Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O EQUILÍBRIO - SEXUALIDADE E AFETIVIDADE

O EQUILÍBRIO - SEXUALIDADE E AFETIVIDADE
André Deluca
out. 17 - 3 min de leitura
000

Sexualidade e Afetividade, dois pilares importantíssimos que precisam ser muito bem observados para a construção de um relacionamento  saudável.

Baseado em minha pouca experiência de vida, na observação dos relacionamentos que são construídos e desfeitos ao meu redor e também ouvindo as histórias sobre as relações das gerações passadas, percebo que o desequilíbrio entre a sexualidade e a afetividade vem aumentando nas relações conjugais.

Sinto pelas histórias que ouço que nas gerações anteriores o ato sexual era conservado para um momento em que o casal já tinha certa intimidade e confiança um no outro, me fazendo acreditar que o contato existente entre o homem e a mulher até chegar a tal momento se construía uma afetividade muito maior em comparação com aos dias de hoje, onde as pessoas estão muito mais livres do preconceito social para fazer sexo sem compromisso.

Vi ao longo da vida muitos relacionamentos serem construídos após o sexo sem compromisso, acompanhado da carência por atenção que as pessoas tem sentido dentro desse novo mundo, onde nunca na história estivemos tão perto dos que estão longe e tão longe dos que estão perto. As vezes por causa dessa carência que tantos de nós sofremos esquecemos de analisar como será o futuro de uma união entre duas pessoas e apenas desejamos não estar sozinho e, é ai que as coisas podem complicar.

Pois desse modo, relações são construídas com base em expectativas da entrega do parceiro, e não lembram que uma relação só é forte quando construída com doação, entrega e respeito.

O equilíbrio entre a sexualidade e a afetividade numa relação é de extrema importância, pois é na sexualidade onde existe a maior conexão entre um casal. O que me leva a crer nisso é o momento do ápice sexual onde durante o orgasmo o indivíduo não tem controle sobre o próprio corpo, ficando completamente entregue, e só com afetividade que se pode receber alguém que se entrega assim, por completo, e tratá-lo com amor.

O equilíbrio entre esses dois pontos é de extrema importância para manter a ordem em todas as áreas de uma relação conjugal. Um casal que se conecta em sua mais plena natureza e se cuida com afeto em sua intimidade, estará pronto para serem parceiros e enfrentar todos os obstáculos que surgirão em sua jornada.

É muito prejudicial ter um desses pontos em excesso em comparação ao outro. A sexualidade sem afeto pode trazer sérios traumas para ambos, pois ela pode se tornar uma válvula de escape para esquecerem ou até mesmo mascararem alguns problemas que deveriam ser tratados com dialogo e afeto.

Lembrando que apenas o afeto sem a companhia da sexualidade em uma relação pode ser o fim de um dos pilares que une um casal, tornando-os não mais amantes, mas sim amigos ou até mesmo um casal que se trata como irmãos, trazendo desequilíbrio para a família e confundindo os filhos que os veem como exemplo de como se vive a união entre um homem e uma mulher.

 

Por: André Deluca

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.