Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ESTUDO ORDENS DA AJUDA

ESTUDO ORDENS DA AJUDA
Tania Mara Scheid Carrilho
abr. 26 - 2 min de leitura
000

Estudando o módulo 8, compreendemos as ordens da ajuda. Segundo Berth Hellinger existem 5 ordens de ajuda.

1ª – Você só pode oferecer aquilo que você tem, mas também, só pode pedir aquilo que você realmente necessita. Esta lei é tão certeira, nos faz ser humildes e ao mesmo tempo generosos, ela nos equilibra,  pois não damos o que não temos e não pedimos o que não precisamos, como diz nossa querida mestra Olinda “É lindo”!

2ª – Permanecer humilde dentro do contexto. Tomar a realidade como a realidade é, considerando as circunstâncias. Em toda causa deve-se observar ou estudar o contexto. Segundo Olinda Guedes em seu livro Além do Aparente, a segunda ordem da ajuda é, portanto, permanecer a serviço, em sintonia com as três dimensões da consciência, humildes em unidade e confiantes.

3ª – Considerar que a ajuda só é possível em uma relação de adultos e que quem ajuda não é maior, o ajudado não é vítima ou menor. Nós tratamos o outro como adulto; a ajuda deve acontecer de adulto para adulto, dois iguais seguindo no caminho da realização de um objetivo que é a resolução de problemas.

4ª – Se colocar diante do outro incluindo todo seu sistema. Deve-se ter um profundo respeito e dar a devida importância ao sistema de alguém, não colocar o sistema como errado e o cliente como certo, como diz Olinda Guedes “Você deve se colocar ao lado de quem contra quem se tem uma queixa”. Portanto o constelador deve estar ou se colocar nos dois lados (do cliente e de quem ele está falando). A quarta ordem fala da inclusão; todos tem um bom lugar.

5ª – O não julgamento, é amar o outro, mesmo que nada se modifique. Para ajudar é preciso abrir mão das expectativas para que o outro mude. A quinta ordem da ajuda é não julgar. Você só pode ajudar alguém quando você der a essa pessoa e ao sistema dela e tudo que acontece com ela um bom lugar no seu coração.

#mod08

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.