Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES MÓDULO 5 - ESCOLA E EMPRESA

CONSTELAÇÕES MÓDULO 5 - ESCOLA E EMPRESA
Cristiane Queiroz Duarte
mai. 7 - 4 min de leitura
000

Nesse módulo podemos analisar o alcance das constelações a outras áreas da sociedade e da vida humana como escola, empresas e organizações.

A professora Olinda, no primeiro vídeo do módulo, analisa o ambiente escolar, demonstrando que se espera muito dessa instituição, uma vez que se espera que os professores deem conta de diversas crianças e suas histórias particulares.

Sem levar em consideração o tempo e a quantidade de alunos por profissional, além disso, adverte que ambiente também deveria ser bastante acolhedor para que a criança se sinta segura, propensa a estudar e a aprender.

Mas isso não é o que se vê nas escolas brasileiras que muitas vezes apresenta-se como um local inóspito e insalubre com condições mínimas para o atendimento.

No livro “O que traz quem levamos para a escola”, a autora convida os pais a buscarem para os filhos um ambiente escolar em que a criança pudesse se desenvolver por meio de brincadeiras e atividades que suscitem sonhos e perspectivas.

Textualmente na página 21, ela diz:

-A escola não é só um lugar que frequentamos. A escola, o professor, o aluno, cada um está dentro do seu papel e compõe um organismo vivo e diferenciado, para que toda uma sociedade possa ser saudável.

 Mas ao contrário desse cenário, a escola para muitos e muitas vezes é um ambiente de sofrimento humano, já que adultos fazem terapia e apontam a época escolar como o causador de seus males e traumas.

O livro supracitado surgiu com o objetivo de nos ajudar a reconciliarmos com a escola como organismo vivo, na condição de pais, professores ou de alunos.

Para nos conduzir de volta ao melhor de nós e avivar o desejo mais profundo de vivermos em sociedade, incluídos a partir de nossos talentos, página 22.

E essa colocação nos leva a ter um novo olhar para essa fase humana com atenção e respeito, haja vista a sua importância para a harmonia social.

Não há quem não necessite desenvolver talentos por meio de pessoas experientes que saibam mediar e capacitar ao estado de fazer, assim podendo ajudar o ser humano a ocupar seu lugar na dinâmica social.

E sobre o lugar, Bert Hellinger, no livro Êxito na vida, êxito na profissão, página 17, diz que: um lugar faz sentido se é um ao lado de muitos.

Por si só ninguém tem um lugar.

Ocupamos nosso lugar com muitos outros ao nosso lado.

Embora nos encontremos na dependência de que os outros ocupem seu lugar, lutamos por nosso lugar.

Pois como poderíamos estabelecer um intercâmbio com eles, tomar deles e dar a eles?

Demonstrando que é importante que sejamos solidários uns para com os outros a fim de que não ocorra o infiltração de disputas e competições por posições que levam a rancores e rusgas pessoais.

Hellinger ainda diz o modo mais seguro de proteger nosso lugar é junto com outros.

Então para que se possa estar no próprio lugar e reconhecer o do outro, há também que se desenvolver o centramento, porque o sucesso vem através do desempenho centrado em direção ao essencial, página 49.

No vídeo com a temática “Tempo e dinheiro”, professora Olinda diz que tempo é mãe e dinheiro é pai,  interconectando nossos relacionamentos familiares com o modo que seguimos a vida (se em escassez ou em abundância) dependendo do relacionamento familiar que tivemos.

Interessante destacar que algumas frases ditas sobre a vida profissional, como matar o tempo, é uma forma de dizer que não se honra a representatividade materna que há no tempo, desenvolvendo uma orfandade que levará a um fracasso profissional.

O mesmo ocorre em relação ao dinheiro que é uma energia paterna para se corrigir isso, é necessário ter uma rotina diária com cumprimento de tarefas.

Fazer terapia ou constelação para que se olhe a dinâmica que pode estar presente na memória transgeracional.

Há um sistema de crenças em relação ao dinheiro que deve ser desmistificado para que ocorra um fluxo positivo com a energia monetária.

Portanto, todos os setores de nossa vida devem estar harmonicamente ligados às leis sistêmicas para que se funcione em engrenagens que levem uma criança a amadurecer com responsabilidade e com oportunidades tangíveis de prosperidade e riqueza.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.