Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

NO CENTRO SENTIMOS LEVEZA

NO CENTRO SENTIMOS LEVEZA
Fabiola Magnani Paro Nuti
jul. 17 - 5 min de leitura
000

 

DADOS DA LEITORA  

Nome completo: Fabiola M. Paro Nuti  

Curso: Constelação Sistêmica

DADOS DO EXEMPLAR LIDO

Título: No centro sentimos leveza

Autor: Bert Hellinger

 

  •  Qual a mensagem global que o autor deixou para você? 

Quem permanece no centro vazio, permanece sem intenções e sem medo. No centro vazio estou em conexão com forças que transcendem o eu e seu planejamento. Quando confio nestas forças, emergem de repente imagens de solução, frases de solução, assim o terapeuta fica tranquilo e a terapia é bem sucedida.

O que é este centro vazio? Para mim é a neutralidade, o não julgamento diante de qualquer situação, pessoa, problema. Nesse centro sentimos leveza e nos conectamos com a alma.

  1. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.

01 - A gratidão diminui o medo, mas para ser feliz é preciso ser humilde e corajoso;

02 - A troca é como caminhar, se me mantiver em equilíbrio fico parada, se perco o equilíbrio caio, e se alternadamente o perco e recupero, caminho em frente;

03 – A consciência não está somente a serviço do bem, mas igualmente do mal e associados a ela estão os sentimentos de culpa e inocência, e isto não significa o mesmo que bom e mau.

Culpa e inocência são sentidos de diferentes maneiras e servem para fins diferentes. Cometo ações más com boa consciência quando servem ao vínculo que me une ao grupo importante para minha sobrevivência, e cometo ações boas com má consciência.

Quando essas ações colocam em risco minha vinculação a esse grupo, quero sempre pertencer e para não sair do grupo ao qual pertenço (e que na maioria das vezes não quero sair) faço igual, certo ou errado e quando faço diferente, querendo sair, me sinto culpada;

04 - Quem está em consonância com o mundo e o aceita como ele é, sabe o que prejudica e o que ajuda, o que é bom e o que é ruim;

05 – Quem recebe algo de alguém retribui-lhe com algo equivalente;

06 - Quando igualmente tomamos e damos experimentamos alívio;

07 – Pais dão, filhos recebem e depois passam adiante para seus filhos ou para funcionários, instituições de caridade;

08 – O sábio aceita o mundo como ele é, sem medo e sem propósito, a sabedoria é o fruto de longa disciplina e exercício, mas quem a tem, possui sem esforço;

09 – Você já ouviu falar de Fernando Cortez? Com apenas algumas centenas de soldados conquistou o imenso reino dos astecas. Sabe como conseguiu isto? Ele não sabia o que os outros pensavam;

10 – É somente a ligação com a grande Alma que me permito encarar abertamente meus enredamentos e superá-los pela conversão a algo maior.

  • Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).

Os filhos não somente tem os seus pais, eles são os seus pais. Esse ato de tomar é um ato de humildade, significa meu assentimento a vida e ao destino, tal como me foi predeterminado através dos meus pais, aos limites que me foram impostos, às possibilidades que me foram dadas, aos enredamentos no destino dessa família, na culpa dessa família, ou no que haja de pesado e de leve nessa família, seja o que for.

Pagina 93, A VIDA.

A ideia de praticar a humildade para alcançá-la, para aceitar a tudo como foi é um habito que acrescentei na minha vida meditando e abaixando a cabeça para meus pais e os que vieram antes dele, acredito que praticando sempre vamos internalizando este sentimento.

  • O que você transformou em si mesma com a leitura deste livro?

Estudar os conceitos do Bert Hellinger, criador das constelações me faz olhar tudo com mais profundidade porque somos heranças dos nossos ancestrais, isto traz explicações e sentimentos de compreensão e não julgamento.

  • .Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?

Cuidar da minha criança e sendo adulta eu digo aos meus pais:  Recebi muito e isto basta, agora é comigo e os deixo em paz.

  • Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?

Querido Bert Hellinger, tenho uma admiração enorme pela sua sabedoria e seus conhecimentos e gratidão eterna por passá-los adiante, quero aprender cada dia mais, praticar e passar adiante através dos meus filhos e das pessoas que eu irei atender como terapeuta, estamos todos a serviço.

  • .Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.

- Meu marido Frederico para podermos juntos educar nossos filhos com estes conhecimentos;

- Minhas amigas que fazem cursos de constelação;

- Minha afilhada Amanda que leva uma vida com um certo peso.

#fichamento

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.