Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MÃE EU VEJO VOCÊ AS PAZES COM A MATERNIDADE

MÃE EU VEJO VOCÊ AS PAZES COM A MATERNIDADE
Carla Duran
mai. 11 - 5 min de leitura
010

A maternidade é um misto de amor, abnegação, dedicação, misericórdia. Ela nos ensina a sermos mais determinados, focados, humildes, pois já não sou mais apenas eu, um serzinho agora depende de mim.

A maternidade nos ensina a alegria, a pedagogia de viver a vida independente dos infortúnios que ela reserva. Sim, a maternidade traz dor também, mas ao mesmo tempo o amor que com ela vem transforma e nos leva a sermos cada dia melhores.

A maternidade é uma graça, uma benção, um desafio, tudo depende da forma como você vê e se vê sendo mãe

Tem mães que não conseguem ser esse amor que o filho precisa, e isso já entra nas esferas da dor da humanidade que as terapias sistêmicas podem auxiliar, mas mãe sempre será mãe, independente da sua relação com a sua mãe ou com seus filhos, a figura materna tem e sempre terá sua função neste mundo.

E neste dia das mães parei para observar a minha mãe, sem os julgamentos e dores que carrego, e pude ver ali, da forma como ela soube se manifestar, o amor e a misericórdia de Deus.

Vi uma mãe sofrida, abatida, desesperançada, acuada, doente, depressiva por não mais conseguir ajudar seus filhos.

Vi uma mãe que também carrega suas dores, as marcas dos que a antecederam e todo o esforço que ela teve que empreender durante a vida para sobreviver.

Eu hoje não conseguiria passar pelo que minha mãe passou na sua juventude, nem passa pela minha cabeça imaginar pois assim eu entraria em colapso. Pude resgatar na minha memória tudo o que vi e a ouvi sofrer durante a vida:

Uma vida sofrida na roça onde brincar e estudar não era opção, a única opção era a enxada. Aos 12 anos teve todos os dentes extraídos porque havia chorado de dor de dente. Aos 16 anos se casa com uma pessoa que a família não aprovava e a partir de então passou a ser excluída por seus pais e irmãos e com isso seus filhos também.

Pude ver uma menina que se tornou mãe aos 17 anos, e sua primeira filha nasce deficiente surda, muda e epilética, imaginem a carga de ter que lidar com isso, sem recurso algum e ouvir as pessoas falarem "deixa morrer, como irá cuidar dessa criança que é uma desgraça para você".

Depois essa menina ainda teve que lidar com as traições do esposo, a pobreza de não ter o amparo do esposo com as coisas mínimas da casa como alimento e roupas para os filhos, com o descaso dos sogros, e depois mais filhos vindos.

O segundo filho também não nasceu normal e mais uma vez essa menina teve que amadurecer para ser a mãe que esses filhos precisaram.

Vi essa mãe ser deserdada assim abertamente pela sua mãe, em público, até para escrivão de cartório registrar em documento. Vi essa mãe sofrer tanto, mas tanto na vida, que só de lembrar me dói na alma.

Hoje eu entendo a forma como ela conduziu a vida e me tratou. Ela não foi a mãe que eu gostaria que fosse, mas foi e é a mãe que sabe ser e que eu preciso.

Ao estudar o módulo 7 do curso de constelação sistêmica vejo o quanto meu sistema carrega dores, o quanto temos que ser gratos por tudo que temos e o quanto ainda temos que realizar para a cura chegar até nós.

Hoje entendo o porque estar passando pelas coisas que vivo, hoje entendo o porque minha filha ter sido diagnosticada com TEA, o porque eu ter desenvolvido câncer na tireoide,  hoje eu vejo com mais sobriedade tudo o que carregamos, e pela primeira vez pude olhar isso tudo e sentir paz.

E ao ver a Juliette, ganhar o BBB e ali honrar a mãe, hoje eu posso falar com paz na alma e sem lágrimas mãe eu sou você.

Obrigada querida mamãe por ter me dado tudo o que eu necessitei, por não desistir de mim mesmo na rebeldia, por não desistir de mim nas minhas crises e doenças, por não desistir de mim na dor profunda que carrego na alma.

Obrigada querida mamãe. Hoje eu vejo e entendo seu caminhar e só tenho orgulho por você ser a mulher que és.

Querida mamãe, eu te amo.

A todas as mães, a todas as mulheres que um dia já foram ou ainda serão mães, as que estão vivas ou as que já foram para o céu, para todas as mães que vieram antes de nós, um feliz dia das mães, minha eterna gratidão.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.