Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

FELICIDADE

FELICIDADE
Ana Lucia Gonçalves Capellari
mar. 11 - 3 min de leitura
000

Módulo ll – AS LEIS DO AMOR E OS MOVIMENTOS QUE CURAM

“HONRAR OS PAIS E OS ANTEPASSADOS SIGNIFICA CONHECER A HISTÓRIA DELES,CONHECER O QUE SOFRERAM E O QUE FICOU FALTANTE E COMPLETAR ISSO DE FORMA POSITIVA. VIVER AQUILO QUE ELES NÃO CONSEGUIRAM VIVER.” Olinda Guedes

Por muito tempo quando me perguntavam o que eu gostaria de ser no futuro eu dizia: Ser Feliz. Esse módulo me fez olhar para o meu sistema e ver o que me impedia de ser feliz ao ponto de almejar a felicidade. Pude ver que estava presa na  infelicidade da minha mãe, aquela que eu julgava.  

O relacionamento dos meus pais foi bastante conturbado, houveram várias traições por parte do meu pai e minha mãe não tinha forças para sair daquilo.  Mãe de 11 filhos, analfabeta e do lar, totalmente submissa e dependente dele. Eu via a minha infeliz e não achava justo que eu fosse feliz.

Quando os  filhos, meus irmãos mais velhos, ficaram adultos e puderam dar suporte emocional e de subsistência, minha mãe se separou do meu pai, eu tinha apenas 6 anos, sou “temporã ",  fiquei com ela e alguns irmãos que ainda eram solteiros. Meu irmão mais velho assumiu a casa e consequentemente minha paternidade, ele foi minha referência de pai, embora ainda tivesse contato com o meu pai. Hoje vejo que na verdade meu irmão assumiu a função de marido da minha mãe e pai dos irmãos, totalmente fora de ordem.

Também pude ver que existiu exclusão de um irmão, antes que eu nascesse. Meu pai em uma das traições teve um filho com outra mulher e ambos morreram no parto, embora com mais idade eu tenha ficado sabendo dessa história, nem  eu e nem meus irmãos contávamos  esse filho do meu pai como nosso irmão. Aqui mais uma quebra das leis do amor, vejo que a exclusão desse irmão também contribuiu para eu não me permitir viver a felicidade que já habitava em mim.

O estudo das constelações e esse módulo em específico, têm me mostrado meu sistema familiar  como realmente é, as “fichas” vão caindo e eu vou acolhendo e recebendo com amor a história dos meus pais, ressignificando aquilo que me causou dor e julgamentos e vivendo aquilo que eles não puderam viver.

E também, a felicidade que eu tanto almejava na infância? 

Sigo feliz para o mais!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.