Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

LINHA DO TEMPO PROFISSIONAL: O QUE A MINHA PROFISSÃO FAZ A SERVIÇO DA HUMANIDADE

LINHA DO TEMPO PROFISSIONAL: O QUE A MINHA PROFISSÃO FAZ A SERVIÇO DA HUMANIDADE
Isabel Escabelo
jun. 16 - 4 min de leitura
000

1987, dia 21 de Janeiro - Registro de Auxiliar de Laboratório de Entomologia Agrícola em uma Usina local.

Aos catorze anos, fui levada pela minha mãe a uma usina local onde estavam recrutando menores aprendizes para trabalhar em laboratório de combate à praga da cana-de-açúcar.

Não fui com prazer e nem satisfeita, por deixar de estudar durante o dia e ter que estudar no período noturno. Eu me senti triste, como se tivessem me tirando algo pois eu amava estudar. Entretanto, precisava ajudar nas despesas da casa. Não foi bom!

1994, dia 30 de junho - Recebi uma promoção e passei a exercer a função de Auxiliar de Logística (almoxarifado e compras).

Depois de sete anos de trabalho duro, com pouco rendimento escolar devido ao cansaço e ao sono que me tomava, recebi uma promoção, e então me senti feliz e muito grata à vida, afinal era resultado de muito esforço e dedicação.

2001, dia 06 de Setembro - Fui demitida da empresa - depois de exatos sete anos desde a promoção, entrei num "pacote de corte” de funcionários da empresa - sem motivos. Fiquei triste, desmotivada, mesmo porque eu já era mãe, e meu salário era fundamental no orçamento familiar.

2004, dia 02 de Agosto – Registro de Assistente Administrativo de Logística numa Cooperativa de Trabalho Médico (Unimed).

Estava há 3 anos desempregada e foi como se eu voltasse a ter vida produtiva. Naquele período de desemprego tive depressão, foi um período muito difícil.

Trabalhei durante quatro meses no almoxarifado e, depois desse período, fui convidada a atuar no setor de Atendimento ao Cliente, aceitei e comecei a trabalhar com público, em emissão de guias e também como auxiliar de ouvidoria médica.

Foi um tempo de muito aprendizado e, ao mesmo tempo, de muito desgaste emocional porque trabalhar com esse segmento de público (sensível em relação à saúde) não foi fácil, o que, de certa forma, encorajou-me a buscar outros caminhos.

Resgatei um sonho de menina: ser professora, e fui estudar. Estudei pedagogia e, faltando dois meses para me formar, prestei um concurso público na minha cidade, sendo aprovada. Uma vitória! Um sonho realizado!

2008, dia 21 de fevereiro – Fui admitida, através de concurso público, na prefeitura municipal de Américo Brasiliense. Iniciei na carreira docente com muito orgulho e prazer. Comecei uma nova etapa de vida em uma área de muita responsabilidade, que é a Educação.

Depois de quatro anos em sala de aula, fui convidada a ir para a direção de uma creche e comecei uma nova etapa como Gestora Escolar. Fui Gestora em duas unidades escolares diferentes, e atualmente estou na Secretaria Municipal da Educação do meu município, atuando como Supervisora de Ensino.

Descrevi com detalhes toda a minha trajetória profissional, desde os meus catorze anos. Comecei cedo, com resistência, insegurança e um pouco de tristeza, mas ao longo dos anos fui aprendendo a ver o lado positivo de tudo. Sei que se não tivesse começado tão cedo, talvez não teria me tornado essa pessoa forte e madura que hoje me define.

 Fortaleci-me até mesmo para a formação acadêmica do meu filho, e fiz questão de deixá-lo escolher o caminho profissional desejado, sem me impor, sem palpitar e sem, de forma alguma, induzi-lo a nada. Hoje ele é um homem de 26 anos, Engenheiro Eletricista, independente e bem sucedido.

A felicidade dele é meu elixir e minha grande vitória de vida também.

Eu amo o que faço! Tenho por minha profissão um amor e um comprometimento tão grande, que não me vejo sem fazer algo (mesmo que  moderadamente quando aposentar) pela sociedade.

Educar é minha vida! Hoje fora de sala, faço tudo para que os professores sob minhas orientações recriem o processo de ensinar a partir do que eu fiz no “chão da sala de aula”, porque eu acredito na Educação como uma chave para abrir qualquer porta de sonho.

Ser PROFESSOR é mais que um ofício, é uma MISSÃO de vida!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.