Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ENTENDENDO MELHOR A TEORIA E A PRÁTICA

ENTENDENDO MELHOR A TEORIA E A PRÁTICA
Beatriz Bristotti Bovo
mai. 12 - 3 min de leitura
000

O estudo da teoria em qualquer aspecto é o que nos traz a base para construirmos o alicerce do nosso trabalho como pessoas e profissionais. É o que nos faz entender por onde começar, por qual caminho ir, aonde estou falhando, como posso melhorar, entender, é o que acende um sinal de alerta para o que aquele sintoma quer dizer ou mostrar.

Mas é a pratica que nos traz a dinâmica de olhar a solução, que faz seguir com os movimentos. 

Se olharmos apenas as teorias nos tornaremos mecanicistas e não ajudaremos o nosso cliente a mergulhar fundo em seu despertar.

Com o estudo prático teremos um olhar atento, mais observador, investigativo e dinâmico em relação ao que estudamos na teoria. São as aulas práticas que nos possibilitam contemplar e admirar com atenção, quais caminhos podemos seguir dentro de uma constelação, qual é o movimento que trará mais coerência para seguir, como é para o cliente fazer essa caminhada.

É o movimento do eu sei, do agora eu vejo,  é como participar de uma constelação, é o despertar do porquê.

É na pratica também que podemos observar o respeito que devemos ter pelo cliente e pelo tema constelado, é dar um passo por vez, entender que como terapeutas abordaremos temas diversos, doloridos e profundos, e alguns “apenas” existenciais, mais que nunca saberemos o tamanho do corpo de dor do cliente, os emaranhamentos, e o porquê ele carrega isso.  

Por isso, não podemos simplificar,  atropelar o que está além do aparente, ou  apenas pensar teoricamente. É o que traz o olhar da sensibilidade, do estar de sobreaviso ao campo e tudo que ele tem para nos informar, são movimentos de um quebra cabeça que vão trazendo reflexão e a sugestão do "agora posso fazer diferente".

No livro do Bert Hellinger 'Pensamentos a caminho' ele mostra diversas formas de caminhar,  algumas impressões, descrições, e reconhecimentos que nasceram no caminho da prática, pensamentos intuitivos e observação do cotidiano,  que se revelaram na melhor maneira colocar a nossa vida em um maior estado de presença e observar o que é essencial.

Neste livro, Hellinger faz a seguinte colocação:

“Só o imperfeito pode evoluir. O perfeito já se estagnou, cristalizou-se. Portanto só o imperfeito tem futuro.”

Perfeito, significa feito até o fim portanto acredito que Bert quis dizer com esta frase que nada é feito até o fim, que nenhuma teoria é absoluta, sempre estaremos aprendendo e em evolução, a teoria pode indicar o caminho, mas não o caminhar!
Stephan Hausner um dos primeiros seguidores de Bert Hellinger desenvolveu a sua forma de olhar para as Constelações Familiares, que agregou muito para as técnicas e teorias que temos hoje.  

Hausner trouxe uma nova visão para as Constelações, assim como o próprio Bert, que depois de um tempo mudou seu posicionamento.

Por isso, estude bastante na teoria, alicerce bem sua casa, mas a construa   também na prática, e a finalize praticando sem medo de errar.

Sugiro também que para melhorar sua casa ao longo do tempo, nunca deixe de observar, se atualizar e nunca se prenda às verdades absolutas, pois elas vem do ego, e o ego não combina com a entrega que precisamos ao constelar.  

A prática não leva a perfeição, leva a novas visões, novos caminhos e soluções.

Desejo uma linda caminhada a você com muito florescer no caminhar.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.