Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

MEUS PAIS FLORIANO E ELENA

MEUS PAIS FLORIANO E ELENA
Nivaldo Pauletti
out. 24 - 4 min de leitura
000

 

Floriano e Elena casaram dia 07 de agosto de 1954. Estruturaram sua família ou se fixaram na casa paterna, onde também moravam os avós Antônio e Maria, as tias Carmelina e Maria, e mais outros tios que aos poucos foram fixar residência em outras terras. 

No ano seguinte ao casamento já nascia o primeiro filho Elio. E assim se sucedia quase sempre 1 filho por ano: Irene, Beatriz, Camilo, Moacir, Zenaide, Pedro, Ivo, Nivaldo (eu), Vilmar e Isabel. Também ocorreram 2 a 3 abortos espontâneos.

Pais, reconheço que vocês deram o melhor, deram tudo o que podiam, deram amor da forma que sabiam. Sim, precisaram ser firmes e exigentes para não perderem o controle diante de 11 filhos. 

Mãe, você nos educava com firmeza, tanto nas orações, na fé, no respeito, como para a vida. Inúmeras vezes eu apanhei fisicamente, claro porque merecia, tinha aprontado, e às vezes ficavam as marcas, vergões no corpo das varas de vime. Sim, doía muito na hora, e íamos crescendo com medo de errar, aprontar e apanhar.

Sim, podia ter sido diferente a infância, sem tantos medos, seja de apanhar, dos adultos, dos temporais, do diabo, de escuro. Podíamos ter brincado mais e trabalhado menos. Podíamos ter tido mais colo, mas era tanto filho que um podia causar ciúmes para o outro. Você não podia fazer diferenças e por isso tinha de manter postura. Às vezes, para chamar tal filho precisava pronunciar o nome de uns 4 a 5 filhos. 

Quando vieram os netos você deu o que não pode dar aos filhos, que foi colo, carinho, delicadezas, gentilezas, guloseimas. E com isso, foi mudando também o tratamento para com os filhos. Mesmo que não falasse em palavras sentíamos o amor maternal.  

Pai, você não era muito de bater, tanto que só lembro de 3 tapas recebidos do senhor. Mas você era de olhar, e só com uma olhada já bastava, tínhamos entendido. Você era firme para nos conduzir aos trabalhos e para a vida. Nunca se aproveitava nos negócios, e como feirante sempre agradava o cliente dando a mais. 

O senhor tinha um certo medo de fazer dívidas e por isso sempre usou de cautela nos negócios. Sempre fez o passo conforme a perna. Não era de ariscar, mas era um homem trabalhador e honesto. Se orgulhava de ter feito 11 filhos e dentre esses 3 padres, inclusive eu, se estimava todo. 

Pai, você sempre gostou de passear, pescar, jogar baralho, trabalhar na roça, dirigir. Fique tranquilo, estou honrando você, eu continuo fazendo isso pelo senhor. 

Pais, vocês foram sempre muito acolhedores. Gostavam de acolher e tratar bem as visitas e os parentes, que eram muitos, e vinham muitas vezes de longe, e se hospedavam na nossa casa. 

Vocês criaram uma família numerosa e unida. Enquanto estavam vivos procurávamos nos reunir, nos encontrar, festejar e celebrar a vida. E agora, mesmo na vossa ausência, ainda nos reunimos e continuamos nos querendo bem, nos ajudando mutuamente. 

Eu honro vocês meus pais, sempre serão maiores do que eu e levarei comigo os vossos ensinamentos. O meu filho Francesco vai me horar e vai honrar vocês também. 

A minha missão é ajudar pessoas, famílias a viverem melhor, com mais saúde, paz, harmonia, felizes, com menos dores, doenças e sofrimentos. Isso eu vivia como padre, e agora vivo também como Terapeuta. 

A vida que vocês me deram é suficiente para eu fazer algo bom para o universo, para o mundo, para Deus, para o próximo e também para mim mesmo. 

Gratidão!

Nivaldo Pauletti

#mod02

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.