Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

DESCOBRINDO CRIANÇAS

DESCOBRINDO CRIANÇAS
Andressa Ferreira de Souza
mai. 15 - 6 min de leitura
000

DADOS DA LEITORA

Nome completo: Andressa Ferreira de Souza

Curso: Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes

Data de Inscrição: 21/06/2021

Data: 27/04/2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: Descobrindo Crianças

Autora: Violet Oaklander

Edição: 17°                                         

Editora: Summus.

Ano: 1980

QUESTÕES ORIENTADORAS PARA FICHAMENTO:

. Qual a mensagem global que a autora deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

De forma respeitosa e afetuosa devemos olhar além do aparente para o que as crianças têm a nos dizer, se atentar aos pequenos detalhes são essenciais para decifrarmos o que querem comunicar. Através de seus sentimentos o universo infantil se mostra lúdico e intenso.

. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

- As cores no olhar de uma criança podem nos representar em relação as atitudes e magnitudes de nossos comportamentos;

- “Simples rabiscos” são como artes abstratas para quem não entende; devemos procurar olhar sempre além do aparente;

- Até mesmo as crianças podem lidar com sentimentos adversos; devemos nos atentar aos detalhes e quando necessário, buscar ajuda;

- Através da arte, educação e ciência conseguimos auxiliar as crianças no entendimento de seu próprio sentimento, ensinando-as a transmitir mensagens necessárias para aliviar seus sentimentos e trazendo melhor compreensão dos fatos e de si;

- Todo profissional que trabalha com crianças deve se atentar aos métodos aplicados, evitando o tradicionalismo nos atendimentos para que se tenha melhor compreensão e interpretação de seu cliente;

- As crianças também são capazes de adquirir autoconhecimento, porém, muitas vezes precisamos ajudá-las a expressar suas emoções, entender seus sentimentos;

- A forma como os adultos agem e pensam podem intervir no comportamento das crianças, sendo necessário assumirmos nossos papéis e estarmos mais atentos ao que os cerca, evitando ao máximo um ambiente disfuncional;

- Reconectar com sua criança interior permite autoconhecimento;

- A forma como a criança vive e os que estão no seu ambiente podem influenciar seus comportamentos e influenciar suas escolhas na vida adulto;

- Empatia e congruência são fundamentais para acolher e ressignificar nossas crianças. Devemos observar.

. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Amei a leitura do início ao fim e teve muitas abordagens que me chamaram a atenção, em especial a forma como as crianças se expressam através de desenhos que, aparentemente não demonstram tanta profundidade, mas, quando olhamos além deste e questionamos numa conversa informal como essa criança se vê e o que ela quer transmitir, aprendemos rapidamente que a verdade é como uma arte abstrata e requer muita empatia de nossa parte e congruência para lidar com a situação e auxiliar essa criança a trabalhar seus sentimentos e encontrar possíveis soluções que possam lhe trazer conforto.

Na página 20 temos a história de Linda que fez um desenho de um quarto no qual incluiu uma cama, mesa, cadeira e três cachorros em pé no chão, e um retrato de cachorro na parede sendo uma figura muito clara com espaços vazio.

Ao escolher algo que gostaria de ser no desenho, Linda escolheu o cachorro do retrato na parede e ao descrever sobre disse: "Eu sou um retrato aqui na parede", também disse que se sentia totalmente sozinha e que não  gostava dos cachorros brincando e a Doutora pediu para ela conversar com eles. Linda disse: "Eu gosto de estar aqui em cima vendo vocês brincar e gostaria de sair da parede e ficar no meio de vocês aí no chão". E Linda afirma que este cachorro na parede é literalmente ela.

Deste modo conclui a necessidade de termos a nossa sensibilidade aflorada, buscar enxergar além do aparente e trabalhar os sentimentos e emoções de nossas crianças para que se tenham autoconhecimento, possam buscar soluções próprias de aliviar sua dor se permitindo sentir, entender e demonstrar.

Inclusão também é atitude, se auto responsabilizar e mudar o cenário decidindo continuar ou não sendo um quadro na parede. O que também nos mostra que os pais estão descuidando de suas crianças e ambiente, e que estes devem fornecer, amor, participação e conforto.

4. O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

Aprendi a identificar as dores da minha criança interior e ressignificar os meus sentimentos, para buscar os pontos de equilíbrio de minha vida.

5. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Aplicar os conhecimentos adquiridos nas terapias que envolvam principalmente crianças, buscando ajudá-las de forma mais assertiva, promovendo autoconhecimento, valorização do eu, de modo que as emoções possam ser identificadas e trabalhadas através do autoconhecimento e ludicidade.

. Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?

Obrigada por nos trazer a importância do autoconhecimento, da nossa atenção para com a nossa criança interior e tantos meios de como trabalhar os sentimentos de forma assertiva, evitando abordagens mecanicistas e ultrapassadas.

. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Sonia Maria de Souza, para que possa buscar autoconhecimento e se reconciliar com sua criança interior;

Igor Alvarez dos Santos, para que possa identificar sua criança interior ferida e trabalhar melhor suas emoções;

Sandro Motta Ferreira de Souza, para que possa buscar se ressignificar, entendendo a forma expressiva de sua infância e como esta não trabalhada interfere nos posicionamentos atuais.

#fichamento

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.