Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

LEIS DO AMOR - MÓDULO 02

LEIS DO AMOR - MÓDULO 02
Leticia Pimenta Costa
dez. 19 - 5 min de leitura
000

Aula 1 – As leis do amor – Introdução

Priorizar a felicidade em nossa vida!

Estratégia é a leitura, o estudo, a dedicação para se ter a sorte.

Aula 2 – O Conceito sistêmico de lealdade

Toda família tem sua singularidade, sua dor, seu ponto a superar, seu desafio a vencer, isto é natural da humanidade, é a constelação que vai curar nossas 4 gerações futuras.

Emaranhamentos são situações e experiências, situações que não são correspondentes ao contexto, por exemplo uma pessoa inteligente, dedicada, gentil tem 30 anos e não encontrou ainda um companheiro é um exemplo, consequentemente vem a lealdade aos pais que não deixa a pessoa seguir.

Observar a ordem da família, sistema machista de hierarquia, incluir as pessoas no sistema, respeitando o primeiro princípio, pertencer, perdoar o que esta emaranhado, deixar fluir. É sempre tempo de ser feliz, de se curar.

Antes da felicidade os pais! O que eu já fiz pelo meus pais?

Eu por muitas vezes já me endividei para poder dar/emprestar dinheiro aos meus pais, mesmo já estando casada e tendo a minha casa, tinha muita dó dos meus pais e ficava emprestando dinheiro neles, até para coisas que eu não tinha para mim mesma, desrespeitando a hierarquia e a ordem cronológica das coisas, a ponto da minha mãe afirmar que eu era obrigada a fazer o que fazia e que o certo era isso.

Sempre algo me incomodava com relação a isso, e aconteceu que uma vez emprestei o cartão de credito para minha mãe e falei que era para passar somente após tal data que fechava a fatura e tal valor e ela foi em uma loja de material de construção e passou valores exorbitantes e no dia errado, contrariando o que eu tinha dito e sem nenhuma pena ou compaixão para comigo que teria que pagar a conta sozinha.

Foi então que eu percebi que estava errado e meu esposo, muito sábio, me orientou a como fazer caso acontecesse de um novo pedido de dinheiro; a duras penas paguei o cartão e antes mesmo do pagamento acontecer, um novo pedido veio, com o coração não mão eu disse não e foi libertador após dizer porque, naquele momento eu estava me priorizando, o meu bem estar em primeiro lugar, minha felicidade, confesso na hora não foi fácil dizer, mas eu disse, não me arrependo e hoje a relação é bem melhor.

Aula 3- O lugar certo, a ordem que libera

Ensina o empoderamento, ensina que a ordem precisa ser seguida, pais precisam ser pais, e filhos precisam ser filhos. Para sermos felizes devemos ser um pouco desleais, pois devemos pensar em nós primeiro.

Exemplo: uma pessoa que come escondido e muito; esta pessoa teve antepassados e carregava memórias de pessoas que passaram fome, e que deveriam roubar e comer escondido (estudo sobre obesidade).

Como curar essa obesidade? Olhar para esta antepassada e dizer a ela “ Querida (...bisa) eu sinto muito pelo que você passou, pela fome, e situações que você sofreu, mas, olha, me perdoa se eu de agora em diante eu for leal a mim mesma; eu amo vocês e vou deixar que somente coisas boas de vocês venham para mim, gratidão (bisa...).

Queridos antepassados agora eu honro vocês, sou sua descendente, e me liberto de todos os padrões que vinha carregando” e após a constelação mudar de hábitos, fazer dieta, praticar esporte.

Constelar é completar sua história e desfazer os emaranhados.

Aula 4 – O método das constelações familiares – vínculo e soluções em sistemas familiares

Os sistemas não vibram no eu, ele funciona em um equilíbrio do sistema, por isso é importante o sentimento do pertencimento. As constelações estão presente em nosso dia a dia, o perdão é o caminho, não é certo viver infeliz, pobre, brigando.

Procrastinar e desistir das coisas fácil deve ser constelado, pode ser orfandade também, por exemplo, pode ser abandono da mãe. Caso a pessoa incluída no sistema já tiver morrido e por queria ter algo que não teve, adote uma pessoa viva e faça o bem para ela, em honra lealdade ao ancestral.

A fonte não precisa perguntar pelo caminho de Bert Hellinger - indicação de leitura

O que já curei em mim nessas aulas? Estou em processo de conhecimento pessoal e buscando viver uma vida sistémica. A partir das aulas já pude aceitar e incluir minha ancestralidade.

Aula 5-  Lealdades e emaranhamentos – o vínculo do amor interrompido e a solução.

Pessoa que chora demais é vinculo de amor interrompido.

Relações abusivas é prova de amor interrompido.

Escrever sobre meus emaranhamentos- escrever sobre meus vínculos de amor interrompido.

Livro: Besamé mucho: como criar a tus hijos com amor - indicação de leitura 

Aula 6 - Atuando em nível do espírito - curando o movimento do amor

Terapeuta não deve fazer cara de paisagem, não deve esconder os sentimentos perante o constelar. 

Devemos ter o coração curado, amor, felicidade, cura.

Devemos ter compaixão pelas pessoas e pelas coisas boas, mas devemos levar em conta o que é certo, amor de espirito; a gente deve ver o problema e ver além do erro, mas não ser inconveniente.

#mod02

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.