Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

FORMA DE AGIR

FORMA DE AGIR
Carla Eliza Delai
mai. 22 - 2 min de leitura
000

A forma de agir dentro de nossa sistema familiar gera consequências: tanto negativas quanto positivas, que ocorrem diretamente na vida de descendentes e gerações.

Para que emaranhamentos sejam evitados, existe na constelação sistêmica três leis fundamentais para o equilíbrio, também conhecidas como ordens do relacionamento.

O primeiro deles é o de pertencimento: todos tem o direito de pertencer a um sistema familiar, mesmo que tenha feito algo reprovável; nada justifica a exclusão; todo o sistema familiar será comprometido e terá consequências a todo esse sistema e se reproduzirá o mesmo comportamento nas gerações  futuras, caso essa lei não seja obedecida.

Caso tenha acontecido a desobediência a lei de pertencimento, para que se resolva, tem que ocorrer a inclusão. Esses excluídos devem ser " VISTOS E RECONHECIDOS"; devemos indagar sobre os seus nomes, sobre suas vidas e sempre honrar seus sacrifícios e não orientar para que não sejam esquecidos ou subestimados.

O segundo princípio é o da compensação ou equilíbrio. Para esse principio os pais devem dar amor sem reivindicar nada em troca e as crianças  receber com gratidão,  se é ofertado, é recebido.

Os grandes dão aos pequenos e os pequenos deverão ser conscientes que receberam o que precisavam.

Entre o casal os parceiros são  iguais, tudo acontece 50% cada. Tem que haver equilíbrio no dar e receber.

Nas demais relações é necessária a reciprocidade. Dar e receber na compensação.

O terceiro principio é o da ordem:  é  a ordem hierárquica que os pais precedem os filhos, os filhos mais velhos aos mais novos e para que ocorra o bom andamento do sistema a ordem deve ser respeitada.

Se ocorre a perda da ordem por algum motivo, tem que se restaurar o equilíbrio porque irá reverberar nas próximas gerações.

Quando uma criança assume a dor do pai ou da mãe, ela torna-se maior que eles, ocupando nível hierárquico que não pertence a si e sim aos pais . Mas por sua vez devem respeito e obediência a quem chegar antes.

#mod01#aula05

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.