Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

FICHAMENTO DE LEITURA -O PODER DO TOQUE

FICHAMENTO DE LEITURA -O PODER DO TOQUE
Soraia de Araujo Victal
mai. 31 - 5 min de leitura
000

Dados do Leitor

Nome completo: Soraia de Araújo Victal.

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes. Turma 2.

Data: 21/05/2021

Dados do exemplar lido

Título: O poder do toque

Autor: Phyllis K. Davis

Edição: terceira                    Local de publicação: São Paulo

Editora Best Seller                Ano: 1991

Questões orientadoras para o fichamento

1- Qual a mensagem global que o autor deixou para você?

Em nossa sociedade, o contato físico é tão inibido quanto a expressão do amor. No entanto, mais que apenas uma necessidade biológica, o tato é também um instrumento de comunicação. Os diversos tipos de toque formam uma linguagem, com a qual somos capazes de transmitir mais carinho em cinco segundos do que com cinco minutos de um discurso bem elaborado.

2- A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

1- A busca do amor inicia-se como uma jornada ao intimo e depois se manifesta em nossas demonstrações exteriores. No entanto, pode-se trabalhar na jornada interior e nas demonstrações exteriores ao mesmo tempo – não só enfrentando nossos próprios problemas, nossa própria dor, nossas próprias emoções, mas também, ao mesmo tempo, ajudando aqueles que entram em nossa vida com seus problemas, sua dor, e suas emoções e sua necessidade de contato físico.

2- Em nossa vida, o contato físico desempenha um papel importante, ainda que ambivalente. Embora também nos cause medo, experimentamos uma profunda ânsia por ele.

3- Em nossas relações interpessoais, demonstramos o amor por meio de gestos ternos, gentis, afetuosos. Revelamos o amor usando palavras positivas, encorajadoras, solidárias, mas confiamos mais nas expressões de amor manifestadas por contato físico.

4- Quando alguém o abraça ou acaricia, você sabe o que esse alguém sente em relação a sua pessoa. Trata-se de uma atitude que não permite escondermos com facilidade o que sentimos. O contato físico fala diretamente ao coração.

5- Ao pararmos de oferecer nosso amor e de tocar, por qualquer motivo, começamos a comprometer não apenas o bem estar dos outros, mas também o nosso. Tocando afetuosamente, não há como perdermos; só temos que ganhar. Talvez algumas pessoas se esquivem ao nosso contato físico, mas outras o receberão com alegria. Optemos por aperfeiçoar essa nossa maravilhosa capacidade tocando aqueles de quem gostamos, a quem amamos, dessa forma atraindo a nós o afeto, os sentimentos ternos e a atração física de que precisamos.

6- Quando estamos sofrendo, tristes, deprimidos, experimentamos a necessidade de ser abraçados, porque nossa pele, nosso corpo, recorda a sensação e como nos ajudou. Associamos amor a contato físico e, como nossas células guardam as lembranças, nós desejamos esse contato. A reação a tal desejo depende de nossa idade, de nossa subcultura, da família, dos amigos e do reconhecimento de nossas necessidades e desejos.

7- Não proporcionamos a nossos filhos contato afetivo suficiente para que eles distingam entre contato afetivo e contato sexual.

8- Os homens insistem em pensar no contato físico como apenas um gatilho sexual.

9- Quando tocamos em alguém necessitado, estamos curando-o ou proporcionando-lhe o alívio requerido. Podemos ajudar não apenas física como emocionalmente.  

10- Nos primeiros dois minutos em você restabelecer contato com alguém de quem gosta, toque de forma afetuosa.

3- Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?

Pág. 137 – Capítulo 9 – O toque terapêutico

O contato físico transmite amor, consciente ou inconscientemente, e pode desencadear alterações metabólicas e químicas no corpo, as quais ajudam a curar. A estimulação tátil e as emoções podem controlar a endorfina – um hormônio natural que alivia a dor e assim nos proporciona uma sensação de bem estar.

Quando estava em tratamento da síndrome do pânico, fobia social e depressão um dos procedimentos que a psiquiatra indicou foi receber massagem pelo menos uma vez na semana para controlar a endorfina para proporcionar uma sensação de bem estar e assim aliviar a dor da alma. E assim fiz. Realmente fez um verdadeiro milagre em meu tratamento.

4- O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

Com a leitura deste livro percebi o quanto o contato físico, o toque é tão importante para nossa vida, o quanto é terapêutico. Com isso, passei a abraçar mais as pessoas que amo.

5- Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Me comprometo a aliviar e curar minhas dores com massagens e as dores de quem eu amo e de quem me procurar e que esteja precisando de um toque terapêutico.

6- Se você encontrasse o autor do livro, o que diria a ele?

Com os ensinamentos deste livro pude refletir  o quanto o toque pode salvar vidas, curando doenças e relacionamentos.

7- Enumere três pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Recomendo este livro para todos aqueles que querem curar suas vidas e seus relacionamentos.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.