Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

DESLEAL - MÓDULO 02

DESLEAL - MÓDULO 02
Thaís Orciolli Miranda Marques
mar. 18 - 2 min de leitura
000

Antes da felicidade, os pais... 

 

Por quantas vezes em nossas vidas nos deparamos com essa situação. 

Por quantas vezes colocamos a felicidade de outras pessoas acima da nossa.  

Olinda questionou em umas das aulas desse módulo: “o que você já fez pelos seus pais” 

Pensei em tantas coisas, várias memórias vieram à tona. 

Passei por tantas experiencias com meus pais. Como todos, já deixei de fazer muitas coisas por eles.  Já me abstive de várias coisas, vontades e sonhos pelos meus pais. 

Não me arrependo de nada. Refletindo sobre memórias transgeracionais, a inconsciência das ações devido a emaranhamentos trazidos de várias gerações... Isso só me faz perceber o quanto temos que trabalhar, entender, fazer terapia e ter empatia.  

Deixar de fazer pelos meus pais, colocar a minha felicidade depois deles por um período da minha vida, talvez até hoje em dia, me faz enxergar as coisas que preciso resolver. Me faz enxergar minha história, coisas que passei, coisas que enfrentei.  

Meu relacionamento com minha mãe nunca foi fácil. É uma mulher forte, incrível, batalhadora, lutadora, enfim... tenho uma grande admiração por ela como pessoa e como mãe.  

Poder trilhar a vida ao seu lado, aprender com ela, observar suas atitudes, coloca-la a frente de muitas coisas na minha vida, inclusive minha felicidade em determinados momentos e situações, pode ter sido doloroso, sofrível... mas me construiu. Me fez a pessoa que sou hoje, e sinceramente não me arrependo. Mas agradeço imensamente por entender, por buscar informações e ter condições de resolver coisas que talvez ela não tenha tido, ou sequer percebido.  

Sinto gratidão imensa pela compreensão, pelo questionamento, por estar aqui e agora elaborando esse texto com todo meu sentimento nele. Por finalmente conseguir enxergar de uma forma diferente, leve e esperançosa algumas questões que pra mim antes eram incompreensíveis.  

Por entender que a deslealdade do ponto de vista sistêmico se faz necessária muitas vezes para sermos felizes. Nos colocarmos a frente dos outros, dos nossos antepassados, muitas vezes é um exercício de amor próprio, de autoconhecimento, de empoderamento. Quebrar padrões é preciso.  

Honrar os antepassados, conhecer a história deles é um ato de amor, respeito e liberdade. É entender seu lugar de descendente, a ordem.  

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.