DADOS DA LEITORA
Nome completo: SOLANGE DE PAULA GAPSKI
Data de Inscrição: 15-12-2020
Data: 17/05/2021
DADOS DO EXEMPLAR LIDO
Título: DESCOBRINDO CRIANÇAS A ABORDAGEM GESTÁLTICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autora: VIOLET OAKLANDER
Edição: 4ª Local de Publicação: SÃO PAULO/SP
Editora: SUMMUS Ano: 1980
. Qual a mensagem global que a autora deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.
Ela, de uma maneira bem didática e com a expertise, dona de um coração maternal, consegue trabalhar com cada crianças e adolescentes, com uma forma individual usando diversos recursos para extrair o melhor de cada alma ferida e machucada.
. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
1 - Aprenda com a criança como será a melhor forma de ajuda-la. Modele e ela te levara para o melhor caminho;
2 - Ao atender criança em terapia tenho que usar a imaginação e fantasias, dispondo de várias ferramentas como jogos, argila, água, tinta, estórias, gravuras dar espaço a expressão para retirar o melhor resultado;
3 - Muitas vezes teremos que nos lembrar da nossa própria infância para podermos observar a criança com olhar quase que infantilizado para não cometer erros e experienciar o medo que carregamos;
4 - Com os adolescentes a meditação funciona muito bem sabendo conduzir; também posso contar as minhas próprias frustrações e solidão para ter uma boa conectividade emocional;
5 - Ainda sobre adolescentes, temos que ouvir os pais quando, por exemplo, proíbem a filha de usar um tipo de roupa, o que tem por detrás desse “eu não quero”;
6 - Filhos de pais separados acabam fazendo alguns sintomas para não ter que contar sobre as suas dores;
7 - A importância de olhar para os sentimentos das crianças, e não só seus comportamentos e “sintomas” que as vezes só existe na cabeça dos adultos que convivem com as crianças;
8 - Com crianças e adolescentes as terapias seguidas mecanicamente, simplesmente não funcionam; temos que apresentar as sugestões no intuito de mostrar a eles infinitas possibilidades de separar o que é delas e o que é dos adultos;
9 - Principalmente nos adolescentes vemos as tendências de se compararem com os adultos, que tudo neles é que está errado, e é nesse período que entram as drogas e sexo sem pensar nas consequências, como para aliviar essa dor;
10 - A missão de um terapeuta é lembrar que a sua tarefa é ajudar as crianças a se sentirem fortes dentro de si próprias, ajudá-las a ver o mundo à sua volta, tal como elas e esse mundo e tudo mais realmente são.
- . Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).
Usar nas terapias que envolva crianças essas técnicas ensinadas pela autora.
Creio que se deve ter habilidade de ser direto sem ser invasor, de ser leve e delicado sem ser demasiadamente passivo e não diretivo. Penso que alguém que trabalhe com crianças precisa saber algo sobre os funcionamentos dos sistemas familiares, e ter consciência das influências ambientais que agem sobre a criança-lar–escola e outras instituições com as quais as crianças possam estar envolvidas. Pagina 77 e 78
. O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?
O quanto precisamos estar estudando e nos mantermos bem preparados para trabalhar com crianças; elas precisam de aliados terapeutas bem conscientes, sem julgamentos, aceitando a criança, o adolescente, com respeito e consideração; é muita responsabilidade; não podemos cometer erros.
. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?
Procurar mais temas como dessa autora e nunca para de aprender.
. Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?
Gratidão, por ter esse olhar tão generoso para as crianças e deixar essa obra tão linda para futuros terapeutas e pais funcionais que se interessam com os seus filhos.
. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.
- Para o Junior, meu sobrinho, que é dono de uma escola infantil, O Pequeno Polegar. - Para as minhas sobrinhas Juliana e Bianca que trabalham na escola.
#fichamento