[ editar artigo]

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS

As Constelações épicas são uma visão da nossa Mestre querida Olinda Guedes com relação a temas relacionados a Vida e a Morte que, ao longos dos anos em atividade terapêutica, ela pôde observar algumas dinâmicas sistêmicas que ajudam os terapeutas fazerem intervenções em assuntos muitos delicados.

Por meio desta abordagem podemos trazer luz as questões de abortos e não nascidos com dinâmicas tão parecidas e similiares que ocorrem com certa frequência nas práticas terapêuticas.

Foi um módulo que me trouxe muitos insights e percebi que tive uma irmã gemelar não nascida. Eu tinha sintomas de muita tristeza, solidão, mesmo não vivendo aquela realidade. Logo na infância tinha muito medo de sangue e isto me acompanhou até a adolescência.

O mais engraçado foi que, numa dinâmica sistêmica com minha filha, percebi que precisava incluir alguém e, como as crianças estão sempre a nosso serviço, principalmente de nós pais, minha filha disse: "eu olho para um bebê que não nasceu." 

Aquilo foi algo muito surreal e forte, porque sempre tive memórias de orfandade, sempre achei que, em algum momento, eu seria abandonada.

Na verdade todos os módulos tem importância, mas este, sem dúvida, foi muito esclarecedor para algumas dinâmicas que vinham ocorrendo no meu sistema familiar.

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você