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O QUE TRAZ QUEM LEVAMOS PARA A ESCOLA

O QUE TRAZ QUEM LEVAMOS PARA A ESCOLA
Paloma NLP
ago. 8 - 6 min de leitura
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DADOS DA LEITORA

Nome completo: Paloma Nicodemos de Lucena Pinho

Curso: Formação em Constelações Sistêmicas Turma: 4

Data: 29/07/2021

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: O que traz quem levamos para escola?

Autora: Olinda Guedes

Edição: 2ª                            Local de Publicação: Curtiba/PR

Editora: Appris                  Ano: 2014

 

. Qual a mensagem global que a autora deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.

Da relevância da escola. Do quanto os professores e o ambiente escolar são importantes para favorecer não só o aprendizado, mas também o desenvolvimento da pessoa humana, e o quanto a postura sistêmica e acolhedora do professor pode pacificar o ambiente.

A escola que adota uma abordagem sistêmica, inclusiva e acolhedora do aluno e do seu sistema familiar, tem o poder de transformar a criança em um indivíduo pacífico e saudável.

. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

  1. A escola é o local onde depositamos nossas esperanças, nos socializamos e aprendemos comportamentos, dividimos nossos talentos, apoiamos e colaboramos com os outros. (p. 21);
  2. A escola não é só um lugar que frequentamos. A escola, o professor, o aluno, cada um está dentro do seu papel e compõe um organismo vivo e diferenciado, para que toda a sociedade possa ser saudável. (p. 21);
  3. (...) a criança traz consigo: o grande amor pelos seus pais, pela sua família de origem. (p. 49);
  4. Não existem crianças preguiçosas, existem crianças sobrecarregadas. Crianças estão carregando a dor, a infelicidade de sua família. (p. 58);
  5. (...) para que a paz se estabeleça, estruturando um ambiente favorável ao processo de ensino e de aprendizagem, cabe à escola e ao professor a árdua tarefa de apoiar os pais, através dos filhos, a se reconciliarem consigo mesmos, talvez com seus tempos iniciais de vida escolar, talvez com os próprios pais, que não olhavam com valor para o aprendizado e para a escolarização.  (p. 59);
  6. Eu vejo você! Quando há paz, podemos ter tranquilidade e confiança. Seguros, podemos aprender! Somente por meio da paz os ambientes se tornam favoráveis ao aprendizado. (p. 65/66);
  7. (...) a criança se sente honrada em sua identidade! Ela tem vontade de retribuir àquele que a está honrando. Todos nós sentimos necessidade de retribuir o bem que recebemos. E o sucesso é o modo mais generoso de retribuir um bem recebido;
  8. Quando nossas crianças percebem que o professor está a serviço, não só a serviço do conteúdo, mas a serviço da vida, a serviço de um talento, de tantos talentos – porque passaram por nós e se revelam grandes gênios da humanidade – cada criança se torna capaz de aprender, de surpreender com cada uma de suas novas habilidades desenvolvidas. (p. 100);
  9. Quem não serve, atrapalha, impede ou até mesmo destrói o serviço dos outros. (p. 101).

. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Cooperação, serenidade, disponibilidade, humanidade, alegria, criatividade tornam os ambientes saudáveis. Essas condições são resultados da comunicação verbal e não verbal, das palavras, dos gestos, das atitudes gentis.  (p. 140);

Me vejo a mãe que vai levar o seu amado filhinho para escola, tendo o cuidado de encontrar um local seguro e acolhedor para que o meu ser mais precioso possa se desenvolve saudável e feliz.

A página 111 traz a mensagem que devo ouvir: “- Você pode confiar! Enquanto estiver aqui, eu cuido e eu zelo, porque eu estou recebendo o que é mais precioso para você!”

“A escola é um organismo vivo, é a continuidade de nossa casa. É o segundo círculo onde continuamos nosso aprendizado sobre o social, onde aprendemos sobre perdoar, reconciliar, incluir e ordenar.” (p.111)

. O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

“ Se o fluxo de amor foi interrompido na infância, o adulto espicha, mas não cresce. Como dizia uma querida professora, “faz aniversário”, entretanto, não amadurece. Permanece criança esperando os pais chegar. ”

Quanta verdade, pois “Quando um adulto está rompido no amor em relação aos seus pais, ele tem dificuldade de amar as crianças. Para que os adultos possam verdadeiramente apoiar as crianças em sua jornada de crescimento e aprendizado, é necessário que o vínculo de amor entre si e seus pais flua com harmonia.”

Somente “lembramos que os nossos pais nos entregaram o essencial, a vida, nos tornamos grandes, perante as crianças. E o fluxo do amor volta a acontecer.

Assim, “Crianças que são elogiadas são adultos pacíficos.

Partindo para o pessoal, não fui uma criança muito elogiada, longe disso, lembro de muitas críticas e comparações, seja com o peso, seja com notas escolares, seja com o comportamento.

Por anos, “lutei por paz”. Até descobri ser “a paz que gostaria de ver no mundo”. O olhar sistêmico tem ajudado a entender onde nasceu certos conflitos interiores.

. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Fazer um texto constelatório sobre a minha vida escolar, a minha nada fácil vida na escola, devido a qual por anos tive pesadelos com os conflitos e as dificuldades vivenciados na escola durante a infância e adolescência. Muito já trabalhei para evoluir, mas muito ainda resta. O livro me ajudou a enxergar alguns pontos escuros na minha alma.

. Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?

Muito obrigada por me ajudar a enxergar “O que traz quem levamos para a Escola”, por me fazer voltar no tempo e lembrar do que levei para escola.

. Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

Com certeza a todos os educadores, pedagogos e profissionais de educação que conheço, pois, um olhar que inclui e que vê o aluno, fará toda a diferença na vida deste.

#fichamento

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