Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MEU SUPER-HERÓI E SUA DINÂMICA SISTÊMICA

MEU SUPER-HERÓI E SUA DINÂMICA SISTÊMICA
Lisandra de Lima Lemes
set. 6 - 4 min de leitura
000

Meu super-herói e sua dinâmica sistêmica

Ao receber como tarefa de conclusão do módulo 6, escolher um super-herói e descrever sua dinâmica sistêmica, refleti sobre minha infância, relembrei programas, novelas, filmes.

O homem aranha foi sem dúvida meu super-herói favorito, a segunda parte da atividade será tomar consciência da dinâmica sistêmica; será que estou preparada para esse desafio?

Estou preparadíssima, pois minha mestra Olinda Guedes, já proferiu seus ensinamentos e eu os internalizei, vamos a história desse super-herói que talvez seja o seu também.

O Homem-Aranha é um herói popular, criado para os quadrinhos, foi adaptado para várias mídias e é de fácil identificação para muitos leitores.

Além de ter responsabilidades de herói, ele também precisa lidar com suas situações cotidianas, como arrumar emprego, namoradas e pagar as contas.

O personagem surgiu em 1962, na revista Amazing Fantasy, da Marvel, e foi criado por um esforço coletivo entre Stan Lee, Jack Kirby e Steve Dikto. Entretanto, Kirby participou somente do desenvolvimento inicial do Aranha, mas nunca foi desenhista regular. Sendo assim, as histórias ficavam a cargo de Lee e Ditko.

Em suas primeiras histórias, chamava atenção por ser um adolescente comum, e não se encaixar no arquétipo dos heróis musculosos que inundam nosso imaginário.

O rapaz por trás do herói, era Peter Parker, com história de orfandade, seus pais (agentes da CIA) foram executados e precisou ir morar com seus tios.

Desde jovem, se destacou por sua inteligência, se interessava por assuntos científicos e tecnológicos. Por outro lado, também era tímido e sofria bullying na escola.

Tudo mudou quando, durante uma demonstração sobre manuseio de lixo nuclear, acabou picado por uma aranha irradiada pelo aparelho. Peter acaba ganhando superpoderes ligados ao animal.

Ao descobrir as novas habilidades, Peter decide participar de lutas para ganhar dinheiro extra. Com os poderes, não teve dificuldades para aguentar o combate contra um lutador profissional e foi convidado a lutar na TV. Foi nesse momento que decidiu criar seu uniforme e a identidade de Homem-Aranha.

Depois de participar do programa, Peter encontrou-se com um ladrão, mas decidiu não intervir no roubo que testemunhou. Logo após a esse dia, seu tio Ben é assassinado por um criminoso e, ao investigar, Peter descobre que o assassino era o homem que ele deixou escapar. Com essa descoberta, passou a conviver com a culpa e percebe que seus poderes também carregam responsabilidade. É o momento da transformação, o Homem-Aranha lutador se transforma em Homem-Aranha herói.

A vida de Peter ficou ainda mais complicada, pois tinha que lidar com as responsabilidades de herói e assumir responsabilidades da casa. Com a morte do tio, ele e tia May passaram a enfrentar problemas financeiros. Foi obrigado a procurar emprego.

Depois de ter várias oportunidades negadas, acabou encontrando uma oportunidade no Clarim Diário. O jornal estava procurando fotos do vilão Abutre e Peter não só tirou essas fotos, como o derrotou com o manto de Homem-Aranha.

Peter também possuía questões amorosas, como qualquer adolescente tímido.

Vamos aos destaques de seus superpoderes:

Sentido Aranha: sente situações de perigo e consegue reagir a tempo.

Força: o corpo não sofre modificações, mas Peter ganha super força e é capaz de carregar objetos pesados e lutar com vilões poderosos.

Resistência: além de forte, seu corpo ficou muito mais resistente, suporta golpes fortes e quedas de grandes alturas.

Velocidade e agilidade: Peter corre muito mais rápido que um humano normal, além de ter reflexos aprimorados.

Observamos sistemicamente que o Homem-Aranha possui um vínculo de amor interrompido com os pais com a morte de seus pais e com as situações de dor (morte do tio), surge o herói.

Herói que salva vidas!!

Foi uma honra fazer essa viagem no tempo e descobrir inúmeras semelhanças entre o adolescente Peter e eu.

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.