Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

A VERDADE SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO

A VERDADE SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO
Edinalva Matos Leal
jul. 9 - 11 min de leitura
010

DADOS DA LEITORA

Nome completo: Edinalva Matos Leal

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas.

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: A verdade sobre o Sofrimento Humano

Autora: Olinda Guedes

Edição: Primeira          Local publicação: Curitiba/PR

Editora: Appris             Ano: 2019

 

. Qual a mensagem global que a autora deixou para você?

Quando adoecemos, existe algo que precisa de atenção. Todos os sintomas, sem exceção, precisam de cuidado, pois é uma forma do organismo mostrar que algo está errado.

Aprendemos com a abordagem sistêmica que tudo, em todo sofrimento, devemos ir para a mãe, pois é ela quem cuida da vida, desde o ventre. Depois ela nos cuida nos braços, no alimento, no guiar, no ensinar, nos primeiros passos, e assim o filho vai seguindo em direção à plena autonomia.

Quando aparece um sintoma, é fundamental observar o seu contexto e quais as intervenções necessárias. Toda doença está além do aparente, como sempre fala a professora Olinda. Devemos estar atentos aos sintomas, quais as causas que levaram ao sofrimento e a relação com seu histórico de vida e com a sua origem. Hoje temos como saber, através do nosso DNA e do código genético, a respeito de algumas doenças que nos acompanham de geração em geração, e com isso podemos ver  os mesmos sintomas em nossos descendentes.

 

. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- Como reconhecer temas; alguns sintomas são emaranhamentos não resolvidos dentro do sistema, que causam dor e sofrimento. Uma memória traumática que surge, um nervosismo, ansiedade, medo, raiva, segredos. Através da terapia sistêmica a reconciliação com os possíveis transgressores que causaram o problema. O sintoma mostra a verdade, coragem e humildade são condições essenciais para a cura.

O que são intervenções sensoriais sistêmicas?  São intervenções que atuam no nível do inconsciente, nas causas dos sofrimentos, atuam no corpo e mente, são técnicas terapêuticas consideradas interversões sensoriais os  florais de Bach, a homeopatia, a meditação, a yoga, as constelações;

2-Educação e saúde; bons professores são excelentes investimentos em saúde para nossos filhos. A felicidade custa um tanto de trabalho. A saúde e a prosperidade também. A pedagogia sistêmica, na escola é muito importante para o desenvolvimento, tanto para o professor como para o aluno. A escola é o espaço mais importante onde acontece uma parte significativa do nosso desenvolvimento e, junto com os pais os professores são essenciais nessa etapa;

3-Morte; a morte faz parte da experiência da existência como um todo. O nascer e morrer são etapas da existência. O entendimento sistêmico nos coloca de forma, serena perante a vida, porque nós acreditamos, experienciamos a eternidade nesse aqui e agora, sabemos que pertencemos, que tudo se transforma, mas que nada se perde;

4-As leis do amor e os movimentos que curam; Pertencimento, é o primeiro movimento sistêmico observado, fazemos tudo para pertencer. Compensação ou princípio do equilíbrio é a segunda lei do amor, sempre a alma deseja retribuir o que recebe. Ordem a terceira lei do amor, quando alguém, por algum motivo, não puder ocupar o seu lugar, outro faz isso;

5-O corpo fala; do ponto de vista sistêmico a saúde existe quando os excluídos tem um bom lugar, o lugar certo em nosso coração. Todos sabemos que os ressentimentos nos fazem manter o sofrimento, aprisionam nossa atenção e nossa possibilidade de viver a paz, a serenidade e a alegria;

6-As expressões populares demostram linguagem do corpo; o organismo é nosso grande aliado que se comunica o tempo todo. O nosso corpo é o lado visível da alma, e a alma é o aspecto invisível do corpo, os sentidos são a expressão dessa conexão. Olhos, nariz, boca, ouvido; esses quatros sentidos, são muito mais que apenas recursos de captação de sensações físicas, são janelas pelas quais entram as percepções sutis da vida. Todo sintoma, toda doença, antes de ser diagnosticada se manifesta como insatisfação, cansaço, tristeza, mágoa, frustração, raiva, desgosto. Qualquer sentimento que nos afasta da vida, da graça de bem aventurança, é um princípio de um sintoma. Um sintoma é um anjo da guarda, é uma bênção. Um sintoma sempre traz oportunidades. Cuidar da vida é uma forma de validar os pais, os felizes, os prósperos e os saudáveis estão reconciliados com os pais;

7-Constelar é completar, compreender, é integrar. A medicação é um recurso, entretanto o que cura é uma ação. Deste modo, quando se coloca um tema para constelar, entramos num processo terapêutico, uma jornada de cura, emergem durante a constelação, o conhecimento de onde ou para que o sintoma está olhando. Desse conhecimento viram as tarefas que deverão ser feita com vista buscar compreender melhor, tarefas para completar, para integrar, cumprir tais tarefas é a ação equivalente a ingerir o remédio.

A cura pede atitude pela mudança, sem movimento, sem transformação, não há cura. A medicina da cura exige além da necessidade, exige empenho, exige dedicação, um milagre depende de resiliência, de flexibilidade, de disciplina e de humildade. Essa é a métrica dos milagres, a sabedoria cura. A métrica de todo sofrimento humano é a ignorância, a ignorância adoece. Saúde também é gestão de ordem. O que deve permanecer? O que deixar ir? O que deve ser ajustado, ampliado?

8-Cabeça, sistema neurológico; nosso sistema neurológico é a teia da vida, por isso está representado por uma rede de sinapses e conexões altamente complexas e precisas. Operações matemáticas, linguísticas, estéticas, artes marciais, meditar, são atividades, que rejuvenescem nosso cérebro e nossa vida.

Cabelo; representa vaidade, autoestima, o poder e a energia mental.

Dentes; É o poder de nossa identidade pessoal, de que quem somos, é a nossa primeira e mais sútil capacidade de conquista, de proteção de autoestima. 

Pele; Identidade pessoal afetiva, carrega nossa fome de relacionamento, de contato, de ser quem somos.

Pescoço; Tem a função de sustentar a razão de coordenar e a emoção de perceber.

Ombro: Os ombros carregam o peso da vida, da responsabilidade, eles nos mostram se estamos ou não em harmonia com relação aos nossos pais.

Costas, coluna: Representam a sustentação da vida. Todas as memórias transgeracionais, a ligação dos aspectos abstratos e concretos da vida, o prazer de existir de sentir.

Abdomen: Carrega a memória de digerir o mundo de interagir com a realidade cotidiana.

Baixo, ventre, pélvis, quadris e genitália; Informam sobre nossa vitalidade, sobre alegria, sobre o prazer de viver, de interagir com a realidade cotidiana.

Braços; A função dos braços é defender, proteger, guiar,

Mãos: mostram a capacidade de realizar, do fazer acontecer de materializar a coisas da vida.

Pernas: sua função é da estrutura, de sustentação, de autonomia, de carregar o destino da vida.

Joelhos: Nossos joelhos carregam a memória sistêmica do orgulho e da humilhação.  

9-SINTOMAS DE MEMÓRIA PESSOAL: ácido úrico alto, a afecções dos ossos, aftas bucais, alergias, anemias, ansiedade, automutilação, bronquite, bruxismo, bursite, cansaço, cisto de Bartholin, ciúmes, colesterol alto, cólica no bebe, conjuntivite, consumismo, consumo de drogas, coriza, dentes quebrados, depressão, dermatite tópica em criança, descontrole de esfíncteres, desemprego, diabetes, disfunções da tireoide, diverticulite, doença de Crohn, doenças na cabeça, doenças no ouvidos, dor de garganta, dor generalizada, dores de estômago, dores nas articulação, escoliose, falar demais, fígado/pâncreas, fobia social, formigamento nas mãos, glaucoma, gordura localizada, gordura localizada na barriga, gordura localizada na lombar, gordura localizada nas coxas, gripe, hérnia umbilical, hipermetropia, hipertensão/pressão alta , infecção urinária, ínguas, insônia, intolerância a glúteo e a lactose, inveja, joanete, labirintite, medo insegurança, miopia,, pedras na vesícula, perda de objetos/pertences, problemas intestinais, problema no nervo ciático, problemas pulmonares, psoríase, retenção de líquidos, inchaço nos pés e pernas, reumatismo, rinite/sinusite, senilidade, sobrepeso, surdez, terçol, terror noturno, timidez, torcicolo, tosse ,trombose, urticaria.

SINTOMAS DE MEMÓRIAS TRANSGERACIONAL

Artrose, asma, assedio, astigmatismo, atrofia muscular, ausência de crescimento, autismo, autoritarismo, azoospermia, bipolar, câncer, celibato, cleptomania, cólica menstrual, comer com moderação, comprometimento cognitivo (deficiência intelectual) compulsões em geral, compulsão sexuais, constipação intestinal, corpo de dor, dependência emocional, desmaio, dificuldade de libido entre casais, dificuldade de aprendizagem, dislexia, doenças autoimunes, doenças no abdômen, dor miofascial, dores nos ombros, ejaculação retardada ou precoce, Ela-esclerose Lateral Amiotrofica,  encoprese, endometriose, enurese noturna, enxaqueca, epilepsia, esquizofrenia, estrabismo, estupro, falta de desejo, baixa libido, fenilcetonuria, fibromialgia, filhos trocados, fobias de inseto, ginecomastia, hemorroidas, hérnia de disco/lombalgia, herpes zoster, joelho- dor, sofrimento, Ler-lesão, por esforço repetitivo, lúpus, medos excessivos, melasma, menopausa precoce, morte precoce no sistema, não gostar de aprender, nódulo ou pólipos, olheiras, pênfigo, perfeccionismo, presbiopia, prevenção, cuidado excessivo para não faltar proventos, problemas circulatórios, vasculares, problemas dentários, problemas na cervical, problemas na lombar, problemas nos rins e trato urinário, roer unhas, ronco, rosácea, síndrome de Sjogren, síndrome de West, síndrome do pânico, síndrome maniforme (mania) síndrome vasovagal, sinusite, seringona, solidão, sonambulismos, tensão pré-menstrual, Toc- transtorno obsessivo compulsivo, tontura, transtorno de personalidade Borderline, transtorno de personalidade repetido há três gerações de mulheres, trapaças nos negócios, contratos não honrados, perdas, tristeza, melancolia, tuberculose, varicocele, vícios em jogos, vitiligo, xantelasma.

Compulsões: quando alguém sofre de compulsão, atua em sua mente inconsciente uma vontade muito grande de viver. Casos das compulsão sexuais, o risco de vida torna-se intenso, muitas vezes levando a homicídios;

10-Como ajudar: A cura é possível. A cura é jornada. Os sintomas são presentes e que não devemos nunca nos considerarmos fracassados, humilhados, má sorte por tê-los. Porque eles são, antes de tudo, oportunidades evolutivas. A metodologia das constelações é conjunto de recursos, de eficácia comprovada, que nos permite conhecer sobre memórias sistêmicas, os registros emocionais que estão no nosso DNA e, por meio do conhecimento da verdade que se revela saber quais tarefas cumprir para curar os sintomas, os movimentos certos em direção à solução.

. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual o tópico, qual ideia? - cite o capítulo, pagina e a ideias).

Para ser um constelador: pag. 133. Para se tornar um constelador, um bom terapeuta sistêmico, é fundamental estudar diversas abordagens sobre personalidades, sobre desenvolvimento humano, e pesquisar ferramentas de intervenção para poder efetivamente trabalhar para o cliente. A partir das informações da leitura, o aprendizado tem sido muito enriquecedor em meu trabalho como terapeuta holística.

. O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

A felicidade pode ser aprendida, e ela se aprende através do amor.

. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Dedicar-me ao estudo das diversas abordagens usadas no desenvolvimento das constelações sistêmica.

. Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?

Daria um grande abraço como amor e gratidão, obrigado

#fichamento

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.