Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS E A APLICAÇÃO ESTRATÉGICA NA GESTÃO DE PESSOAS E EMPRESAS

CONSTELAÇÕES ORGANIZACIONAIS E A APLICAÇÃO ESTRATÉGICA NA GESTÃO DE PESSOAS E EMPRESAS
Carla Duran
jun. 17 - 5 min de leitura
030

Como profissional da área de Recursos Humanos, digo que seria um sonho aplicar os saberes sistêmicos na gestão de pessoas e empresas.

Para o mundo corporativo, seria uma utopia e principalmente na gestão de pessoas, seríamos tachados de loucos; pois resvalaríamos em legislações que nos impedem de realizar certas ações.

Imagine se no processo seletivo sistêmico você pudesse fazer uma constelação com o candidato, ou realizar perguntas sistêmicas que envolvem sua vida pessoal, sua relação com seus pais, avós, irmãos, sua fase escolar, sua primeira professora... e ali você percebesse as nuances que aparecerem e desenha mentalmente na frente do recrutador o local ideal para este candidato.

Imagine se ali você percebesse que possíveis problemas que resvalaria na vida profissional e que apenas uma intervenção sistêmica seria o suficiente para ter o candidato certo para a vaga certa, o quanto a empresa e o próprio candidato lucraria?

Continuo com meu sonho utópico: pensemos no estilo do ambiente em que essa pessoa iria trabalhar, todo sistêmico, adequado, funcional. Pensemos nos estímulos físicos, sonoros, visuais para que a criatividade e todas as potencialidades desse candidato pudesse ser aproveitada.

Que incrível seria!

 Eu me pego agora imaginando intervindo em uma equipe configurada nos moldes atuais: identifico ali que tenho problemas com prazos e metas, e proponho ao gestor uma intervenção sistêmica e identificamos que naquela equipe, determinado colaborador apresenta conflitos, manifesta problemas com a memória feminina, a um nível transgeracional. Ali proponho uma intervenção onde esse colaborador possa curar essa imagem feminina em seu sistema, e com isso ele melhora seu desempenho e consequentemente a empresa lucra. 

Neste meu sonho utópico, a equipe não teria problemas ergonômicos, pois ao sinal de conflitos, faríamos intervenções onde ela poderia verificar se encaixa neste ambiente organizacional ou não. Se as causas para não se sentir realizada na profissão puderem ser supridas pela empresa, sim, essa gestão poderia permitir isso, e teríamos cada vez mais equipes automotivadas; de alta performance que alavanque a empresa e elas próprias.

E se nessas análises, percebemos que o ponto não é mais organizacional e o colaborador não aceita olhar para suas dores internas, humanamente, com muita reverência e respeito e principalmente gratidão; o meu RH utópico sistêmico auxiliaria na sua constelação de currículo e assim essa pessoa iria para sua missão de forma plena, feliz, abençoando tudo que já fez na sua vida. 

Pense em quantos processos trabalhistas seriam evitados.

Quantas pessoas prósperas em seus trabalhos, reconciliados com suas figuras parentais e assim tendo cada vez mais felicidade em suas vidas.

Ah, que bom seria esse meu sonho de RH utópico estratégico sistêmico. 

Mas voltemos à prática real.

Vou citar apenas a prática de Recrutamento e Seleção para não tornar este artigo muito extenso.

Somos treinados na academia que não podemos fazer certas perguntas nos processos seletivos, pois podemos incorrer em assédio e práticas discriminatórias, ocasionando processos de danos morais, tais como perguntas sobre política, religião, orientação sexual e outras preferências pessoais, se tem filhos ou quer ter filhos; não devem acontecer em uma entrevista de emprego.

Ao se deparar com algum tipo de questionamento como os citados acima em uma entrevista de emprego, é direito do candidato entrar em denúncia a empresa ou processo judicial por danos morais.


Abaixo, algumas fontes para consulta e complementar o estudo:
https://economia.ig.com.br/2019-10-14/7-perguntas-que-o-recrutador-nao-deve-fazer-em-uma-entrevista-de-emprego.html 
https://glorrine.jusbrasil.com.br/artigos/729399094/dano-moral-pre-contratual-e-a-fase-de-recrutamento-e-selecao?ref=serp 

Com a linha do direito envolvendo os saberes sistêmicos, passamos a ter esperança em mudança nas práticas organizacionais. 

Se cada empreendedor, cada empregador fosse conscientizado das práticas sistêmicas na gestão dos seus negócios, já teríamos um avanço significativo, pois ele seria primeiramente tratado nos pontos de conflito. Faria sua constelação de currículo e de negócio e seu empreendimento já seria pautado nos pilares sistêmicos.

Revestido dessa força, consequentemente, atrairia parceiros de negócios e colaboradores na mesma frequência energética vibracional, em processo de cura ou já curados em seus inúmeros aspectos internos e assim, seria uma relação ganha a ganha como vemos na administração.

Temos um desafio pela frente terapeutas e futuros terapeutas. Se em seus atendimentos surgirem empreendedores, empregadores, empresários, profissionais da área de administração, gestão estratégica, planejamento, enfim, pessoas que estão na linha de frente onde materializam projetos e negócios, proponham e implantem essas ideias sistêmicas a eles. Podemos ser luzes para uma nova forma organizacional.

Hoje, como Recursos Humanos, procuro ter um abordagem sistêmica quando surgem problemas de relacionamento entre as equipes, quando surgem atestados médicos.

Consegui em 1 ano resgatar muitos colaboradores que seriam demitidos. Também consegui demitir colaboradores que já não estavam mais em sintonia com a equipe e com os propósitos da empresa e por incrível que pareça, essas pessoas saíram em paz; estão em empregos que o remuneram melhor e aparentemente estão felizes.

Até que esse meu sonho utópico não se concretize, vou como uma formiguinha, levando os saberes sistêmicos aos poucos, em cada ato de serviço que realizo.

 

Gratidão!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.