Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

FICHAMENTO DE LIVRO - A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS

FICHAMENTO DE LIVRO - A CIRANDA DAS MULHERES SÁBIAS
Soraia de Araujo Victal
mai. 9 - 5 min de leitura
000

Dados do leitor

Nome completo: Soraia de Araújo Victal

Curso: Formação em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes

Turma 2

Data: 04/05/2021

 

Dados do exemplar lido

Título: A Ciranda das Mulheres Sábias.

Autora: Clarissa Pinkola Estés.

Editora: Rocco                                       Ano: 2007

 

Questões orientadoras para o fichamento

1- Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

A autora aborda o arquétipo da mulher sábia que pertence as mulheres de todas as idades e se manifesta sob formas e aspectos singulares na vida de cada mulher.

 Ser sábia não chega de repente perfeitamente formada e se amolda como uma capa sob os ombros de uma mulher de determinada idade. A sabedoria não vem dos livros, de cursar uma faculdade, vem da ancestralidade, de vivências coletivas e da memória coletiva. 

A grande clareza e percepção, o grande amor que tem magnitude, o grande autoconhecimento que tem profundidade e amplitude, a expansão da aplicação refinada da sabedoria, tudo isso é sempre uma obra em andamento, não importa quantos anos de vida a mulher tenha acumulado.

2- A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- Sem dúvida, uma ocasião especial é qualquer ocasião à qual a alma esteja presente;

2- Ser jovem, enquanto velha e velha enquanto jovem, o que significa estar plena de um belo conjunto de paradoxos mantidos em perfeito equilíbrio;

3- Os atributos paradoxais do que é a grande madre, são principalmente ser sábia e ao mesmo tempo estar sempre à procura de novos conhecimentos; ser cheia de espontaneidade e confiável; ser loucamente criativa e obstinada; ser ousada e precavida; abrigar o tradicional e ser verdadeiramente original;

4- Os fundamentos do que é “grande”, em oposição ao que é “apenas comum”, são conquistados no início da vida, no meio ou mais tarde, muitas vezes mediante enormes fracassos, elevações do espírito, decisões equivocadas é recomeços impetuosos;

5- Quando uma pessoa vive de verdade, todas as outras vivem;

6- Quando uma criatura resolve se dedicar a viver do modo mais pleno possível, muitas outras que estiverem por perto se “deixarão contagiar”;

7- Uma bênção não faz com que você ganhe alguma coisa, na verdade, faz com que você use alguma coisa, algo que você já possui, o dom que nasceu junto com você no dia em que você chegou na Terra;

8- Que sempre consigamos resistir a quaisquer falsidades coletivas que procurem anular a visão e audição da alma;

9- Por maiores que tenham sido os golpes ao seu cerne, as avós ainda consideram que o amor profundo é a maior cura e o objetivo supremo, o maior cultivador da alma;

10- Ser uma grande avó significa ensinar os caminhos do amor e da compaixão aos mais novos, porque os conselhos e advertências da avó com frequência podem ajudar a impedir deslizes dos mais jovens de imediato mais sábios, conseguem ajudar a extrair  sentido daqueles deslizes quando resultam em desnorteamento ou tristeza.

3- Considerando a realidade onde você vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

Página 28 

Dentro da psique de muitas mulheres existe algo que entende intuitivamente que o conceito de “curar” está incluído na palavra “saúde”. Quando ferida, ela se torna “cheia de cura”, cheia de recursos de cura, o que significa que algum, filamento vibrante, gerador de vida, no seu espírito e na sua alma se move persistentemente na direção de uma nova vida, seja em busca de muitos tipos de forças, seja na reconstituição da dignidade perdida, seja na criação de um novo tipo de integridade, diferente da que havia antes. Essa força interna é cheia do impulso pelo bem-estar.

Percebo que essa intuição de curar-me já fez parte da minha caminhada algumas vezes. Quando dei um final a dois casamentos abusivos e precisei ressurgir das cinzas como uma fênix. E no meu final de carreira de professora quando desencadeou uma forte crise de pânico onde precisei  reestruturar minha vida emocional para continuar vivendo.

4- O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

Com a leitura deste livro percebi que muitos entraves que passamos ao longo das nossas vidas são bênçãos que servem para lembrarmos quem somos e com isso fazermos bom uso da magnitude que nasceu embutida no nosso eu precioso e indomável.

5- Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Me comprometo a viver de um modo mais pleno possível para que outros também se inspirem.

6- Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?

Este livro é inspirador para que nós mulheres saibamos da força que temos para curar a nós mesmas e aos nossos familiares, amigos e todos que precisarem da nossa ajuda.

7- Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Sugiro este livro para todas as mulheres para refletirem sobre o quanto somos poderosas, fortes, intuitivas e estamos sempre vivendo um infinito aprendizado para sermos cada vez melhores como pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.