Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONTOS DE FADAS E HISTÓRIAS INFANTIS

CONTOS DE FADAS E HISTÓRIAS INFANTIS
Edinalva Matos Leal
jul. 17 - 2 min de leitura
000

História dos três porquinhos

A mamãe porca chamou os três porquinhos e disse que era hora de eles construírem suas próprias casas, e lhes deu alguns conselhos: levem a vida a sério e se esforcem e, se quiserem ter sucesso, devem trabalhar muito e não se meter em grandes problemas. Essa parte da história me fez lembrar que minha mãe sempre falava: se quiser ter algo na vida deve levar a vida a sério, trabalhar e estudar.

Pude observar como a história nos leva a lembranças de quando a gente era criança.

Tem um fato interessante na história que não fala do pai. Minha mãe fazia o papel de pai também. O meu pai sempre vivia viajando a trabalho e só vinha em casa de vez em quando. Pude ver também que meu pai não está incluído no meio da família, ele não pertence, e segundo a dinâmica sistêmica do livro 'Além do Aparente', sem meu pai e minha mãe eu não existiria.

A vida flui para mim por meio deles dois: eu vejo você papai, eu te amo, você é um de nós, você faz parte desta família, eu sou pequena e você é grande, sempre vou ser sua filha e você o meu pai.

No fim da história, os três porquinhos vão morar juntos numa casa segura de tijolos. Essa parte da história, me fez lembrar que quando criança eu dizia que ia morar em uma casa grande. Quando me casei, alguns de meus irmãos vieram morar comigo.

Hoje moro na roça em uma casa enorme e nas festas de São João e no natal sempre nos reunimos. Tenho muitos irmãos e amo todos.

Achei os contos muito interessantes, pois refletem realmente a nossa infância. Usei esta dinâmica com minhas filhas e realmente o que elas contaram da suas histórias tinha haver com elas.

No livro 'Além do Aparente', pag. 67, a autora comenta sobre análise do Script, que é uma ferramenta da Análise transacional, uma teoria de personalidade, desenvolvida por Eric Berne.

Ele diz que por meio da identidade dos filmes, histórias e músicas que comovem uma pessoa é possível perceber claramente quais são suas verdadeiras histórias sistêmicas, que marcam profundamente criando padrões, script, gerando lealdade e emaranhamentos. 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.