Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

HISTÓRIA DO POVO CIGANO

HISTÓRIA DO POVO CIGANO
Edinalva Matos Leal
ago. 6 - 3 min de leitura
000

Entendemos por ciganos um grupo de pessoas que são nômades, divididos em clãs, que perambulavam pela Europa. Os ciganos estão longe de constituir um povo único e homogêneo, e são divididos em várias etnias. Também são conhecidos como “Romi” e ao longo da história Ocidental foram marginalizados por conta de seu modo de vida, considerado incompatível com a sociedade europeia. 

Origem do povo cigano

Como os ciganos não possuem um idioma escrito, toda a sua história foi escrita por não ciganos, por isso nem sempre os testemunhos são isentos de preconceitos. Uma grande questão é saber qual é o lugar de origem dos ciganos. Atualmente, considera-se que a Índia, especialmente a região do Punjab, seja a terra natal mais provável, e dali que teriam passado ao Egito e para o continente europeu. O primeiro documento que trata da presença dos ciganos na Espanha é de 1423, quando os mesmos pediram permissão para cruzar o território, a fim de peregrinar a Santiago de Compostela.

Onde vivem os ciganos

Os países onde vive o maior número de ciganos são os Estados Unidos (1.000.000), Brasil (800.000), Espanha (710.000), no entanto, são em países como Sérvia e Eslovênia que se verifica a maior população de ciganos, na população.

Povo cigano no Brasil

Os ciganos chegaram no Brasil com os navegantes portugueses. As autoridades de Portugal viam nos seus territórios ultramarinos uma oportunidade de se livrar desses indivíduos que eram considerados “indesejados”.

Cultura cigana

Por serem nômades, os ciganos foram incorporando hábitos e costumes das regiões onde estavam, no entanto, é possível identificar traços comuns que compõe a cultura cigana.

Os ciganos acabaram exercendo ofícios que podiam ser desempenhados em todos os lugares, por isso os homens eram ferreiros, comerciantes, cuidavam de cavalos e gados. Dentro dos clãs ciganos, as mulheres eram mais restritas às esferas domésticas, porém realizavam trabalhos como costureiras, rendeiras e artistas.

Também se dedicavam às leituras das mãos e de baralho, para predizer o futuro.

Romani- língua cigana

Os ciganos desenvolveram o idioma romani, também chamado Romanês. Trata-se de um língua ágrafa (não escrita) e ensinada de forma oral pelas famílias ciganas. Há etnias que falam com desenvoltura, mas outras conhecem algumas palavras.

Religião cigana

É importante frisar que os ciganos não têm uma religião no sentido restrito do termo. Eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não existe a figura de um deus (ou Deuses) em concreto, nem hierarquias religiosas. Entre os católicos ciganos é grande a devoção em torno de Santa Sara de Kali, que teria sido amparada por ciganos.

Dança cigana

A dança cigana é resultado de mescla de várias elementos, mas foi na Espanha que ela ganhou força. Os ciganos dançavam nos seus acampamentos usando instrumentos musicais, canto e palmas.

A dança cigana é sensual, forte, bastante expressiva, pois todo o corpo participa dos movimentos.

Dentre todos os elementos da cultura cigana, o Flamenco é o que tem maior expressão a nível mundial.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.