Oferecendo estímulos de vida.

Uma forma é deixar o consultório organizado da forma mais sistêmica possível, de uma forma afetiva, gentil, belo, simples. Estímulos que lembram amor, afeto, carinho, pertencimento, assim já começamos a perceber, a acordar o nosso sentido de vida.

Tudo isso já vai trazendo no coração do cliente um sentido de vida que vem por meio do pertencimento, e quanto mais ele se sente seguro, mais recupera o seu sentido de vida.

E quando ele experimenta amor e proteção já na ambientação do consultório, fica mais fácil trazer à tona essas memórias traumáticas e de sofrimento, e por conseguinte ajuda-lo.

O segundo ponto é o não julgamento. Não podemos atuar como tribunal, isso afasta as pessoas da possibilidade de cura. Quando julgamos violamos a ordem da ajuda.  

As Constelações Épicas são fundamentadas no auto perdão. Elas não têm cunho religioso, e também não tem como acontecer se não tiver como estrutura o perdão. Nelas trabalhamos com temas de vida e morte, temas que são divisores de água dentro de um sistema.

E uma das características principais é que olhamos para as soluções. Uma outra característica é que elas exigem reconciliação, tomada de consciência, disposição para fazer o que é necessário.

É necessário ter muito cuidado ao tocar assuntos de vida e morte porque muita culpa é mobilizada, muito ressentimento pode vir à tona. Constelações Épicas tratam sobre temas traumáticos, sobre traumas.

Esse tema de constelações épicas é um tema que toca muito o nosso coração, que toca vida de inocentes. Não há outra forma de tratar desses assuntos que não tocando o entendimento espiritual da vida, a questão da transcendência.

  • É muito importante transcender, olhar além do aparente.
  • É muito importante perdoar, incluir, amar.

Porque o amor sempre traz de volta. E a vida é, sem dúvida, o bem mais precioso.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.