Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ÉPICAS E O PERDÃO

CONSTELAÇÕES ÉPICAS E O PERDÃO
Carla Duran
jun. 22 - 6 min de leitura
010

As Constelações Épicas são uma abordagem dentro das Constelações Sistêmicas Familiares, desenvolvida por nossa mestra Olinda Guedes, e que visa responder, auxiliar, tratar os temas mais traumáticos na vida de uma pessoa.

Nasceu do mais íntimo do coração de nossa Mestra e da Escola Real para que pudesse completar aquilo que falta nas demais abordagens. Vem tocar nos temas mais sensíveis: violação de direitos humanos, abortos, filhos não nascidos, os inocentes, temas de vida e morte, as piores mortes e agressões, as violências mais aterradoras que se pode imaginar, temas que são divisores de água nos sistemas familiares, pois são neles que estão a cura e a origem de todos os emaranhamentos, aqueles temas que exigem muito de nós enquanto seres humanos, pois precisa ir além de tudo aquilo que já se viu um dia para poder dar-se um lugar em nosso coração de pedra.

Nas Escrituras, em Ez 36:26 Deus diz: “Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espirito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne”, e penso que as Constelações Épicas são mais uma forma de Deus manifestar seu amor misericordioso por nós pois vem nos trazer a humanidade do Coração de Carne de Cristo para que possamos dar conta dessa temática, porque hoje nosso coração é de pedra.

As Constelações Épicas, como ensina a mestra “exigem muito de nós. Não há outra forma de tocar nesses assuntos se não tocar na transcendência, no entendimento de destinos, no entendimento espiritual da vida...” E para isso é preciso perdão.

Na primeira aula desta temática, nossa mestra traz o contraponto do pensamento de Hellinger onde ele diz que “o perdão só pertence a Deus e que nós seres humanos só temos a condição de nos desculpar” e continua ensinando que o perdão é divino, porém “existe circunstâncias na vida que o indivíduo tem que se amparar no Coração Divino que habita em nós e deixar a voz e Deus se manifestar no nosso coração, se não vamos viver magoados, ressentidos, aborrecidos e não vamos liberar nossos irmãos...”

Para isso, só um coração de Carne, só um coração Crístico, só um Coração Elevado, Iluminado, só um coração que está disposto a transcender a humanidade. Por isso as Constelações Épicas vêm responder esses anseios tão difíceis da condição humana.

Sem o perdão, não há Constelação Épica. Ela é fundamentada no perdão. O terapeuta tem a incumbência de conduzir o cliente ao auto perdão, ao perdão. E aqui retomamos tudo o que vimos desde o início dessa Formação Real, todos os saberes se complementam e culminam neste ponto. O dar o bom lugar ao coração, o viver os princípios sistêmicos, o curar-se a cada dia, entre tantos outros ensinamentos que tivemos até aqui.

As Constelações Épicas exigem de nós, reconciliação, tomada de decisão, consciência, disposição para fazer o que é necessário. Como dizia a Doutora da Igreja, Padroeira dos Professores Santa Teresa de Jesus, a determinada determinação para que possa ocorrer esse processo em nós.

Só com o perdão é que se pode tomar o amor dos pais, só com o perdão que se restabelece os princípios sistêmicos, só com o perdão que a gratidão é manifestada e as curas surgem no sistema.

Vou partilhar com vocês minha experiência com esta temática. Aqueles que acompanham um pouco do que já escrevi neste blog sabe de partes da minha história.

Só pude sair do estado de prostração e dor que estava após uma Sessão de Constelação onde foi trabalhado o perdão. Foi necessário para iniciar a cura da minha criança interior, para resgatar as figuras parentais e minha condição de ser mulher.  Depois dessa constelação, ao menos minha relação com minha mãe amenizou muitos conflitos e olho para meu pai, que já é falecido, com compaixão. Resgatou a força que precisava para dar os passos em direção a esse processo de cura.

E senão fosse a compreensão dessa temática do perdão como eu poderia lidar com os pais que não fizeram nada para proteger a filha de ser estuprada pelo próprio amigo do pai, o próprio irmão e depois pelo padrinho? Como perdoar se essa mesma filha descobre que não era para ter nascido e sim abortada porque a mãe já não aguentava mais sofrer num relacionamento abusivo, numa miséria, com filhos deficientes e sem apoio de nenhum parente? Como perdoar o desenrolar da vida, inúmeros relacionamentos abusivos, inúmeras doenças, e hoje tratar do câncer? Isto só é um breve resumo de tanto emaranhamento.

Meu sistema familiar só pode ser curado com as constelações épicas: abortos, estupros, roubos, autismo, TDHA, TOD, epilepsia, surdez, doenças incuráveis, assassinatos, isso tudo nessa geração de agora, imagine se for investigar a ancestralidade.

Então meus caros leitores, essa temática ainda requer muita compreensão, muito estudo e lapidar da alma para assumir o Coração de Carne, o Coração Crístico disposto a amar e perdoar. Mas, estamos prontos, pois se não estivéssemos, Deus não nos revelaria tal ensinamento.

Confiemos na metodologia ensinada. Confiemos na nossa intuição também. Nós, futuros terapeutas e terapeutas formados na Escola Real, temos que ter em nós o compromisso de caminhar com a verdade, baseado nos estudos constantes e sempre na busca por se curar.

Esse é o caminho.

Gratidão mestra Olinda Guedes,

Gratidão Escola Real,

Gratidão a todos que trilharam até aqui esta jornada...

Nossa cura apenas começou.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.