Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ÉPICAS - FUNDAMENTOS

CONSTELAÇÕES ÉPICAS - FUNDAMENTOS
Isabel Escabelo
set. 13 - 3 min de leitura
000

Aula Prática

A Professora Olinda Guedes iniciou a série de aulas sobre Constelações Épicas com a frase “Deus não se distrai” ... Que delícia ouvi-la! Quanto significado tem essa frase para mim! Realmete há um tempo certo para tudo na Vida!

Seguiu suas aulas sobre essa temática usando bases para fundamentar as Constelações Épicas, explicando que a metodologia trabalha situações de memórias traumáticas. Traumas que emaranham, paralisam e que a partir das intervenções, os sintomas começam a ser entendidos e possivelmente cessados.

Disse ainda que quando nos comprometemos com a missão da terapia, e em nos doarmos e ajudarmos, temos que primeiramente estarmos abertos ao envolvimento, com empatia, com amor e com a acolhida. Acolhemos quando não julgamos, afinal sabemos que o julgar não é uma ação do bem, e se assim fizermos com nossos clientes estaremos afastando deles a possibilidade da cura. De acordo com a mestra Olinda “... ser terapeuta é cuidar do ser, cuidar da dor do ser”, mas sem julgamentos.

As Constelações Épicas e uma metodologia criada pela professora Olinda Guedes e suas características envolvem:

- o olhar para soluções;

- a tomada de consciência e disposição para fazer o que é necessário;

- um cuidado para tratar da vida e da morte, porque sentimentos podem ser despertados;

- e temas traumáticos.

Explicou ainda que em histórias que envolvem Abortos, o sistema tenta prantear aqueles que partiram, sem lamento, sem pranto e sem saudades, e que um dos grandes erros é o sistema (pessoas) continuar tornando esses nascidos impercebível.

A conduta deve ser de inclusão, incluir os não nascidos quando dizer, “eu tive dois filhos”, mesmo que um tenha sido fruto de um aborto, porque quando a referência é feita com respeito, o amor traz de volta, este ser volta a pertencer e muitos sintomas desaparecem.

O efeito do aborto é constatado através de muitos sinais. A insônia em adultos, pesadelos em crianças... A professora Olinda explicou que alguns sintomas como melancolia, tristeza, a sensação de vazio, de solidão ou de que está faltando, acusam que pode ter histórias de aborto no sistema. E que ao perceber estes sintomas em terapia, podemos, enquanto terapeutas, pedir que o cliente feche os olhos e imagine os não nascidos, dizendo “agora eu sei””; “eu vejo você!” E que podemos sugerir também que se de um nome e repitam “agora eu vejo, agora eu sei”; “o amor sempre traz de volta!”.

Finalizo este relato com uma fala da Mestra Olinda sobre “o poder das pequenas atitudes!”, grandes mudanças começam com as pequenas atitudes, isso opera em todos os segmentos da vida, na profissão, na vida pessoal, na vida acadêmica e na vida social! Sejamos altruístas!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.