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O QUE TRAZ QUEM LEVAMOS PARA A ESCOLA

O QUE TRAZ QUEM LEVAMOS PARA A ESCOLA
Edinalva Matos Leal
jul. 16 - 5 min de leitura
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DADOS DO LEITOR

Nome completo:  Edinalva Matos Leal

Curso: Constelações Sistêmicas

Data de inscrição: 16.04.21

Data: 08.07.2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: O que traz quem levamos para a Escola?

Autor: Olinda Guedes

Edição: 2ª                    Local de Publicação: Curitiba PR

Editora: Appris            Ano: 2014

 

Orientação Para Fichamento

 

  1. Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo. 4 linhas.
    Contém informações valiosas com abordagens sistêmicas pedagógicas, essências para um ambiente do aprendizado, com equilíbrio, amor e ordem, juntamente com pais, filho e professo, e nos mostra também o nosso primeiro dia de aula, o que levamos para a escola, as expectativas, medo, insegurança. Diz a professora Olinda, só o amor pode promover a paz, condição fundamental para o conteúdo seja assimilado e sirva ao sucesso, a carreira, a profissão, a vida.

     
  2. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
    - Essa criança chega para nós, educadores e professores, pequena, com poucos aniversários, é verdade, mas com uma história de vida que inclui a história de muitas gerações. Sim sua mochila está cheia, repleta de matérias, recursos e obstáculos, que serão mostrados no dia a dia, a partir da vivencia com os colegas, na interação com o conteúdo na relacionamento com o professor. Pouco a pouco todos eles se tornarão conhecidos;
    - Uma escola que produz resultados é uma escola viva. Que propicia segurança e tranquilidade para aprender. É uma importante estação no percurso de nossa existência, de onde seguimos autoconfiantes pela vida. Aprendendo sempre e mais e mais;
    - Simplesmente ir à escola não besta. Mencionamos no capítulo anterior, que a aprendizagem acontece no ambiente vivo e em paz. Um estado de paz se consolida pela inclusão reciproca: a escola recebe a criança e sua família e a família inclui a escola. Para aprender é necessário que, no coração da família, a escola tenha um bom lugar. Portanto, a escola precisa fazer parte do cotidiano familiar;
    - Então, com a sensação do pertencimento, nós temos a experiência da segurança. Quando temos a experiência da segurança, podemos aprender com força suficiente para tudo seja lembrado;
    - Porque o aparente nos diz- Estamos aqui para estudar, para aprender. Eu sou um professor, você é meu aluno. A abordagem sistêmica diz para nós- Existe muito mais que isso! Existe um encontro de vida e de experiência de scripts de vida e de história da vida;
    - O ideal seria que não houvesse separação, divórcio, que a estrutura familiar permanecesse sempre unida fisicamente, correspondendo a unidade “pai e mãe” presente em cada filho em cada filha. Porém, não é assim que se presenta nossa realidade social;
    - Se oferecermos as condições adequadas durante a infância, cada pessoa será capaz dedicar-se ao longo de sua vida para encontrar oportunidades de crescimento, aprendizagem e desenvolvimento;
    - Quando podemos entregar o que nos é mais precioso para alguém que nós e que em, seu coração, se sente capaz de realizar aquela tarefa e de cumprir a aquela missão, todos crescem e descobrimos que a Escola é um organismo vivo, que é a comunidade da nossa casa;
    - Muitas vezes a dificuldade da liderança de um adulto sinaliza para dinâmica do” eu ainda não estou reconciliado com os meus pais. “Quando nós estamos reconciliado com nossos pais naturalmente nós somos honrados, respeitados e ouvidos, enquanto líderes;
    - Cooperação, serenidade, disponibilidade, humildade, alegria, criatividade tornam os ambientes saudáveis, essas condições são resultados da comunicação verbal e não verbal, das palavras, dos gestos, das atitudes gentis, Paz nas palavras, paz nas atitudes, paz nas família, paz na escola!.

     
  3. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual a ideia? - cite o capitulo, pagina e a ideia).Capitulo 9; pag. 99
    EU SIRVO; Quando se experimenta o sentimento de inclusão, de pertencimento, quando há equilíbrio entre dar e receber e quando a ordem é vivenciada, percebemos que, mesmo em condições de poucos recursos matérias, talvez numa sala multissetorial, talvez num alpendre, até mesmo debaixo de uma arvore, como já sabemos assim, o professor permanece imponderado e todos aprendem. Ideia:  cuja condição de vida futura dependem grande parte de nossa relação com ela, de que a paz e o, bem social sejam para todos, de uma forma organizada dentro de cada núcleo familiar. Resgatando o amor e a ordem.
     
  4. O que você transformou em si mesmos com a leitura deste livro?
    A educação, é de vital importância e um caminho para a transformação de nosso desenvolvimento de nossa sociedade.

     
  5. Quais as mudanças que se compromete em torna real a partir desta leitura?
    Quando em sintonia com o todo dentro do amor e ordem, tudo a sua volta tem equilíbrio e com a educação voltada para desenvolver dentro do sistema de ensino. Trabalhando as leis do amor.

     
  6. Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?
    Um livro lindo e apaixonante, obrigado.

     
  7. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.
    Para todo os professores e educadores e outras pessoas de uma forma em geral.

 

 

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