#Fichamento
Dados do leitor : Soraya Mendes Ribeiro
Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas
Turma 1
Data: 11/05/2021
Título do livro: DESCOBRINDO CRIANÇAS
Sobre abordagem gestáltica com crianças e adolescentes
Autor: Violet Oaklander
14a eedição
Summus Editorial
1- Qual a mensagem global que o livro deixou para você?
A abordagem de terapias gestálticas como importante alternativa nos processos de cura de crianças e adolescentes, através de constantes atualizações sobre estudos desenvolvidos em diferentes continentes, que vão além dos limites dos trabalhos científicos das terapias tradicionais .
O autor sugere que brincar utilizando bonecos, argila, gravuras, e artes em geral , são meios de comunicação utilizados por crianças e adolescentes, recursos que possibilitam ao terapeuta o acompanhamento da evolução do tratamento, através da interpretação e técnicas de associação de ideias, livre expressão de suas fantasias e sentimentos para que o conflito de base sejam identificados e acolhidos pelo terapeuta.
2- A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência em sua vida.
2.1- Atualizações constantes através da participação de cursos, lives ,workshops como ferramentas fundamentais para aprofundar o conhecimento em terapias sistêmicas, além das terapias tradicionais.
2.2- A importância desvendar o universo infantil, de acolher as fantasias e anseios da criança, muitas vezes não expressados ou bloqueados por medo de ser castigado ou não compreendido , a fim de que a criança possa voltar a liberar suas emoções e sentimentos, de forma genuína, lúdica, para que possa ter um desenvolvimento emocional saudável.
2.3- A importância de não só saber como aplicar as diversas técnicas nas terapias sistêmicas, mas saber interpretá-las de acordo com a realidade de cada criança, estabelecendo um vínculo de confiança entre criança-terapeuta.
2.4- A criança precisa sentir-se parte da família e do meio em que vive, ter a percepção de seu espaço, onde ela possa sentir-se segura para se expressar.
2.5- Brincar livremente é uma ferramenta essencial para a formação de um diagnóstico na abordagem sistêmica.
2.6- Traduzir a forma como a criança expressa suas emoções através da utilização de técnicas sistêmicas, como desenhos infantis , que são ferramentas essenciais capazes de compreender seus conflitos e emoções dentro e fora do contexto familiar e escolar.
2.7- A aplicação de limites e regras nas rotinas infantis como forma de aprendizado do que é construtivo para seu desenvolvimento.
2.8- Como o terapeuta deve realizar uma enquete ou questionário introdutório, na sessão inicial, como forma de "quebrar o gelo ". Perguntando qual é o seu nome, sua idade, seu aniversário, nome dos seus pais, se tem irmãozinhos, seus nomes e idades, sua escola, qual sua brincadeira preferida, nome de seus amiguinhos, coleguinhas, qual sua comida preferida, seus lugares preferidos, etc.
2.9- Quais conhecimentos específicos são adequados para cada criança, aprofundando a leitura de várias bibliografias, permite que o terapeuta sistêmico tenha maior percepção da melhor forma de conduzir as sessões , possibilitando maior sintonia e compreensão dos sentimentos e sofrimentos infantis e êxito no processo de cura.
2.10- O quanto podemos transformar a vida de cada criança com a aplicação de terapias sistêmicas, seus medos, ansiedades, conflitos, inseguranças, dificuldades, podem ser curados com amor , possibilitado que expressem seus talentos, tornem-se funcionais e realizados no seu futuro.
3- Considerando a realidade onde vive o que aplicará imediatamente assim que ele o livro?
Qual tópico? Qual ideia? Cite o capítulo, a página e a ideia.
CAPÍTULO 10
Comportamentos Problemáticos Específicos , página 231
Os sentimentos infantis.
Com uma criança pode diferenciar se está em um jardim ou em uma prisão?
Segundo a autora :
" Não vejo o comportamento da criança, por mais desagradável que, às vezes , possa ser, como doença. Eu o vejo como prova de força e sobrevivência. A criança fará o que puder para sobreviver nesse mundo. Fará aquilo que julgar melhor para vencer a empreitada do crescimento ".
Um olhar mais atento para o mundo infantil nos faz perceber o quanto é limitante ser criança.
Deveríamos ajudá-los a serem mais confiáveis, fortes, seguros de si. O quanto deve ser difícil e assustador para eles defenderem de todos para tudo.
Enquanto os sentimentos deveria ser de sentir-se protegido, compreendido, escutado, respeitados e amado. Não invisíveis. Não julgados.
Que não percam sua infância em busca de independência, querendo ser adultos precoces por não se sentirem amados.
É o ambiente que perturba a criança, não ao contrário.
A criança deve ter , no mínimo, liberdade de expressão, de sonhar, de diversão, de sorrir e construir seus castelos, de falar sobre suas emoções através de vínculos de afeto e amor .
A Esperança de um futuro melhor vem através deles. O dever de protegê-los é nosso, adultos.
4- O que você transformou em si mesmo após a leitura do livro?
Durante a leitura do livro, percebi as muitas outras realidades, diferentes experiências, diferenças e semelhanças.
Através das páginas, me aproximei de cada criança ali retratada e questionei sobre meus próprios sonhos e fantasias infantis , reaproximando a criança do adulto que habita em mim, fiz uma visita à minha criança interior, querendo saber o que posso resgatar de seus anseios, quais espaços ainda não foram preenchidos e o que ambas têm como metas. Percebo que alguns sonhos ainda podem ser alcançados, oitis transformados em gratidão.
5- Quais as mudanças você se compromete a tornar Real a partir dessa leitura?
Como Terapeuta de Constelação Familiar Sistêmica e Terapeuta de Raff' Flowers, seguir adquirindo conhecimentos, estudando e trabalhando, com objetivo de desvendar os conflitos e traumas pessoais e transgeracionais e contribuir no processo de cura, utilizando técnicas gestáltica para ajudar as crianças a se expressarem e confiarem em adultos saudáveis, no amor. Ter um olhar mais atento a cada manifestação das emoções de uma criança, entendendo o quanto é limitante ser criança, ajudando em seu desenvolvimento com empatia e respeito ao grande adulto que ela poderá se tornar.
Crianças são mestres que nos ensinam a evoluir , pois estão sempre desafiando os acontecimentos, receosas, curiosas e esperançosas com o mundo que estamos deixando para elas.
Quero também me desafiar em transformar suas vidas em vidas exitosas e vitoriosas.
6- Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?
Fiquei fascinada pelo livro, sua abordagem com crianças e adolescentes, o quanto ela é generosa, altruísta, o quanto entrega de sua sabedoria e paciência .
Percebi sua entrega em se aprofundar no universo infanto- juvenil .
Ênfase às diversas técnicas gestáltica empregadas e a perseverança em descobrir os conflitos-nas em cada um de seus pacientes.
A Violet Oaklander, minha admiração e gratidão.
7- Enumere 3 pessoas que você indicaria esse livro. Justifique.
1- Para terapeuta de minha filha.
2- Para minhas amigas que têm filhos
3- Para as professoras , coordenadoras e diretoras da escola dos meus filhos.
Para todas conhecerem outras abordagens, além das tradicionais.