Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

DEPRESSÃO E ANSIEDADE - UM OLHAR PARA O PASSADO E OUTRO PARA O FUTURO

DEPRESSÃO E ANSIEDADE - UM OLHAR PARA O PASSADO E OUTRO PARA O FUTURO
Cláudia Aparecida de Souza Monsôres
set. 19 - 2 min de leitura
000

Vivemos no tempo do relógio e no tempo psicológico.

O tempo psicológico vai nos remeter a viver no passado, presente ou futuro. Viver no presente é viver no estado de presença é viver o tempo do relógio.

Os sintomas citados neste texto retrata o viver no passado e no futuro e se mostra através das manifestações no corpo físico.

Depressão é um sintoma que remete o ser a identificação com o passado e a projeção compulsiva e continua com o passado. Podemos dizer que é o excesso de passado e o apego ao mesmo. A mente tenta o tempo todo escapar do agora.

Geralmente se encontra como memória pessoal e transgeracional.

Na inversão de ordem através de filhos disfuncionais, filhos que se tornam pais de seus pais e assim ficam vazios de pais. As situações vividas são pais muito doentes e a criança precisa cuidar de si e dos irmãos, pais querem ser iguais aos filhos, jovens iguais, se comportam e falam como se fossem irmãos, amigos, criadas com figura feminina frágil crescem como órfão funcional (existencial).

Fez além dos limites para a idade e na fase adulta se mostra como esgotamento e muito cansado. Havendo um desejo inconsciente de voltar para o vínculo com os pais na infância: preciso de cuidado, colo.

Como memória transgeracional se mostra na orfandade, ou seja, na falta de mãe presente no sistema e em várias gerações e nas gerações passadas.

A depressão é o vazio da alma, uma fome infinita de cuidado e proteção.

Também pode se manifestar em sintomas como raiva, impaciência, falta de alegria, conhecido pavio curto. Se manifestar na reatividade.

Ansiedade é um sintoma que remete identificação com o futuro e a projeção compulsiva e continua com o futuro. É o excesso de futuro e o apego ao mesmo. A mente tenta o tempo todo escapar do agora.

É o movimento de Cadê o pai? A alma vive no movimento de procura pelo pai. O sentimento é de apreensão, ou seja, a sensação de estar em perigo. O amor interrompido no passado aciona o estado de alerta e tudo é percebido de forma inconsciente como ameaça.

 

     

    Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


    Denunciar publicação
      000

      Indicados para você


      Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.