Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CUIDAR DA RELAÇÃO

CUIDAR DA RELAÇÃO
Beatriz Bristotti Bovo
ago. 3 - 3 min de leitura
010

“Numa relação de casal sadia cada um cuida de si, e os dois juntos cuidam e nutrem os relacionamentos. São dois adultos que decidem caminhar e aprender juntos, quem precisa de cuidado constante é a criança que não pode fazer sozinha.

Apenas quando estão lado a lado, assim o amor pode dar certo.”

Estudar sobre as dinâmicas sistêmicas é um grande desafio, pois há muito por trás do aparente. Entender o enraizamento das questões é uma liberdade, e também possibilidade de mudança, de visão de mundo, de nova perspectiva é se abrir para novos conceitos.

Quando me deparei com esta colocação do Bert fiquei pelo menos dois dias dialogando internamente com a profundidade que havia por trás dela e também descontruindo meu valores. Sempre achei que cuidar era demonstrar o amor, e depois de muito refletir entendi a diferença entre cuidar de si, cuidar do outro e cuidar da relação.

Quando adultos saudáveis esperam ser cuidados pelo parceiro, estão atuando como crianças dentro de um relacionamento, e por consequência encontrarão e darão espaço para alguém atuar no papel de mãe ou pai, disposto a “cuidar” e então com isso o relacionamento fracassa entra em desequilíbrio ferindo uma das leis sistêmicas.

Ao fazer esse movimento do cuidar do outro, ambos estão trazendo a tona e dando espaço para os emaranhamentos, dando talvez protagonismo ao inconsciente através das histórias de seus ancestrais, crenças e dos seus sistemas familiares, se colocando indisponíveis para o relacionamento de casal

Com essa conduta inconsciente, não entendem como o relacionamento acabou ou afundou, quando olham para trás, para o passado e não conseguem mais se realizar no presente, entram em jogos de acusações, cobranças e falta de admiração, muitas vezes repetindo histórias de quem veio antes.

As constelações familiares ajudam a olhar para isto com amor, encontrando os cuidados em prol do relacionamento, criando caminhos para reencontrarmos o fluxo e a direção da própria vida e então com respeito, retomando o equilíbrio, é possível construir uma relação de casal sadia onde cada um cuida de si e os dois juntos nutrem e cuidam do relacionamento.

Não mais em uma relação de dependência, mas de dois adultos inteiros que decidem caminhar e aprender juntos, lado a lado. Assim, o amor pode dar certo, como dizia Bert Hellinger.

Antes de acusar os relacionamentos que não deram certo, aprenda com isso. comece assumindo a responsabilidade e cuidando de você, se conhecendo.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.