Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES NA ÁGUA

CONSTELAÇÕES NA ÁGUA
Soraya Mendes Ribeiro
jul. 3 - 7 min de leitura
000

Esse método foi originado e desenvolvido pelo Mestre Juan Carlos Arias Quintana, constelador familiar pela escola Hellingeriana, a qual honra o Mestre Bert Hellinger seguindo seus fundamentos e ordens básicas.

Olinda Guedes,  após anos de experiências com seus inúmeros  clientes,  desenvolveu sua própria  metodologia, que consiste  em manifestações  sensoriais  através  de bonecos  em EVA (material derivado de petróleo), que se movem na água,  dentro de uma bacia de vidro de dimensões 26,3 cm de diâmetro X 5,8 cm de altura.

Esse recipiente de vidro deve ser colocado sobre uma toalha de veludo vermelho de 1m, para que o contraste com os bonecos  possa facilitar a leitura.  E, junto, um guardanapo de pano para secagem dos bonecos  de EVA. Ao lado,  o terapeuta deve ter  um caderno  para escrever  suas percepções,  que serão  de grande valia para ajudar e esclarecer seu cliente durante essa e outras consultas. 

Cada terapeuta Sistêmico inicia sua consulta de "Constelação na Água"  de maneira própria, entretanto é  sugerido que haja uma preparação anterior ao início  da consulta,  de acordo com  as crenças  do cliente,  que é  o protagonista desse momento. Poderá  ser uma oração,  uma canção,  um mantra,  ou se o cliente preferir, seu próprio  silêncio, uma meditação ou  pensamento  sobre o que ele está  buscando nesse momento. 

O importante  é  que o campo energético, morfológico ou morfogenético daquele Sistema se manifeste.

O cliente  escolhe,  então, o boneco  que o represente e os demais bonecos  que integrem esse tema, dentro do sistema. 

À medida que os movimentos  dos bonecos acontecem dentro da água,  emergem sentimentos  e sensações no cliente,  que levam aos processos de solução  e cura. Essa emoção de perceber  os movimentos são  essenciais e elucidativas para que o cliente  sinta o que o sistema manifesta. 

O significado  das cores:

BRANCO: Traz a informação  da inocência,  da transcendência,  do tempo quântico,  do tempo circular. 

Quando o branco representa  o cliente,  é  importante  observar o que ainda "está à espera ", o que ainda não  se tornou  concreto na vida do cliente.  Um exemplo é  uma mulher que, aos trinta anos , ainda não  se tornou  mãe e tem dúvidas  se vai  ou não  ter filhos. 

O cliente  representado  pela cor branca traz a informação  do campo de que tem aspectos que devem ser acessados.  O cliente  precisa perder aquela inocência e estar atento para que sua missão  se cumpra. 

Existem alguns  aspectos  que dizem: " Você  tem que ter a coragem de ser humano. Torne-se humano".

O boneco na cor branca  serve para ajudar  o cliente  a completar  algo. 

A pergunta ao cliente  é: "Isso faz sentido  para você?".

A cura: O que faz sentido,  completa. CONSTELOU!

PRETO: Representa muita energia da matéria, corrige  uma energia  de muita determinação,  não  nega serviço,  está  sempre disposto a trabalhar.  Pessoas extremamente  realizadoras e fazedoras.

São  pessoas altruístas. Fazem tudo pelos outros. 

Trazem a representação de pessoas que foram excluídas dentro desse sistema: "Eu carrego muito pelo meu sistema". 

Sobrecarregado porque carrega a memória  dos excluídos. 

A cura: " Eu permito agora que tudo seja transformado em mim, naturalmente  sem esforço ".

VERMELHO: Tem sede de realizar sua missão. 

Energia da vida, de luta de ação, da reação pela vontade de viver, da disposição pelo afeto, para o prazer, para a alegria,  para o movimento. 

Quer fazer a diferença e realizar a sua obra. 

Muitas vezes experimenta  a solidão. 

Cura: Sair da solidão. 

Deve usar por um ano os Florais de Bach Holly e Chicory. 

AZUL: A cor azul representa  a disposição que o cliente  traz de pacificar. São pessoas que fazem de tudo para que haja paz. 

Carregam consigo uma mensagem de altruísmo,  compaixão e empatia. 

Sempre sorriem,  mesmo que seu coração  esteja triste.  Contudo nem sempre são  vistos,  porque carregam a dor dos excluídos,  aqueles que não foram vistos, e suas obras não  vistas dentro daquele sistema. 

Quando essas pessoas constelam, frequentemente percebem dons e, ao manifestarem esses dons, virá a cura para a invisibilidade.

Cura: Muitas dessas pessoas que vêm de gerações de antepassados indígenas encontram cura quando começam  a estudar  sobre Florais,  fitoterapia,  Homeopatia, Aromaterapia,  conhecimentos  e atividades  que remetem aos seus antepassados  e o contato com a natureza,  cujos elementos  eram utilizados para cura. 

Além  de deixar de ser invisível, ao perceber os demais  excluídos e invisíveis  no sistema, ao constelarem, resolvem o tema prosperidade  dentro desse sistema já  que, como está  sempre servindo e trabalhando para os outros,  através  de seus talentos e novos conhecimentos,  irá  ganhar  dinheiro  e resolver o tema prosperidade.

AMARELO: São  pessoas que carregam  a missão  de chamar seu sistema  para o uso da razão, do bom senso,  da lógica. 

Estão sempre mediando profundamente com a vida em questões humanitárias.

Capacidade natural de telepatia,  empatia,  compaixão. São pessoas capazes de perceber aquilo que nunca foi dito.

É  natural as pessoas se abrirem para eles,  contarem seus segredos e eles colocarem soluções  práticas e realistas. São  pessoas  pé-no-chão. Percebem a realidade  do sofrimento  humano e buscam ajudar de forma que os outros  possam resolver seus problemas,  objetivamente.

É  comum sentirem dores na cabeça,  no peito,  nas pernas  e no estômago. 

Cura:  Permitir liberar seus sentimentos, entender  que não  são  fragilidades, e incluir e transformar  as fragilidades (medo, submissão, perdas financeiras, falências,  erros humanos...) em fortalezas (coragem, determinação...) como soluções para resolver os sofrimentos seus e do sistema. 

VERDE: A cor verde representa a energia da transformação,  da esperança. 

Quando o cliente  é  representado pela cor verde, ou ele já  sabe sua missão ou está à um passo de saber. 

Sua missão é curar. 

Independentemente de sua profissão, podem ser poetas,  engenheiros, médicos, músicos, entre outros, são pessoas que curam ao tocar,  ao olhar, ao escrever,  por onde elas passam, elas curam. 

Trazem consigo a esperança, a energia e o dom da cura. 

Entretanto   como emanam essa energia,  podem sentir exaustão, cansaço ao sentir  a energia  dos ambientes  e das pessoas. É  comum terem dores  de cabeça e não  saberem o que querem fazer porque absorvem a energia do coletivo   trazem consigo o dom da percepção das feridas do mundo. 

Cura: Perceber a si mesmo e seu lugar dentro do sistema para poder realizar suas obras e sua missão. Autoconhecimento e autoestima. Energizar-se através de terapias Florais, Reiki, Aromaterapia,  cromoterapia,  meditações,  orações,  para que possa realizar-se e seguir sua missão de ajudar os outros. 

O conhecimento  sobre o significado das cores aliado aos  movimentos dos bonecos e sensações  do campo durante  a Constelação na Água  possibilitam ao cliente  o entendimento  do caminho  das soluções e a cura desse sistema.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.