Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CURSO DE CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

CURSO DE CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Maria Célia Pexe Plens
fev. 12 - 3 min de leitura
000

Neste curso de Constelações Sistêmicas em grupo com atendimento online peguei muitas caronas com os temas trazidos pelos colegas e vivenciados a cada aula.

É online, mas é real.

A emoção toma conta, as lágrimas jorram aos cântaros e algo em nós vai se completando, se curando. Depois dessas aulas me sinto outra pessoa.

Nestas práticas onde conhecimentos são disponibilizados às toneladas, muitas fichas começam a cair.  São muitos atalhos. Aqui nada se repete mesmo que você se disponha a ver cada aula mais de uma vez. Tudo é novo de novo.

Com as constelações mudamos o presente acessando o passado e transformamos o presente e o futuro. Quando constelamos nos colocamos num campo de amor que nos coloca dentro de um estado de presença.

A mudança é por dentro. Exige disposição.

Iniciei a Formação Real em Constelações Sistêmicas em março último e, até poucos dias, sentia-me incapaz de dirigir uma sessão de constelação. Hoje percebo que isso é totalmente possível porque o essencial é simples. O simples nem sempre é fácil. Também exige disposição.

Neste curso estive atenta à estrutura de uma sessão de Constelação em grupo. A meditação inicial nos traz ao estado de presença de maneira a melhor colaborarmos com o campo sendo representante ou plateia.

Aprendi que o cliente, orientado pelo terapeuta, apresenta o tema, o contextualiza e expressa seu desejo numa frase de intenção. A escolha dos elementos pelo terapeuta se dá a partir dos elementos significativos do tema do cliente. Prioritariamente, da frase de intenção, podendo ser complementados com elementos do problema.

Numa constelação em grupo quase sempre os elementos são representados por pessoas. Podendo-se utilizar bonecos e outros recursos para agir de modo sensorial.

O terapeuta pode escolher os representantes a partir das informações do campo ou, pedir ao cliente que os escolha. Uma terceira opção é pedir que voluntários se apresentem como tal, caso sejam pessoas.

Durante uma sessão de constelação, o terapeuta , dependendo da situação que se apresenta, pode pedir para entrar como representante, alguém que se sinta em sintonia com o campo, com o tema do cliente. Pode ainda renomear determinados representantes conforme a realidade vai se completando ou se concluindo.

As intervenções verbais ou diálogo de movimento também seguem uma métrica que se diferencia entre as escolas de constelação, de acordo com a abordagem que as influencia.

O papel dessas frases é colocar o campo em movimento. É algo que nossa Mestra Olinda Guedes considera necessário no sentido do desenvolvimento do cliente para os bons resultados, e também em respeito para com todas as pessoas participantes, porque o diálogo é uma forma de inclusão, ativa o principio da reciprocidade e da ordem.

Quanto mais o terapeuta constelador estudar os mais variados campos do saber, mais fácil lhe será interpretar as informações trazidas pelo cliente e as que se apresentarem no campo numa constelação. Eis a dica de ouro da nossa Mestra.

 

Gratidão por estar aqui. Nada é acaso.

Gratidão à escola Real, à mestra Olinda e toda sua equipe.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.