Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

DITADO - COVID=19 E CONSTELAÇÕES

DITADO - COVID=19 E CONSTELAÇÕES
Geaninne Girondoli
mar. 15 - 8 min de leitura
000

Palavras de autoria da querida mestra Olinda Guedes:

 

Aproveite os períodos de significados coletivos e culturais para fazer uma constelação interior , como a Quaresma, Dia da mulher,  Dia do Índio...

Quando trabalhamos as constelações nós necessitamos compreender que tudo que nos move é muito simples, é apenas o amor, que tudo que nos move é um desejo profundo de vivermos num estado de amor, desejo de que ninguém seja excluído e fique para trás, que ninguém esteja ameaçado e inseguro, que ninguém mais passe fome e pereça, são esses sentimentos que nos movem o tempo todo.

Todos temos uma ânsia de paz e de segurança, de nos sentirmos amados, de encontrarmos  a nossa própria casa e entre nós esses desejos vitais e essenciais surge o que nos separa, surge o nosso corpo de dor, então nós observamos isso todo o tempo, nós queremos os nossos pais, nós queremos voltar para casa, e então surge a angústia e a ansiedade  e quando somos obrigados a ir para casa ou a permanecer em casa esse corpo de dor emerge, ele fica totalmente exposto e o vivente encontra o seu próprio vazio, encontra a orfandade.

Onde estão os pais?

Então surge toda a dor, todo sofrimento, todo o desespero, por que muitos de nós tem apenas genitores à varias gerações , então muitos experimentam a depressão, por que em outras circunstâncias quando não é obrigatório ficar em casa, quando não há um perigo de exposição esse corpo de dor fica escondido, a pessoa vai as compras e busca o pai, a pessoa vai ate ambientes de entretenimento e encontra sua criança interior, vai ate os restaurantes e encontra a mãe, e o simples fato de se movimentar alivia dor interna, o movimentar se, o deslocamento, o ir e vir remetem a uma memória primaria de liberdade e autonomia que o bebe experimenta logo aos primeiros meses, por volta de 3, 4,5 meses eles já conseguem se virar no berço, na cama. 

O movimentar se é uma memória primaria de sobrevivência, de sentir se capaz de se proteger e de se defender, tanto é que muitas pessoas relatam isso de forma espontânea "quando estou angustiado preciso me mexer" e me sinto tão bem quando danço, quando lavo o carro, para mim é uma terapia, e isso é totalmente verdadeiro e fisiológico e é constelatório se movimentar.

Portanto estamos vivendo uma época de uma grande noite escura coletiva, um vírus, um movimento da natureza acordou uma grande noite escura coletiva que atua sobre todos nós e mostra como estamos em relação a nossos pais, em relação a nossa casa, em relação aos perigos, aos irmãos, à natureza.

Enquanto adultos e estudantes devemos ter empatia e então poder cuidar das memórias arquetípicas que carregamos de orfandade, ela é demonstrada pela quantidade de pessoas que experimentam angustia "falta da mãe" , ansiedade "falta do pai", síndrome do pânico "falta do pai e da mãe", depressão "chegar em casa e ter que ser grande quando ainda é pequeno, ter que cuidar da mãe da mãe", desespero de quantos que vieram antes de nós e quando tiveram que voltar para casa tiverem que fugir de casa por que a casa foi invadida pelos perpetradores e tornou se um lugar de angustia, quantos que para sobreviver tiveram que sair e abandonar a casa para ter alimento, e quantos tiveram que ficar escondidos em casa com medo e fome para sobreviver as batalhas e ao inimigo. 

Casa não é âncora positiva  para a maioria das pessoas, para a maioria delas casa não é um santuário, pai não é proteção e mãe não é acalanto. Portanto na época atual todos precisamos nos colocar a disposição para ajudar nossos irmãos, os terapeutas, os professores e os religiosos e aqueles que estão relativamente conscientes  porque realmente nós estamos numa batalha, é uma guerra onde não há o inimigo mas há o perigo, onde o único movimento necessário é concordar e obedecer , Bert Hellinger disse: "Tantas vezes a paz vem da mãe, vem do feminino e nós como poetas e religiosos sabemos o quão necessária foi Maria".

O único movimento necessário nessa grande constelação coletiva que estamos vivendo é o amor da mãe, enquanto o grande arquétipo coletivo de mãe é a mãe natureza.

Como demostramos por meio da consciência ouvindo os conselhos da mãe nos inclinamos perante ela ajudando nossos clientes, ajudando nossos irmãos e nossos familiares a perceber que agora eles não estão mais só, que todo o trauma já cessou e apenas dos grandes perigos da humanidade,  a obediência e a disciplina podem nos salvar, o amor pode nos salvar.

E como nós vamos fazer isso? Fazendo isso de verdade.

No ano passado no inicio da pandemia no Brasil existiu um movimento não governamental  de pessoas comuns,  um movimento onde as pessoas se colocavam nas redes sociais e faziam isso de verdade, "se você precisar de alguma coisa conte comigo", muito amoroso e compassivo jovens colocavam bilhetes nas portas dos apartamentos dos mais idosos num movimento de verdadeira solidariedade, isso foi um lindo movimento constelatório dizendo "Além do Aparente Eu vejo Você", você pertence, eu vejo você e não existe mais abandono.

Quando as pessoas ficam com medo e todo o corpo de dor , os vírus mesmo aqueles muito conhecidos pelo nosso organismo, podem adoecer. Quando nós estamos inseguros, tristes, melancólicos e angustiados o nosso sistema imunológico  fica desorientado, fragilizado e disfuncional e muitas vezes ele nos ataca em vez de nos proteger como nas doenças alérgicas eles entram em conflito e recuam, então vem as doenças virais.

É muito lindo como o nosso corpo é sábio e para fortalecer o nosso sistema imunológico inserimos vitaminas  por que os nutrientes ajudam o nosso sistema imunológico ficar em equilíbrio.

É comum pessoas em conflitos de relacionamento ou em alta demanda com filhos e conjugues, que trás alta demanda energética ter anemia, os pesquisadores relatam que o ácido fólico 5 mg é fundamental para a recuperação em qualquer idade , principalmente os idosos, mas também jovens, adolescentes e crianças .

Olinda Guedes.

Aula de Constelações épicas 13/03/2021

Gostaria de deixar meu relato de como essa aula fez profundo sentido para mim, trato o sintoma da depressão a mais de 20 anos com medicamentos e tenho um filho também com o mesmo sintoma há 7 anos, a busca, o desespero e medo de perder meu  filho  me trouxeram ate aqui e sou muito grata por agora enxergar de onde vem tanta dor e sofrimento, sem julgamento as mães do meu sistema tiverem sempre que ser mães de suas mães e quanta falta esse colo nos fez, hoje pude visualizar a imagem de Nossa Senhora de Fátima e me trouxe muita luz e me completa. Meu desejo do fundo do coração é que eu possa ser uma mãe funcional para meus filhos e tenho me empenhado para isso, compreendendo que a vida precisa ser uma constelação diária, sistêmica.

Fazem 10 anos que faço uso de vitaminas e ácido fólico indicado por um médico Hematologista que ao ver meus exames na época, com a ferretina abaixo do mínimo ele me explicou que precisaria fazer uso dela para sempre, associada a vitamina C, pois tenho um sintoma Talassemia, uma doença hereditária que resulta na anemia.

Sou bisneta de italianos que migraram para o Brasil em 1888.

Talassemia, também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária trazida para o Brasil pelos habitantes dos países banhados pelo mar Mediterrâneo (portugueses, espanhóis, italianos, gregos, egípcios, libaneses).

Muita muita Gratidão !

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.