Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

PSICOGENEALOGIA: UM NOVO OLHAR NA TRANSMISSÃO DA MEMÓRIA FAMILIAR

PSICOGENEALOGIA: UM NOVO OLHAR NA TRANSMISSÃO DA MEMÓRIA FAMILIAR
Sandy Duwe dos Santos
ago. 3 - 2 min de leitura
000

Através deste livro, de autoria de Mônica da Silva Justino, pude compreender a importância de elaborar a árvore genealógica e compreender não só nomes e datas, como também eventos que aconteceram na vida dos meus antepassados. 

Conforme explica a autora, a psicogenealogia estuda os vínculos, laços, dificuldades, eventos importantes, traumas e segredos que estão envolvidos na história de cada ser humano, no seu sistema familiar, e que vão se repetindo de geração em geração. É um trabalho de investigação fundamentado em três pontos essenciais: 

Projeção – recebemos desde o momento da concepção: se somos imaginados, esperados, desejados ou não.

Identificação – recebemos nomes, etiquetas, etc.  Nossa identidade… muitas vezes somos comparados com algum membro da árvore genealógica. 

Repetição – repetimos os mesmos problemas na vida profissional, relações afetivas, frustrações… revivemos as mesmas situações.

Assim, pude compreender ainda mais que somos menos livres do que pensamos, pois, de alguma forma somos marcados pela história do grupo familiar ao qual pertencemos.

Durante a leitura, também  aprendemos sobre a lealdade, em condições como as síndromes nas quais os membros familiares estão a serviço (a síndrome do aniversário, por exemplo). 

Também nessa leitura, busquei compreender algumas datas, profissões, nomes, eventos que aconteceram na minha família e tive muitas descobertas.  Uma delas é de que,  inconscientemente, nós sempre queremos fazer parte do nosso sistema familiar. Sempre.

E como podemos pertencer?

Através do que a mestra Olinda Guedes resume numa frase: “o amor sempre traz de volta!” E isso me fez compreender ainda mais sobre o fato de a data do falecimento do meu avô paterno ser a mesma data de aniversário do meu pai.

Então, a psicogenealogia nos ajuda a compreender as situações que vivemos a partir da transmissão da nossa herança familiar, a ressignificar nossa história e a poder conduzir a vida da forma mais segura e autoral possível! 

O conhecimento sobre a psicogenealogia além do conhecimento pessoal, me permitiu agregar conhecimentos a mais para auxiliar o cliente a encontrar uma solução em relação às lealdades e emaranhamentos que ficam no inconsciente coletivo do seu sistema familiar e da sua própria vida. 

Valeu a pena, cada segundo desta leitura!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.