Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONTOS DE NATAL MÓDULO SEIS

CONTOS DE NATAL  MÓDULO SEIS
Rozeli Pedrotti
abr. 3 - 3 min de leitura
000

Na finalização do Módulo 6, irei comentar sobre o Natal. Na minha infância, não havia comemorações de Natal. Geralmente, nessa época, ocorria algum problema na minha família, alguma tristeza que não era revelada, ou alguém que se machucava. Sinceramente, não tenho claro em minha mente o que ocorria. É como se fosse uma nuvem escura pairando no ar.

Dessa época, me recordo que não havia enfeites e a casa permanecia como em um feriado qualquer. Não me lembro do jantar, eram muitos filhos. A abundância que me vem à mente é da minha mãe fazendo a cuca no forno de barro, o que, aliás, era delicioso. Também me lembro dos meus padrinhos levarem os biscoitos enfeitados, que era o meu presente de Natal. Ganhei uma boneca em uma única vez.

Nunca tive um super-herói preferido, nem mesmo um personagem que me marcasse. Havia um seriado de televisão que se chamava "Família Robson" e eu não perdia nunca.

Esse seriado, datado de 1960, contava a história de uma família que sofreu um naufrágio e foi morar em uma ilha desabitada. Eram um casal com dois filhos que, ao chegarem nessa ilha, construíram uma casa na árvore para abrigar a família. A família toda trabalhava em conjunto. A minha recordação é que se tratava de uma família muito cuidadosa e amorosa. Esse é o meu sentimento, pois não tenho mais total certeza. O que me veio, ao escrever, é que essa família era perfeita. Os membros dela criaram um lar, colhiam o seu alimento e cuidavam uns dos outros. O foco principal do seriado era de que, um dia, seriam salvos por uma equipe de resgate ou algo parecido.

Pelo que compreendi, o sentimento despertado em mim pela família Robson é o mesmo que existe no Natal. É um momento em que as pessoas se unem, se acolhem e se amam. 

A minha percepção é que sempre busco um salvador que me traga harmonia, amor, união, um lar feliz. Esses seriados ou filmes, que remetam ao lar feliz, me encantam, me enchem de alegria e me mostram o quanto ainda não consegui realizar isso.

Sistemicamente, sinto que preciso amadurecer. Preciso entender que o lar feliz é o meu, é onde estou. Eu me sinto consciente de que sou a única responsável por esse lar feliz. Além disso, sei que a perfeição é baseada nas escolhas de cada momento e que eu posso ser feliz no meu lar hoje.

Por fim, esse módulo foi fantástico, me trouxe a clareza do quanto sou feliz no meu lar. Só agradeço por todo este aprendizado. Como diz a mestra Olinda: “Caíram muitas fichas!”

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.