[ editar artigo]

ESTADO DE PRESENÇA: CONSTELANDO COM O TUTORIAL PARA MANUSEAR A PLATAFORMA

ESTADO DE PRESENÇA: CONSTELANDO COM O TUTORIAL PARA MANUSEAR A PLATAFORMA

Em meu primeiro dia de aula, após participar da imersão em constelação sistêmica, participei de um tutorial em que seríamos informadas de como utilizar a plataforma de estudos.

Em meio as informações e com estado de presença ao que era apresentado, com o coração aberto, vieram muitos insights de dinâmicas (e movimentos) para desenvolver no meu trabalho como nutricionista; estava sendo fantásticas aquelas percepções, pois foi para isso que eu vim fazer mais um curso de constelação.

Envolvida com tudo, maravilhada e, posso dizer que até empoderada após a semana de imersão em Constelação Familiar, nem percebi que estava ligada no 220 hertz, ou seja, totalmente envolvida.

Havia assistido a aula Bônus na sexta à noite, (escuta sistêmica), no sábado, acompanhado a Olinda as 10 H (em uma aula ao vivo), as 12H (no Instagram  com Olinda fazendo entrevista) e as 15 h aconteceria um tutorial. E eu estava lá novamente. E olha que esse tutorial foi das 15 H foi até, mais ou menos, às 19H.

Pensa bem..., como ficar tanto tempo ali, observando os detalhes para usar uma plataforma de estudos, depois de passar tantas horas ouvindo sobre constelação, e consequentemente em frente a um computador.

Houve até reclamação do marido, sim, por dedicar tantas horas sem prestar atenção ao que me rodeia. No entanto, o envolvimento era tanto, a escuta era tão ativa que fui constelada com um comentário da tutora Sizumi, que contava a história de um dos seus familiares e nessa história, apareceu a palavra desperdício.

Me chamou a atenção por ser nutricionista, mas aquilo me tocou tão profundamente que comecei a chorar. E a frase que virou a chave foi: “ nada se perde, tudo se transforma”. Com essa informação consegui, acredito eu, modificar algo em mim.

E olha que já havia ouvido essa frase milhares de vezes, lei de Lavoisier,  “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Mas, naquele momento, veio com clareza a informação, não há desperdício, e nem precisa de ter excesso, tudo é um equilíbrio. 

Me percebi olhando para minha vida: quantas vezes me entreguei profundamente e até excessivamente a algumas atividades que “eram importantes”! Isso porque vinha a mente que não poderia desperdiçar tempo, fazendo coisas que não seriam “produtivas”.

Quem disse que me daria ao luxo de dormir depois do almoço (como diz a Olinda), tirar um cochilo, para mim, era perda de tempo dormir durante o dia.

Hoje, pasmem, estou fazendo a minha cesta. E olhem que sou nutricionista, sempre soube da importância desse descanso pós almoço. Ou seja, hoje, algumas atitudes minhas já mudaram, eu estou mais observadora do que me acontece no  meu dia a dia, no que diz respeito a essa questão.

Vale observar que tudo está sendo visto com muita tranquilidade e paz. E por falar em paz, outro insight que me veio durante o tutorial, foi outra frase que a Sizumi disse ao explicar que devemos levar o curso adiante, tomando em consideração o nosso tempo.

E a frase é “se der paz faz, se não der não faz"... E essa frase, rendeu até um post no instagram, onde coloco a mesma e me remeto as questões do comportamento alimentar.

Sim, todas as questões que observo para mim me trazem insights para situações de atendimento nutricional. A questão do desperdício me trouxe à tona algo que lido no dia a dia de atendimento, que é a questão do equilíbrio, nem excesso, nem desperdício. 

A questão da paz para executar as atividades de mudança de comportamento é crucial. Quando fazemos mudanças alimentares conscientes e condizentes com os nossos objetivos, fazemos com paz. E se não tiver paz, não faz,  busca outra forma.  Ou no mínimo, se houver disposição e abertura fazer o movimento para olhar para melhor maneira de fazer.

E vejam vocês como que com apenas uma aula de explicação de uma plataforma quanto aprendizado pude ter. E quantas chaves ainda poderei virar nesse processo de se perceber de forma sistêmica.

 

#tutorialdeorientaçõesimportantes

#vidaconstelatória

#constelandoatodoinstante

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você