Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SINTOMAS E DOENÇAS

SINTOMAS E DOENÇAS
Angela Maria Peruzzo
abr. 24 - 4 min de leitura
000

Este módulo me mostrou sobre o significado das doenças em nossas vidas sob a visão sistêmica. É necessário olhar para as doenças de maneira a observarmos qual a mensagem que ela nos traz, “ouvindo” o que os sintomas querem de nós, para que possamos transformar a nossa vida, olhar as causas que nos levaram a ter estes sintomas, esta doença.

Aprendi, também que quanto mais intenso for o sofrimento maior, a mudança exigida para que a saúde seja reestablecida.

Porém, nem todos os sintomas podem ser tratados, curados, porquê estes demandam muita mudança para que a pessoa seja curada.

Existem também, as insatisfações temporárias, onde os sintomas passam facilmente mesmo que a pessoa não faça nenhuma intervenção, enquanto outros, a pessoa pode combater os sintomas e não resolver a causa.

Aqui compreendi, o que a professora disse: que nem tudo que é simples significa que seja fácil.

Não tratando os sintomas simples, algumas vezes, eles podem se transformar em sintomas crônicos e esses evoluir para algo tão grave não permitindo a possibilidade de ser tratado.

"As doenças crônicas, geralmente são de duas gerações anteriores e quando tratamos estes sintomas conseguimos liberar nossos filhos destas consequências" (Olinda Guedes).

Existem três perguntas básicas que devemos fazer quando algo não está bem:

- Eu estou feliz com quem estou vivendo?

- Eu estou feliz onde estou vivendo?

- Eu estou feliz com o trabalho que desenvolvo?

Quando fazermos as mudanças necessárias podemos observar o milagre que acontece em nossa vida.

Podemos trazer estes sintomas de nossos antepassados, dos quais,  além das coisas boas, somos também herdeiros de tudo o que precisa ser reparado. Carregamos não só a memória pessoal mas, também as memórias transgeracionais.

Devemos assim, observar de forma sistêmica os sintomas e concluir as tarefas que nossos antepassados não concluíram para que possamos seguir em frente sem carregar tanta dor e sofrimento.

"Geralmente é necessário trabalhar 4 gerações para que apenas a quinta geração seja livre de tais dificuldades" (Olinda Guedes).

Muitas vezes, para nos sentir amados carregamos os sintomas das doenças transgeracionais.

A terapia nos mostra que, as vezes, é preciso não ser tão amado para poder seguir em frente sem determinada doença.

Os relacionamentos podem nos curar ou adoecer e é só através do conhecimento que poderemos nos tratar.

Existem doenças incuráveis as quais demandam uma transformação imediata, e para as quais só se obtêm a cura através de um milagre. Porém, esses milagres são pessoais e intransferíveis.

Deve-se fazer uma abordagem sistêmica fazendo a leitura corporal, observando o que o corpo “quer dizer”, como por exemplo, sintomas do lado direto significa que a pessoa carrega dificuldade, conflito com o sexo oposto e sintomas do lado esquerdo representam conflitos com o mesmo sexo.

Porém, "não devemos excluir os tratamentos convencionais, pois as terapias sistêmicas são inclusivas" (Olinda Guedes).

O corpo só se cura quando é levado a sério e se faz o que é preciso fazer.

Pude também, compreender melhor a dinâmica das doenças e seus sintomas na minha família de origem e de meus antepassados. Entendi que as doenças são uma dura realidade humana, onde nada fica escondido, esquecido, existe algo que precisa de atenção e quem adoece trabalha para o todo o sistema, e por isso, merece respeito e reconhecimento.

"O seu sofrimento é resultado para todos os envolvidos" (Livro: A Verdade Sobre o Sofrimento Humano, de autoria de Olinda Guedes).

Finalizo dizendo aos meus queridos antepassados, que eu sinto muito por toda a dor e sofrimento que suportaram. Eu acolho todos vocês em meu coração, com respeito e honra, os reverencio e peço a benção de todos, pois hoje, eu tenho a vida, graças à vocês.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.