Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

FICHAMENTO - A FONTE NÃO PRECISA PERGUNTAR PELO CAMINHO

FICHAMENTO - A FONTE NÃO PRECISA PERGUNTAR PELO CAMINHO
Edinalva Matos Leal
jun. 1 - 14 min de leitura
020

NOME: Edinalva Matos Leal

CURSO: Constelações Sistêmicas

DATA DE INSCRIÇÃO: 16.04.2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

TITULO: A fonte não precisa perguntar pelo caminho

AUTOR: Bert Hellinger

EDIÇÃO: Primeira

LOCAL PUBLICAÇÃO: Patos de Minas - MG

EDITORA: ATMAN  

ANO: 2005

Mensagem global do autor:

A suas ideais e afirmações são diversificada, e quão clara elas descrevam os efeitos dos veículos das dinâmicas e fenômenos sistêmico e, observações de pesquisa e conhecimento e práticas, de possíveis soluções dentro de um sistema.

1-Caminho do conhecimento;

 A verdade dentro de um trabalho de constelação a verdade vem átona o constelado tem a percepção do fato, através do olhar, para e constelar novamente tem que ter um fato novo.

O dialogo ocorre quando ambos estão na mesma sintonia e há uma compreensão uma experiência sobre o amor um enriquece o outro.

Percepção e pensamento; quando uma percepção se acrescenta à outra, elas se complementam mutuamente, o pensamento se origina da percepção.

A compreensão através da renúncia; o procedimento não tem saber ou temor é baseado no todo querer e a luz vem à tona e a verdade se torna um acontecimento se completa na ação.

A amplidão; devemos olhar para além do problema, estamos ligado a algo maior, precisamos olhar além e incluir o novo e nossa intenção, percepção e também e abri-nos então existe um caminho para fora daquilo que talvez pareça ser insolúvel na família, se pode ir além da terapia familiar, isso se torna possível se nos deixamos conduzir pelo movimento em direção a algo maior.

Constelação e ação; em uma constelação forma-se uma imagem e esta imagem deve mergulhar na alma e depois de cento tempo, fica claro a ação certa e a solução certa,

Padrões de pensamento e destino; Rupert Sheldrake-escrevem em seus livros as propriedades e o efeito dos campos morfogenéticos, isto é campo de força que determinam certas estruturas, que se pode ver diretamente nas constelações familiar, como o campo atua.

2-Semtimentos;

Os metassentimentos, existem sentimentos nos quais podemos confiar, esses tem característica determinadas, são sem emoção, totalmente claras, coragem, humildade sabedoria, o terapeuta trabalha com esses sentimento.

Raiva, desespero, amor; raiva um sentimento de movimento interrompido precocemente, no qual a criança não pode prosseguir, através da raiva nós nos colocamos acima de nossos pais ilusoriamente. O amor e a raiva os dois sentimentos estão ligados, esse amor é mais doloroso que a raiva, é o sentimento mais doloroso que existe, por que é vivenciado junto com a sensação de total impotência

3-Alma;

Ordens da alma; a família tem uma alma em comum e uma consciência em comum. Essa alma essa consciência observam três ordens fundamentais;

Primeira ordem fundamental é, cada um no sistema vivo ou morto tem o direito de pertencer, alma da família não faz diferença entre o bom ou mau, e quando negado o direito de pertencer, então alma ou a consciência da família procura restabelecer a ordem através de uma compensação.

A terceira ordem fundamental exige que aquele que estiveram antes no sistema tenham procedência em relação aos que vieram depois.

Doença e alma; uma separação da mãe ou acidente que ameaçou a vida mais tarde tem efeito, não somente na alma como também no corpo, reconcilia-o com isso concordar com o que foi então, emaranhamento com o destino encontrar um alivio ou uma cura também para o corpo.

Dimensões da alma; a alma que sentimos no nosso corpo, que nos move, vai além de nós por que sem a alma não existiria nenhum intercambio com o mundo exterior e com outros seres humanos, há mais coisa que estão em jogo além da alma, familiar parece que existe um campo, Sheldrake denomina campo morfogenéticos no qual nos movimentamos, é um campo que armazena memorias.

O sentido da vida; pressupõem que a vida não tem seu valor em si mesma, mas naquilo para que serve.

4-Destino;

A consciência coletiva é uma instancia que não atua pessoalmente, mas coletivamente isto é uma instancia da qual participam igualmente vários membros da família, essa consciência abarca os filhos, os pais, os irmãos, dos pais, os avos, algumas vezes em ou outro dos bisavós e todas as pessoas que através da desvantagem ou prejuízo possibilitaram vantagem a outros do sistema, dentro desse grupo ou desse sistema, a consciência atua como uma instância  que vale para que nenhum dos membros seja excluído, portanto se um dos membros não é reconhecido ou é esquecido então a consciência vale para essa pessoa seja  representada por outra membro da família, isso fica sendo então o destino desse membro, sem que ele saiba disso.

Consciência pessoal, quando olhamos para a consciência pessoa consciente, vemos que seque três necessidades no fundo é idêntica a essa necessidade.

Primeira necessidade é de pertinência; a consciência vela pela pertinência, se faço algo que coloca em perigo a pertinência fica com a consciência pesada. E isso faz muda o comportamento de tal modo que possa torna pertencer. A sensação de inocência significa aqui nada mais que tenho certeza de que posso pertencer.

Segunda necessidade é o equilíbrio entre dar e o tomar, essa necessidade possibilita o intercâmbio entre os membros de um sistema, por este veiculo a uma necessidade de pertencer. A terceira a necessidade de ordem, hierarquia, disciplina, respeito e honra.

Consciência coletiva, tem a necessidade da pertinências de todos os participantes, não é um indivíduo que tem essa necessidade, mas um coletivo.

5- tomar a vida;

 A consciência é que esta principalmente em oposição ao toma a vida e felicidade, por que frequentemente nos transmite a sensação de inocência, quando queremos sofrer no lugar de outro sem que isso lhe traga aliviou os ajude, ao contrário frequentemente nos sentimos culpado quando tomamos a vida, por isso a vida plena e feliz é uma conquista da alma.  

Auto realização e perfeição;

Ela começa quando se está em harmonia consigo mesmo, esse é primeiro passo. Muitos estão em conflito interno não estão contentes consigo mesmo, quando se investiga isso pode-se ver expulsaram um dos pais de seu coração ou até os dois, então estão desligado da fonte de sua vida, quando alguém está desligado de um de seus pais tem sempre a metade da força vital.

Depressão é sentimento de vazio não de luto, tem uma sensação de vazio significa que falta um dos pais, então somente a metade está preenchida.

Bem; este é o primeiro nível de perfeição, é alcançado quando todos, os que pertencem ao meu sistema tem um lugar em meu coração, a ele pertencem a avôs, tios, tias, todos que deram lugar para mim, os repudiados, os desprezados, e quem quer que seja que ainda pertença a ele, se apenas um fica excluído, sinto-me incompleto.  Quando todos estão em meu coração sinto-me completo.

Culpa e inocência;

A pior culpa que experimentamos é quando fazemos algo que coloca em perigo a nossa pertinência à família de origem, portanto, o medo de exclusão é o pior sentimento de culpa.

6-Odens na família;

Quem pertence ao sistema familiar, os irmão vivos e mortos, os pais, e os seus irmãos também vivos e mortos, todos aqueles que deram lugar para outros, exemplo marido, anterior ou uma mulher anterior dos pais, ou avos. Os bons e os maus, alguns excluídos, do sistema.

Pai e criança;

O pai está sempre presente na criança, quando eu rejeito o pai, rejeito também a criança. A criança sente isso e fica dividida, não pode ficar completa.

Benção; a benção só pode vim dos pais ou dos avos, esse movimento da vida passam dos pais para o filho.

7-O que causa as doenças e o que curam;

O amor que faz adoecer e o amor que cura, doença grave como, câncer, estão relacionadas com o emaranhamento, no destino do membro de uma família. Existem três dinâmicas básicas que induzem a doença grave ou acidental ou o suicídio nas família, quando algum “eu sigo você” quando um pai ou uma mãe morreu prematuramente, então um filho tem a necessidade de sequilho na morte e em seu destino, então ele diz “eu sigo na morte” segunda dinâmica que induz a doença graves e acidente e suicídios, melhor eu do que você, eu o faço por você. A terceira dinâmica é a expiação de uma culpa seja uma culpa pessoal ou uma substituição pela culpa de outro, quem deseja expiar não olha para aquele que foi objeto de sua culpa ou da culpa de outros.

Doenças como processo de cura para alma;

As vezes as doenças são vista como algo mal, mas ao mesmo tempo são também, processos de cura para alma, e também uma forma de elevar-se e cumpri o seu dever.

Anorexia e bulimia; quando a anorexia está melhorando torna-se as vezes, bulímicos, quer dizer, comem e vomita, esse conflito interno entre ir e ficar. Essa bulimia é curada quando a criança toma de ambos os genitores, principalmente o pai.

Alergias; estão ligadas a um movimento interrompido prematuro ou em direção á mãe e as vezes em direção ao pai.

Asma; é consequência de um movimento interrompido em direção ao pai.    

Psicose; quando alguém da família foi excluído ou esquecido quando um conflito em dos membros da família.

8-As constelações familiares e os movimentos da alma;

É um método muito comedido, a responsabilidade daquilo que vem à luz resulta cada passo para uma solução dentro do campo, no sistema familiar Rupert Sheldrake fala de campo morfogenéticos, isso quer dizer que nesse campo de força continua agindo como compulsão, certos padrões que estavam ali antes, tem uma ressonância e continua agindo e repetindo, provavelmente também e assim nas famílias que certos padrões se repetem da força do campo não existem nenhum impulso que rompa isso, é importante que o cliente saiba que aqui se trata de um processo vivo, no qual se exige dele um passo de crescimento.   

O que advém da constelação familiar; quando se constela uma família, pode se descobrir os emaranhamento em que estão envolvidos, os seus membros.

A alma indica o caminho; as constelação familiar são resultado de atitude fenomenológica, o acontecimento em se fica fora do terapeuta. Os representantes movem-se sob impulso da alma, e encontrar solução que está além da influência do terapeuta,

Para a constelação família devem se ter alguma informação e assunto referente o constelado, todas as informações de que necessita para começar. Por isso nesse trabalho deve-se fica aberto para o novo.

9-procedimanto sistêmico; no procedimento sistêmico trata-se de conseguir enxergar o completo e o todo, por isso olho primeiro para aqueles que estão excluído do sistema, para os membros da família aos quais é negado o reconhecimento ou para aqueles que é negado o amor, portanto tomando partido pelo todo os outros também entram em contato com os excluídos.

Os limites da constelação familiar;

Com ajuda da constelação familiar encontram frequentemente pelas soluções nesse trabalho não pode ir além de que posso.

A cura como dadiva;

Onde da dá certo ou onde é alcançado, é uma dádiva, como um milagre que não se tem na mão. Mas onde se trata dos grandes destinos, de vida ou morte de emaranhamentos e culpa ai não se pode ir de acordo com um plano. Aqui onde a cura é solução tem êxito, existem força em ação que vão além do individual.

10-frases de solução;

As frase de solução, são algo que vai além da constelação, são passos próprios são elas que trazem o verdadeiro resultado, o campo fornece a solução, as frases não são inventada elas vem da ressonância, elas se transformas também de acordo com a vibração da alma.

As profundeza da alma;

Esta além da nossa compreensão, compreender soluções para as quais a alma nos conduz sem que possamos prever para onde nos conduzem finalmente.  

3- Sentido da vida pag.56

A pergunta pelo sentido da vida pressupõe que a vida não tenha valor em si mesmo, mas naquilo por que serve. Entretanto, a vida emerge e está ai, e tem valor porque esta ai, não por outro motivo, tem valor por se mesmo, este é o meu pensamento. Aquele que não está paz consigo mesmo pergunta pelo sentido da vida. Quem está em paz consigo mesmo não faz essa pergunta.

A onde você estiver, se você estive bem com você, tudo a sua volta está bem também, nós somos energia, emitimos a nossa vibração de acordo com as nossas ações, e a vida é você que direciona seu estado de ser com a sua ressonância.

4-A minha forma de aceitação dentro do sistema família, respeitando cada um com são, e honrando os meus antepassados e colocando cada um dentro da sua hierarquia com amor e gratidão por todos.

5-os laços de família; devemos estar sempre atento para não jugar, respeito pelo outro, usar a lei da compensação dar e receber e sabe se colocar em seu lugar de origem dentro do sistema, não ir contra alei da hierarquia, e da ordem, e saber que o é a base de cura é o amor.

Bert Hellinger; imensa gratidão por este ensinamentos maravilhosos.

Izabel: como conhecimento e estudo em relação a constelação sistêmica.

Hugo: um amigo que está sempre buscando conhecimento

Camila: como presente, para desvenda os conhecimento em relação as constelações.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.