DADOS DA LEITORA
Nome completo: Ione de Fátima de Souza da Silva
Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas
DADOS DO EXEMPLAR LIDO
Título: O que traz quem levamos para a escola?
Autora: Olinda Guedes
- Qual a mensagem global que o autor deixou para você?
Todos os pais são bons para seus filhos e são os pais certos. Todas as crianças difíceis querem nos mostrar algo. É preciso olhar para além do problema, pois, somente assim podemos enxergar o que se apresenta. Eu só consigo ajudar estando no meu lugar de professora. Apoiar os pais através dos filhos, pois estamos nessa profissão para servir, se colocar como parceiros dos pais e não o contrário. Quando a escola tem um bom lugar no coração dos pais, a criança se sente livre para aprender.
- A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
- Todos os pais são os pais certos;
- Ajudar do meu lugar de professora;
- Olhar para além do problema que a criança apresenta;
- Não julgar;
- Reconhecer que todas as crianças amam seus pais;
- Olhar para a criança que apresenta algum problema e dizer “Eu vejo você!”;
- O objetivo social da escola vem em primeiro lugar;
- Todos têm o direito de pertencer;
- Eu estou a serviço dos pais;
- Utilizar palavras, frases positivas ao falar com as crianças;
- Respeitar os pais da criança, para ela se sentir segura para aprender.
- Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu?
“Generosidade e compaixão se aprendem pelo exercício prático da atenção e do cuidado. Então, lá na escola atendemos as pessoas. Atender significa dedicar atenção cuidadosa. Se eu sinto, o outro também sente. O que dói em mim, dói nele também. E o que me alegra, o alegra também” (Guedes, 2012, p.112). Já trabalhei em uma escola onde tínhamos muitos conflitos, hoje estou em uma escola nova no município, onde sou coordenadora pedagógica.
Por este motivo, me veio o interesse pela leitura deste livro, que veio ao encontro do que eu estou trabalhando com os professores na escola, esse olhar de generosidade e compaixão para com todos que estão no ambiente escolar. Passamos a maior parte da vida em nosso ambiente de trabalho.
Então, esse deve ser um ambiente onde nos sintamos bem, onde também devemos fazer o bem, tratar bem todas as pessoas e desenvolver o nosso papel da melhor forma possível, entendendo que estamos ali para servir. Com a leitura desse livro, passei a praticar ainda mais esses gestos de compaixão e generosidade, pois creio que a mensagem é passada muito mais pelos nossos atos e atitudes, do que com palavras.
- O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?
Percebi que agora tenho uma visão mais ampliada da magnitude e da responsabilidade do ambiente escolar, que vai além do educar. O que está em primeiro lugar é o social.
- Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?
Desenvolver em mim uma postura de olhar sistêmico para com o ambiente escolar.
- Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?
Olinda, estou aprendendo tanto, tanto com seus ensinamentos. Você é minha inspiração, admiro seu jeito de ser. Sou grata por me incentivar a buscar cada dia mais conhecimento. Após o término de cada leitura que faço, sempre fica um gostinho de quero mais.
- Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.
É difícil enumerar apenas 3 pessoas, pois gostaria que todos os professores, pelo menos da escola onde trabalho, fizessem a leitura deste livro. Mas, para começar, eu sugiro para as minhas colegas: coordenadora Anice, Janaina e a diretora Silvânia, para que também possam ampliar o olhar e me ajudar a iniciar e a desenvolver uma postura sistêmica na escola.