Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS
Maria Eni Santana Pereira
dez. 19 - 3 min de leitura
000

Os temas difíceis, traumáticos, relacionados com vida e morte, são assuntos trabalhados nas constelações épicas. Temas difíceis de serem tratados como abortos espontâneos e provocados, assassinatos, entre outros, merecem atenção, pois podem vir à luz sentimento de culpa e ressentimentos; abortos espontâneos e/ou provocados, que ficam em segredo nos sistemas familiares, podem gerar exclusão e muitas dores.

As constelações épicas tem como  fundamento o perdão; as constelações épicas também levam para a excelência, o amor; tem como característica principal o fato de ter um olhar para a solução, além de caracterizar também a exigência de tomada de consciência, disposição para fazer o necessário.

Para evitar que o sentimento de culpa não seja estimulado, e que muito ressentimento venha à tona, é extremamente necessário ter muita cautela quando for falar sobre o tema de vida e morte, temas esses considerados traumáticos.

Os abortos espontâneos podem significar uma tentativa do sistema de prantear aqueles que partiram sem pranto, sem lamento, sem saudades. São as mortes que ficaram invisíveis.

A Mestra Olinda falou sobre os efeitos ocasionados no sistema por abortos provocados, como medo de morte inesperada, dificuldade de dormir. Os adultos sempre ficam vigilantes e as crianças tem pesadelos. Sono leve e estar sempre atento pode ser um dos sinais de memória traumática pessoal ou transgeracional de abortos provocados.

É perceptível os efeitos de abortos espontâneos nos sistemas quando constata-se alguns sinais tais como melancolia, tristeza em forma de melancolia, sensação de vazio, sentimento de perigo, sensação de existir, mas de ninguém ver. 

Os não nascidos devem ser incluídos e não serem mais referenciados como aborto para que a exclusão possa ser de fato desconsiderada.

Nas constelações épicas são tratadas também a questão dos gêmeos evanescentes, que é a perda do irmão gêmeo na gestação. Com essa perda é possível gerar vários sintomas no gêmeo sobrevivente como angústia, nostalgia, solidão, rejeição; o indivíduo vive não sentindo merecedor de ter alguém, sente abandonado e sem propósito de vida.

Quando é incluso um inocente, um não nascido no sistema familiar, reina paz, felicidade e a vida flui com mais leveza.

O amor e o perdão presentes se faz necessário para que a solução seja encontrada. Tudo que toca o coração, completa e cura. Também foi tema de estudo neste módulo a orfandade, que não deixa de ser, talvez, uma das feridas essenciais que necessitam de cura, dentro dos sistemas.

A orfandade é expressa quando a pessoa não recebe cuidado e atenção dos pais, são órfãos de pais vivos e ficam à espera de cuidado, atenção e amor por uma vida toda. Ter genitores, não quer dizer ter pais. Pais nascem para os filhos quando esses o encontram.

#mod11, #constelaçõesepicas 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.