Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

DESCOBRINDO CRIANÇAS VIOLET OAKLANDER

DESCOBRINDO CRIANÇAS  VIOLET OAKLANDER
Soraya Mendes Ribeiro
mai. 13 - 7 min de leitura
010

#Fichamento

Dados do leitor : Soraya Mendes Ribeiro 

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas 

Turma 1

Data: 11/05/2021

Título do livro: DESCOBRINDO CRIANÇAS 

Sobre abordagem  gestáltica com crianças  e adolescentes 

Autor: Violet Oaklander 

14a eedição 

Summus Editorial

 

1- Qual a mensagem global que o livro deixou para você?

A abordagem de terapias gestálticas como importante alternativa nos processos de cura de crianças e adolescentes, através de  constantes atualizações sobre estudos desenvolvidos  em diferentes  continentes,  que vão  além  dos limites  dos trabalhos científicos das terapias   tradicionais .

O autor sugere que brincar utilizando bonecos,  argila, gravuras,  e artes  em geral , são meios de comunicação utilizados  por crianças e adolescentes, recursos  que  possibilitam ao terapeuta o acompanhamento da evolução  do tratamento,  através  da interpretação e técnicas de associação  de ideias,  livre expressão de suas fantasias e sentimentos para que o conflito de base  sejam identificados e acolhidos pelo terapeuta.

2- A partir  do que você  leu, enumere 10 dicas para você  criar  excelência em sua vida.

2.1- Atualizações constantes  através  da participação de cursos,  lives ,workshops como ferramentas fundamentais para aprofundar  o conhecimento em terapias  sistêmicas, além das terapias tradicionais.  

2.2- A importância desvendar  o universo infantil, de acolher  as fantasias e anseios da criança,  muitas vezes não  expressados ou bloqueados por medo de ser castigado ou não  compreendido  , a fim de que a criança  possa voltar  a liberar suas emoções e sentimentos, de forma genuína, lúdica,  para que possa ter um desenvolvimento emocional saudável. 

2.3- A importância  de não  só saber como aplicar as diversas  técnicas nas terapias sistêmicas,  mas saber  interpretá-las de acordo com a realidade de cada criança, estabelecendo  um vínculo  de confiança entre  criança-terapeuta.

2.4-  A criança  precisa sentir-se parte  da família  e do meio em que vive,  ter a percepção  de seu espaço,  onde ela possa sentir-se segura para se expressar.

2.5- Brincar livremente  é  uma  ferramenta essencial para a formação  de um diagnóstico na abordagem sistêmica. 

2.6- Traduzir a forma como a criança expressa suas emoções através  da utilização  de técnicas  sistêmicas, como desenhos infantis , que são ferramentas  essenciais capazes  de compreender seus conflitos e emoções dentro e fora do contexto familiar e escolar.

2.7- A aplicação  de limites e regras nas rotinas infantis como forma de aprendizado do que é  construtivo  para seu desenvolvimento. 

2.8- Como o terapeuta deve realizar uma enquete ou questionário introdutório,  na sessão  inicial,  como forma  de "quebrar o gelo ". Perguntando  qual é  o seu nome,  sua idade, seu aniversário,   nome  dos seus pais,  se tem irmãozinhos,  seus nomes e idades,  sua escola,  qual sua brincadeira preferida,  nome de seus amiguinhos,  coleguinhas,  qual sua comida preferida,  seus lugares  preferidos, etc.

2.9- Quais conhecimentos específicos  são  adequados  para cada criança,  aprofundando a  leitura de várias bibliografias, permite  que o terapeuta sistêmico tenha maior  percepção da melhor forma de conduzir  as sessões , possibilitando  maior sintonia e compreensão dos sentimentos e sofrimentos  infantis e êxito no processo de cura. 

2.10-  O quanto podemos transformar  a vida de cada criança com a aplicação de terapias sistêmicas,  seus medos,  ansiedades,  conflitos,  inseguranças,  dificuldades,  podem ser curados  com amor , possibilitado  que expressem seus talentos, tornem-se funcionais  e realizados  no seu futuro. 

3- Considerando a realidade  onde vive o que aplicará imediatamente assim que ele o livro?

Qual tópico? Qual ideia? Cite o capítulo,  a página e a ideia. 

CAPÍTULO 10

Comportamentos  Problemáticos  Específicos , página 231

Os sentimentos infantis.

Com uma criança pode diferenciar se está  em um jardim ou em uma prisão?

Segundo a autora :

" Não  vejo o comportamento  da criança,  por mais desagradável que, às  vezes  , possa ser, como doença.  Eu o vejo como prova de força e sobrevivência.  A criança fará o que puder para sobreviver  nesse mundo.  Fará  aquilo  que julgar melhor para vencer  a empreitada do crescimento ".

Um olhar mais atento para o mundo infantil nos faz perceber o quanto é  limitante  ser criança. 

Deveríamos  ajudá-los a serem mais confiáveis,  fortes,  seguros  de si.  O quanto deve ser difícil  e assustador para   eles defenderem de todos para tudo. 

Enquanto os sentimentos  deveria ser de sentir-se protegido,  compreendido,  escutado, respeitados   e amado.  Não  invisíveis. Não  julgados. 

Que não  percam sua infância em busca de independência,  querendo  ser adultos precoces por não  se sentirem amados. 

É  o ambiente  que perturba a criança,  não  ao contrário. 

A criança deve ter , no mínimo,  liberdade  de expressão,  de sonhar,  de diversão,  de sorrir  e construir  seus castelos,  de falar sobre suas emoções através de vínculos  de afeto  e amor  . 

 A Esperança de um futuro melhor vem através deles. O dever de protegê-los é  nosso, adultos. 

4- O que você  transformou  em si mesmo após a leitura do livro?

Durante  a leitura do livro,  percebi as muitas outras realidades, diferentes  experiências,  diferenças  e semelhanças. 

Através  das páginas,  me aproximei de  cada criança  ali retratada e questionei sobre meus próprios sonhos e fantasias  infantis  , reaproximando  a criança do adulto que  habita em mim, fiz uma visita  à minha criança interior,  querendo saber o que posso resgatar  de seus anseios,  quais espaços  ainda não  foram preenchidos  e o que ambas têm como metas. Percebo que alguns sonhos ainda podem ser alcançados,  oitis transformados  em gratidão. 

5- Quais  as mudanças  você  se compromete  a tornar Real a partir  dessa leitura?

Como Terapeuta  de Constelação  Familiar  Sistêmica  e Terapeuta de Raff' Flowers,  seguir adquirindo conhecimentos,  estudando e trabalhando, com objetivo  de desvendar os conflitos  e traumas  pessoais e transgeracionais  e contribuir no processo de cura,  utilizando técnicas gestáltica para ajudar as crianças a se expressarem e confiarem em adultos saudáveis,  no amor. Ter um olhar  mais atento a cada manifestação  das emoções  de uma criança,  entendendo  o quanto é  limitante  ser criança,  ajudando em seu desenvolvimento com empatia  e respeito ao grande adulto que ela poderá  se tornar. 

Crianças são  mestres  que nos ensinam a evoluir , pois estão  sempre desafiando os acontecimentos, receosas,  curiosas  e esperançosas  com o mundo que estamos  deixando para  elas. 

Quero também me desafiar em transformar  suas vidas em vidas exitosas  e vitoriosas. 

6- Se você  encontrasse a autora do livro,  o que você  diria a ela?

Fiquei  fascinada  pelo livro,  sua abordagem com crianças  e adolescentes,  o quanto ela é  generosa,  altruísta,  o quanto entrega de sua sabedoria  e paciência .

Percebi sua entrega em se aprofundar no universo infanto- juvenil .

Ênfase  às  diversas técnicas gestáltica empregadas  e a perseverança  em descobrir  os conflitos-nas em cada um de seus pacientes. 

A Violet Oaklander, minha admiração  e gratidão. 

7- Enumere  3 pessoas  que você  indicaria esse livro. Justifique. 

1- Para terapeuta de minha filha.

2- Para minhas amigas que têm  filhos 

3- Para as professoras  , coordenadoras  e diretoras da escola dos meus filhos. 

Para todas conhecerem outras abordagens,  além  das tradicionais. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.