Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

JOÃO, MARIA, EU E OS MEUS: MEU CONTO FAVORITO

JOÃO, MARIA, EU E OS MEUS: MEU CONTO FAVORITO
Andressa Ferreira de Souza
mai. 7 - 2 min de leitura
000

Primeiramente, quero agradecer a oportunidade de aprendizado com os saberes sistêmicos. Jamais imaginei que podiam ser correlacionados com nossa memória transgeracional ou pessoal enfatizando contos de fada.

Para minha surpresa, estranhamente, de tantos contos, me lembrei o quanto amo o contexto de João e Maria, pois reflete situação de abandono/orfandade vivenciada por meus avós e minha mãe que, por doenças, mortes, pobreza, afastaram-se de seus ninhos, e seus lares passaram, muitas vezes, a ser outros e que vem, desde pequenos, tendo que decidir qual o melhor caminho e melhor forma de tentar voltar para casa. Amores interrompidos trouxeram dilaceração da alma.

As armadilhas da vida estreitas por caminhos, atração de sensações boas e gostosas foram também parte de armadilhas e destinos ruins, mais que criança tem propriedade e conhecimento da vida afora?  Ainda que estranhem alguns, as bruxas estão soltas e, a princípio, usam de sua bondade mascarada para se aproveitarem, usarem de crianças inocentes, tornando-as servas, cuidadores do lar.

E por mais que os desfechos de meu sistema fossem diferentes, alguns dos meus ficaram com marcas na pele, pensamentos árduos e contínuos emanando na fase de vida adulta, trazendo a necessidade de servir, se auto escravizar, de se sentirem só principalmente na volta das dores, lembranças de noites escuras. A verdade oculta dos contos também é cruel.

Já no meu caso sempre tive irmãos, em especial o Sandro que sempre foi um grande parceiro, braço direito estando comigo no melhor no pior e em qualquer caminho que eu pudesse escolher. Através de nossas personalidades opostas, eu e meu irmão representamos muito o feminino e masculino do sistema.

Acima disso tudo, também me vejo muito nesse conto, pois representa que apesar das crianças serem vistas como seres indefesos ainda sim são os mais brilhantes, corajosos dentro de suas particularidades e principalmente apresentam vontade de viver, tem ganância de realizar sonhos, desfrutar coisas boas e, sim, como a maioria das pessoas, buscam sempre um adocicado, tem a necessidade de amparo e de alguém que lhe ajude a lidar com seus sentimentos e frustrações. 

Gratidão por esse módulo!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.